Jabulani (lembra-se dela???) Só Agora Foi Condenada

Daqui a oito dias, completam-se dois meses que a Copa do Mundo Terminou.  E agora, “órgão técnico ligado à Fifa reconhece que a bola (Jabulani) atrapalhou os goleiros durante a Copa do Mundo, principalmente por sua velociade.”
Demorar quase dois meses até que não é muito. 
Mais curioso é imaginar que desde 1950, quando se disputou a primeira Copa do Mundo do pós-guerra, já estava prevista para 2010 – sessenta anos adiante, portanto, a realização dessa Copa.
Só  mesmo rindo e ironizando a cartolagem do Futebol,  certamente o maior espetáculo da Terra, que não consegue estabelecer padrões, medidas, pesos, texturas e todas as características da bola,  o centro de tudo isso.
Refrão de Billy Blanco, constantemente roubado por mim:  o que dá pra rir, dá pra chorar.

4 pensou em “Jabulani (lembra-se dela???) Só Agora Foi Condenada

  1. Caros fanáticos por futebol!!!

    Na minha simples opinião sobre a copa do mundo na Africa do sul,tenho certeza que a Fifa e a Adidas já sabiam que a bola não prestava e que para tumultuar os jogos da copa foi lançada de bobeira para ver no que ia dar. E não deu outra,foi uma das piores bolas das últimas copas do mundo.Os organizadores da copa se quiserem, podem fazer o mesmo na próxima copa do mundo no Brasil e tenho certeza que nada vai acontecer.È viver e aprender que os mesmos erros vão se repetir por longos anos e nada vai acontecer com os comandantes do poder.
    +++++
    Cícero
    È a velha história que repito sempre: o homem já chegou à Lua e a Cartolagem não resolve um problema bobo desses.
    Abraços
    Paulo Mayr

  2. Essa Copa deu o que falar. Os astros foram a Jabulani e as Vuvuzelas. Com relação à Jabulani, também temos de considerar o Marketing e o dinheiro envolvido em disputa. Como é de conhecimento geral, Adidas e Nike são as maiores fabricantes mundiais de material esportivo. Na seleção brasileira haviam poucos, talvez dois ou três jogadores, dentre eles o Kaká, cujos times que jogam são patrocinados pela Adidas. Os demais são patrocinados pela Nike. Evidentemente que os que criticaram a bola eram do lado da Nike. Se formos pensar bem, sem querer contrariar os meus amigos Mayr e Cícero, mas já fazendo, a Jabulani é uma bola difícil para os goleiros, o que torna o futebol mais agressivo e com possibilidade de sair mais gols, que é o que interessa ao espetáculo. Os atletas, fora os goleiros, se adaptam com poucos treinos e foi o que aconteceu na Copa.
    abs

    1. Caro Giordano!!!

      Se a bola Jabulani é uma bola difícil para os goleiros,e que torna o futebol mais agressivo e com a possibilidade de sair mais gols,como pode na última copa do mundo na Àfrica o indice de gols por partida e no total de toda copa,ter sido tão baixo? Continuo afirmando que a bola tinha má qualidade.

  3. Já fiz comentários em outros blogs, alertando que deram muita ”autoridade” à FIFA. A competência seria de apenas organizar a copa do mundo, não o de fazer mudanças significativas, como nos dias de iniciar o evento apresentar uma nova peça para o jogo, isto mostra que se esses impecíws quizerem, poderão até alterar o formato do campo de retângulo para uma círculo. É hora de se pensar até onde vai essa ”otoridade”, como a de ”engenhar” e determinar como devem serem edificados os estádios, deveriam sim, verificar a segurança, o conforto, mas, não determinar que construam outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *