Corinthians – 100 Anos de Cega Paixão!!!

Corintiano, achei uma beleza a definição de Juca Kfouri –  também corintiano – na Folha de Hoje em uma seção que recebeu o Título SER OU NÃO SER.

Diz ele: “SER corintiano não se explica, se sente.  É estado d´alma, para quem crê em alma”.

No mesmo espaço, rachei o bico de rir com José Roberto Torero: “E NÃO SER é ter dois times a cada rodada – o seu e o que joga contra o Corinthians.”

Na linha do Juca, colo  pedaço do texto que publiquei aqui há exatamente um ano, no 99º aniversário:

Há mais de trinta anos, fui de São Paulo ao Maracanã para assistir às quartas de final do Corinthians contra o Fluminense, salvo engano. Programa de fanático de carteirinha: o ônibus nos deixou na porta do Estádio quarenta minutos antes do Jogo e voltou para S. Paulo, meia hora depois de o jogo terminado. Cerca de 15 horas de viagem para assistir a 90 minutos de futebol.

Pois bem, adivinhe quem estava na torcida bravamente enfrentando todo esse sofrimento!!!
Sempre que me recordo desse fato, me emociono. Escrevendo a respeito, então, nem se fale.

Pensou??? Pense mais um pouco…
Resposta: Um cego!!!
 
 Outra definição curiosa a respeito de  torcer para um time de futebol foi dada por um amigo, também corintiano.  Diz ele: o sujeito muda de tudo na vida: muda de mulher, muda de profissão, muda de religião; de partido ou crença política, isso nem se fale.   A única coisa a qual o sujeito é eternamente fiel é ao seu time de futebol.
E curioso, como comentei na época, é que em todas essas outras circunstâncias  há imensa formalidade, verdadeiros “rituais de iniciação/ de passagem”.  Já o time de futebol, por qualquer razão que seja, o sujeito se encanta, passa a torcer por ele e não abandona nunca.

Mais uma vez, parabéns para  nós, Corintianos de todo o Planeta Terra!!!

4 pensou em “Corinthians – 100 Anos de Cega Paixão!!!

  1. Oi Paulo,
    Falamos ontem à noite no clube. Excelente o artigo e o blog! Realmente essa paixão não se explica, se sente! Saudações alvinegras, Bruno

    +++++++++++

    Bruno:

    Legal vc ter lido e gostado.
    Leia sempre.
    Um abraço
    Paulo Mayr

  2. Ola!!!Grande Paulinho!!!!

    Parabéns a toda nação corinthiana pelos 100 anos de glórias e conquistas e a você também que é um corinthiano de carteirinha.Sou Santista,mas admiro o torcedor do Corinthians pelo modo como torce com muita garra e fanatismo.Abraços a todos amantes do Futebol.
    ++++++++++
    Valeu, Cícero.
    Em nome da Nação, agradeço os merecidos parabéns!!!
    Abraços

  3. Mayr,
    NÃO É TODO DIA QUE UM GRANDE CLUBE PAULISTA FAZ ANIVERSÁRIO E UM ANIVERSÁRIO DE 100 ANOS ENTÃO, POR ISSO VALE A PENA DEIXAR AS DIFERENÇAS DE LADO E PARABENIZA-LO POR ESSA DATA TÃO IMPORTANTE PARA VOCÊ, PARA ELE, OS SEUS TORCEDORES E PARA O FUTEBOL PAULISTA:
    ESPORTE CLUBE NOROESTE – fundação em 01/09/1910.

    É sério Mayr.
    Brincadeiras à parte, Parabéns pelo Aniversário do Corínthians. Um grande clube, cheio de tradições e títulos e de uma torcida imensa e apaixonada. Oxalá desta vez o Estádio saia do papel,
    abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *