PORQUE O BRASIL NÃO TEM UM PRÊMIO NOBEL

Era uma tarde maravilhosa, como a que – espero – se anuncia para hoje,  em um lugar bonito e tranqüilo aqui em S. Paulo  (é, eles existem!!!), Marco e eu  caminhávamos.  “Muitississimo” provavelmente, naquele momento, não devia ter ninguém quietinho em casa. Todo mundo estava passeando, curtindo o clima ou tomando cerveja pelos bares.   Do nada, ele  pergunta:

– Por que nunca um brasileiro ganhou o Prêmio Nobel???

Ele mesmo responde:

– Você vai dizer que aqui é um país pobre, jovem,  sem tradição em ciências… Tudo isso contibui, é lógico, mas a principal  razão não é essa.

Faz mais uma pergunta, na verdade, a resposta definitiva.

– Quem é que vai ficar em um laboratório olhando tubinho de ensaio ou trancado em biblioteca, com um tempo maravilhoso desses???

Se você  parar para pensar um pouco, muito provavelmente,  vai concordar com a descoberta dele.   Descoberta que, lógico,  não merece um Prêmio Nobel, mas que explica muito bem o fato.

10 pensou em “PORQUE O BRASIL NÃO TEM UM PRÊMIO NOBEL

  1. Acho que essa do Brasil não ter nenhum laureado com o Premio Nobel está prestes a acabar.
    O Lula vai ser indicado. Sim o Lula. A categoria é Literatura. Sim porque ele se orgulha de nunca ter lido nem um livro na vida.

  2. Enquanto a maioria dos brasileiros estiverem satisfeito em ser reconhecido pelo “futebol” e os “carnavais” lá fora…Podemos dar adeus ao famoso “PRÊMIO NOBEL”.
    Tá certo…a maioria desses brasileiros nem sabem o que é esse tal prêmio NOBEL e o que ele representa…
    Infelizmente moro neste país…sem cultura, sem educação, sem (…). Viva o brasil!!! ele merece o povo que tem.

  3. O autor das linhas acima, Boca-no-trombone, poderia se tornar um ilustre integrante de alguma das tantas bandinhas sulinas que tem por aqui… hã, hã!!!… Parabéns, Paulo!!, adorei o humor sarcástico com que aborda a questão!!…

  4. Numa palestra que assiti com um ícone da engenharia brasileira, ele nos contou que fez esta mesma pergunta diretamente a um membro do conselho que vota para escolha do prêmio nobel. A resposta foi curiosa e ao mesmo tempo estarrecedora:
    “Vocês brasileiros não ganham o Nobel, porque são destruidores de heróis. É só chegar uma indicação de algum cientista brasileiro, que logo atrás aparecem outros cientistas denegrindo a imagem do indicado e desestimulando a premiação. Nos outros países, vemos a maioria das correspondência incentivando a premiação de seus indicados”.
    Existe certamente muito “lobby” nesse meio, como aontece, por exemplo com o “Oscar”, mas temos que admitir que não nunca fomos premiados porque somos realmente incompetentes na hora de valorizar nossos talentos. Se nós mesmos não valorizamos, porque os membros do Nobel o fariam ?

  5. Nós temos um Prêmio Nobel brasileiro sim.
    Peter Brian Medawar, Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia em 1960, era brasileiro, nascido no Hospital Santa Teresa, em Petrópolis, onde viveu até os 14 anos de idade ao lado de seus pais, que permaneceram na cidade por 40 anos, sempre morando na rua João Caetano, no bairro do Caxambu.
    +++++++++++
    Isabela:

    Você tem razão. Eu nunca soube disso. Soube por seu intermédio e confirmei no Google. Ele ganhou o Nobel exatamente no ano e na “categoria” que vc mencionou por suas pesquisas sobre o sistema imunológico dos animais.
    Vou aprofundar a pesquisa aqui no google mesmo e fazer um textinho.
    Obrigado por sua informação.
    Paulo Mayr

  6. É. O Brasil não tem nenhum premio nobel. O fato é que somos pentacampeões em futebol e a nossa molecada ganha rios de dinheiro por essa causa. Por ai dizem que somos os melhores. Será? O futebol é a alegria do nosso país de “alfabetos desnobilizados”. É isso mesmo. Somos um país de analfabetos porque investimos alto no esporte e no carnaval e despezamos a educaçao. Nisso, a nossa rival n futebol, a Argentina, está muitos anos melhor que nós. Lá, e eu morei 15 anos na Argentina, o ensino superior é de graça. Por isso qualquer filho de pobre pode ter um título de nível superior. Aqui, qualquer filho de pobre pode ser um jogador de futebol, arrancar aplausos da torcida pobre e miserável e sair falando bobagens “analfabetamente” na televisão. Então, vamos aplaudir os nossos políticos e o povão que está feliz.
    ++++++++++++++++++++
    Silas:

    Eu cometi um engano. Um feliz engano. O Brasil tem um Prêmio Nobel!!! . Eu é que não sabia. Aliás, talvez em cada 100.000 brasileiros, um saiba esse fato. De forma alguma, justifica o meu engano. Eu errei mesmo.

    Se vc quiser, veja o texto que escrevi a respeito. É interessante. Como vc vai poder ver, também foi uma leitora aqui do Blog que me alertou para o Fato.

    Vou tentar colar o link, não sei se terei sucesso.
    http://bocanotrombone.ig.com.br/2011/03/18/conheca-a-historia-do-premio-nobel-de-medicina-que-nasceu-no-brasil/
    De qualquer forma, publiquei a carta da leitora no dia 18/3/2011. Através da data, fica fácil para você encontrar.

    Abraços
    Paulo Mayr

  7. Gostei de ler! Adorei os comentarios! Q bom e saber q tem brasileiros educados e inteligentes. Tomara todo o mundo pense como voces!
    Los hermanos sao o pais com maior numero de Premio Nobel.
    No Brasil o pessoal debe deixar o esporte e pegar nos livros, o potencial esta ai, pena q o Governo ajuda bolsistas q nao tem o minimo de talento.
    ++++++
    Eu me enganei na ocasião em que escrevi.

    Na verdade, o Brasil tem um prêmio Nobel. Se vc quiser ler, Clique aqui

  8. Isabela, Medawar renunciou sua cidadania brasileira e se tornou ingles. o premio nobel deste cientista foi para a inglaterra. o brasil continua s premio nobel.
    ++++++
    Philippos:

    O Medawar nasceu no Brasil. Os pais viveram no Brasil.

    Abraços

    Paulo Mayr

  9. Ou seja, o prêmio está creditado junto à Inglaterra. Francamente, ou os brasileiros pensam seriamente sobre a educação do país ou não é apenas nobel que irá faltar…
    ++++

    Caro Hugo:

    Sem dúvida, educação é o ítem principal. Espero que haja muito progresso nessa área.
    Abraços
    Paulo Mayr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *