Será que Brasileiro se Orgulha do Complexo de Vira-lata? Parece que sim.

Não bastasse o Halloween, agora o Black Friday.  Mas como o brasileiro se orgulha de ser Portador do Complexo de Vira-lata.

Complexo de Vira-lata  é o sentimento de inferioridade do Brasileiro em relação a Estados Unidos e Europa, “tradução”/definição  livre minha  do termo de Nélson Rodrigues.

Quiser ler mais sobre Complexo de Vira-lata, clique

6 thoughts on “Será que Brasileiro se Orgulha do Complexo de Vira-lata? Parece que sim.

  1. Complexo de vira-lata é coisa que me irrita. E, (pasme!!), quando mais alta for a classe e o amestramento do indivíduo (eu ia dizer educação – mas aqui educação é coisa rara, o que existe mesmo é amestramento), maior complexo ele possui. É inacreditável. Acho entretanto que o brasileiro tem um senso crítico sobre si mesmo muito exacerbado, exige demais dos outros. Não exige de si próprio, porque sofre, também, do mal da canalhice apontando corrupção nos outros e esquecendo quando oferece propina ao guarda, sonegando impostos, criando caixa dois, etc. “O inferno sempre são os outros.” – já diz o velho deitado. Mas enfim, já parecei de me aborrecer com essas coisas, cuido da minha vida e de gozar a delícia que é a bela vida. Abraço

    1. Caro Clerson:

      Qto a se aborrecer, não me aborreço. Outro terapeuta meu disse que eu me aborrecia com essas coisas. Eu respondi que não me aborrecia. Que usava esses absurdos para escrever a respeito e ganhar prêmios. E realmente não me aborreço. Alegro-me, é mais um samba que faço, digo, é mais um texto que eu escrevo.

      Abraços

      Paulo Mayr

    1. Caro Clerson:

      Assisto pouco à TV. Entretanto, é um massacre, inclusive com áudio mais alto do que as outras publicidades! Capacidade de infernizar o cidadão/telespectador/ouvinte de rádio.
      Abraços
      Paulo Mayr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *