TV Globo – Sofisticadas Produções e Português Massacrado – 7 e 8-

Hoje o Massacre do Português bateu récorde na Globo, bem em A Grande Família, meu programa favorito.  Em uma mesma seqüência, menos de um minuto, dois erros de português.

Paulão, personagem de Evandro Mesquita,  pergunta em alto e bom som:

– Que bons ventos  te trouxe???

Em seguida, Agostinho, vivido por Pedro Cardoso, diz para o mesmo Paulão e o cunhado, Lúcio Mauro Filho, também excelente autor de teatro:

– Entrem no carro e vá trabalhar.

Mas que talento de toda a equipe de produção e atores para massacrar o Português de forma tão impiedosa, dois golpes certeiros em tão pouco tempo.  Parece Mike Tyson nos bons tempos.

Se quiser continuar aprendendo como não se fala o Português ou, então, como se fala o Português na Globo, clique aqui

3 pensou em “TV Globo – Sofisticadas Produções e Português Massacrado – 7 e 8-

  1. A Globo, emissora de televisão nº1 Brasil, que se cuide com os erros de Português em seus programas,pois o Bocanotrombone, também nº1 do Brasil do Concurso Top Blog de 2012,está de olho: ponto por ponto,vírgula por vírgula,com a finalidade de se falar o português correto.
    ++++

    Caro Cícero:

    Quem sou eu???
    Na verdade, nem fico de olho. Ouço, a coisa choca meu ouvido e escrevo.
    Abraços
    Paulo Mayr

  2. Adoro essa série sobre erros de português!!! Mas o Paulão de A Grande Família não teria “licença poética” para tais abusos da língua? Afinal, é uma peculiaridade muito característica dele! Assim como chamar a Bebel de “Beubel”! Grande abraço e continue de ouvidos atentos para que eu possa continuar me deleitando…
    +++++++

    Cris:

    Você perspicaz como sempre. Pensei nisso antes de escrever, mas acho que a característica do Paulão é trocar letras, fazer umas boas trapalhadas com pronúncia. Agora, concordância a personagem dele tem que respeitar. É o que eu acho.

    E mais, como os erros pavorosos de português são comuns na Globo, esse também deve ser creditado (ou seria debitado???) á falta de conhecimento dos pontos rudimentares do idioma pela Globo.

    Grande abraço

    Paulo Mayr

    1. Ok, Paulinho, mas ainda acho que o Paulão joga no time dos que massacram o português, aumentando, trocando e tirando letras, errando concordâncias, o que o faz parecido com muitos que não tiveram uma educação de qualidade. Para mim, é um retrato da educação brasileira, infelizmente! Na TV parece engraçado, mas quando vc se depara com isso na vida real, encontra jovens que no final do Fundamental II ainda não sabem encontrar o verbo na oração… É lastimável! Acho que não disse, sou fã do Evandro Mesquita por causa da música de minha infância: ” Tá tudo muito bom, (booooooom), tá tudo muito bem (beeeeeeeem), mas realmente, eu preferia que vc estivesse luaaaaaa (era isso q eu entendia)! Abração.
      +++++++

      Cris,

      Brincando de comparação, vc acertou – muitos me chamam de Paulinho. Sobre Paulão, não tenho nada contra ele cometer erros divertidos em pronúncias de palavras, com troca de letras e outra graças ótimas. Mas concordância, etc e etc, mesmo personagem assim tem que respeitar, é o que eu penso.

      Como já deu para perceber, ADORO a Grande Família. Graças a Deus, tá voltando!!!

      Na vida real é triste mesmo. Tenho um episódio sobre o qual ainda vou escrever. Uma menina de 18 anos trabalhou na minha casa. Menina bonitinha, ia trabalhar de roupa transada, morava no bairro e estava no 1. colegial. Uma vez, deixei um recado reclamando de algo que ela havia feito. No final do recado, perguntei:

      – VOCÊ ENTENDEU???
      A resposta:
      – Entendi SSim!!!

      Segundo colegial de uma escola de Santa Cecília, São Paulo, Capital!!!!

      Triste, muito triste!!!

      Abraços

      Paulo Mayr

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.