Lap Top, Sonho; mimeógrafo, realidade

O sonho nos gabinetes de Brasília, incluindo no do presidente da República, é com crianças de escolas públicas de todo o país usando seus lap tops individuais. Dezenas e dezenas de milhões de computadores. Mas a realidade do ensino brasileiro está a anos luz disso. Anos Luz mesmo!!!

Dedicadíssima professora de Escola Estadual de São Paulo, na tentativa de incrementar suas aulas e despertar o interesse dos alunos, tem por hábito preparar folhas com exercícios e distribuir em classe.

Faça agora um brutal esforço de imaginação para adivinhar como essas folhas são produzidas. Esforce-se um pouco mais. Tenho certeza de que você não chegou nem perto.

Terminou o tempo!!!

Muitos fins de semana, em casa, ela coloca folhas de estêncil em sua máquina de escrever e datilografa os exercícios. Você não sabe o que é estêncil e suponho não ter capacidade de explicar. Assim, colo o verbete do meu Aurélio Eletrônico.

“Folha de papel recoberta por substância gelatinosa e gravada ou perfurada por estilete ou por máquina dactilográfica, de jeito que, ao passar entre um rolo de tinta e uma folha de papel em branco, nesta reproduz fielmente as letras ou desenhos traçados; matriz.”

Tradução livre: trabalho desumano, extemporâneo, absurdo, estressante, já que não se pode cometer qualquer erro. Isso sem contar que a pessoa, ao fim de poucos minutos, fica azul, literalmente azul da tal da tinta. Mas a missão da nossa heroína ainda não terminou. Em seguida, ela coloca o tal do estêncil no mimeógrafo e imprime a astronômica quantia de… 32 cópias (uma para cada aluno).

Famoso dramaturgo brasileiro, para mostrar o ritmo alucinante de seu trabalho de colocar um capítulo por dia de novela no ar, disse, em palestra em meados dos anos 70 (quase quarenta anos atrás), que já escrevia direto no tal do famigerado estêncil.

Dramaturgo sempre ganhou muito bem e sujou seus dedinhos a preço de ouro há infinitos anos. Agora, permitir que dedicadas professoras trabalhem, fora do expediente, em condições da pré-história, em pleno século 21, é absolutamente inconcebível, verdadeira barbárie.

Governadores, prefeitos, secretários e Ministro da Educação estabeleçam e destinem verbas por decreto para que, enquanto não chegam os tais computadores de 100 dólares, todas as escolas sejam obrigadas a ter ao menos um computador, com programa de texto, naturalmente, e uma impressora.

Em tempo, a dedicada professora não dá aula em escola da margem esquerda do afluente do Rio Amazonas. Ela trabalha bem próximo ao Shopping Morumbi.

1 pensou em “Lap Top, Sonho; mimeógrafo, realidade

  1. Paulo.
    Boa Noite.
    Gostei do seu texto, embora ache que seria interessante você informar, caso tenha acesso, e acredito que tenha de sobra, o que segue.
    Vejamos:
    A avaliação positiva do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva atingiu 52,7% em fevereiro de 2.008. Não é maravilhoso? (Talvez por causa da promessa dos tais computadores a preço de R$100,00). Mas na minha modesta opinião o que mais influiu no resultado dessa pesquisa foram os demais programas essenciais do PT.
    Você vai transar?
    O governo do PT dá camisinha. Você já transou? O governo do PT dá pílula.
    Você teve filho?
    O governo do PT da o Bolsa Família.
    Está desempregado?
    O governo do PT dá o Bolsa Desemprego. Vai prestar vestibular?
    O governo do PT dá o Bolsa Cota.
    Você não tem terra?
    O governo do PT dá o Bolsa Invasão e ainda te aposenta. Finalmente a melhor parte, você não quer trabalhar? Não tem problema, é só filiar-se ao PT e receber seu CARTÃO DE CRÉDITO CORPORATIVO. Saia por aí sugando o sangue de quem trabalha. Então “cumpanheiro” o que achou? Bom né? Pessoas como vc e sua amiga Professora não fazem parte desse povo feliz que inspirou o compositor Zé Ramalho, um círculo vicioso manejando a manada.
    “Eeeh..oh..oh.. vida de gado… povo marcado… povo feliz.” Pedir verba para o Executivo municipal, bem como ao Estadual, já é idealismo demais até para uma aquariana, são paulina, como eu.

    Para finalizar, no tocante a sua amiga professora que, certamente exerce a profissão de educadora como sacerdócio, e, sem qualquer ironia de minha parte, foi esquecida dos programas essenciais do Grande PT. Quem sabe um dia o nosso pais possa gerar um grande Estadista realmente preocupado com o povo, e que inclua a educação e a saúde em seus projetos, bem como os execute.
    Brasil, um país de tolos.

    P.S. Você ouviu o que segue?hahahahahah!!!!!!!
    Num programa da Globo News, a comentarista Cristiana Lôbo disse:
    Lula confessou a amigos que quer ser lembrado, no seu 2º mandato, como Getúlio Vargas é até hoje.
    Muito justo, a idéia me parece excelente:
    Mas… Quando será o suicídio?

    Elizabeth.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.