TV Globo Se Acha…

O Jornal Nacional realizou, durante essa semana, série de reportagens para mostrar como estão  preparativos/obras nas  sedes da Copa de Futebol das Confederações, em 2013, e da Copa do Mundo de Futebol em 2014, que serão realizadas no Brasil.

Adivinha como os apresentadores do Jornal e repórteres se referiam a essa série de reportagens.

Eles diziam que era a Blitz do JN no Ar.

Blitz, de acordo com meus dois dicionários  Aurélio (versão eletrônica e versão impressa), que vem do alemão Blitzkrieg, guerra relâmpago,  quer dizer “batida policial de improviso e que utiliza grande aparato bélico.”

Não precisa empenhar muito esforço de raciocínio para concluir o óbvio: Jornal Nacional e TV Globo se arvoram entidades oficiais, com poder de polícia, inclusive.

Como diz com muita propriedade a garotada de hoje, e só usando termo de garotada para definir tamanha pretensão: A TV Globo se acha!!!

2 pensou em “TV Globo Se Acha…

  1. Realmente a “TV GLOBO SE ACHA A TAL!!!’
    Qualquer individuo,com pouca cultura,é sabedor que a TV Globo quer ser sempre a primeira,custe o que custar,doa a quem doer. Os fatos não nos deixam mentir:No campeonato brasileiro de futebol,a globo oferece cotas de dinheiro aos clubes de maior destaque.Os jogos principais de futebol da seleção brasileira e do campeonato brasileiro,muitas vezes só são transmitidos pela globo,e começa na hora que a globo bem desejar.
    Enquanto houver manipulação deste orgão de imprensa,no qual só ela quer ser a primeira em tudo,não teremos uma imprensa livre,como é o desejo de todos os jornalistas e brasileiros.
    ++++++
    Caro Cícero:

    Não sei exatamente como funciona esse negócio de direitos de transmissão dos jogos. Qto “às Blitz” reitero o que disse.
    Abraços
    Paulo Mayr

  2. Não, isso é exagero seu.

    A palavra “blitz” é usada a torto e a direito com significados diversos, como “ataque”, “revista”, “inspeção”, “fiscalização”, “cobrança”, entre outros. É só algo assim que a Globo alega estar fazendo.

    Do alemão “Blitzkrieg” para o brasileiro “blitz”, já existe uma alteração de significado. A popularização do termo resultou em ainda mais alteração do significado original. E a vida continua. Não há por que tratar a palavra como algo rígido ou sagrado.

    Às vezes eu acho que você é quem se arvora dono da língua portuguesa, ela só pode ser usada de formas que você aprove…

    Quanto ao comentário do Cícero, oras, televisão é um negócio e futebol é um negócio, logo é natural que um faça negócio com o outro.
    +++++

    Caro LM:

    Também pensei que houvesse uma abrangência maior para o termo blitz, por isso mesmo que fui olhar na meu Aurélio Impresso, depois de já ter consultado o eletrônico. Sei que ela é usada nesses sentidos que vc indicou, lógico que sei. De qualquer forma, vejo certa/bastante arrogância da Globo em empregar o termo. Não me acho dono da língua portuguesa, tampouco sou rígido quanto ao seu uso. De qualquer forma, detesto terminhos da moda, como já cansei de escrever aqui. Quem quiser ler, clique 1

    Clique 2
    Direito meu detestá-los e escrever sobre eles, não é mesmo???

    Lógico que Futebol é negócio e como tal é tratado pela Globo. Agora, sobre o Horário dos jogos que o Cícero apontou, é fato. Já houve empenho de autoridades, salvo engano do Prefeito Kassab, para que os jogos começassem mais cedo, como forma de conter/minimizar possibilidades de vandalismo depois dos jogos. Pois não é que a Globo barrou. Futebol, só depois da novela das oito, que começa depois das nove e termina sei lá que horas. Interesses da Globo serem colocados acima da segurança da população é estranho mesmo.

    É isso.
    Abraços
    Paulo Mayr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *