Paulo Francis – Dois Episódios que Não Estão no Filme

A propósito do Documentário Caro Francis, de Nélson  Hoineff, em exibição no Cinema Reserva Cultural 1, algumas passagens, embora não importantes, curiosas e engraçadas.

1) Dizem os amigos que, andando a pé pelas ruas do Rio de Janeiro,  sempre  ao ver um moleque mal vestido, pelo qual iria passar, sujeito grande e forte que ele era,  fechava os punhos e dizia brincando para quem estavesse ao seu lado:

 – Sociologia tem hora, porra!!!

 2) O próprio Francis contava que, no início de sua carreira,  escrevera a expressão via de regra.  Seu chefe na época, jornalista Castelo Branco, salvo imenso engano meu, puxou um risco até a margem da Lauda e foi taxativo:

 – Via de regra é bu…, meu filho!!!

 Rindo muito, Francis comentou que nunca mais usou a expressão.  Antes de ler essa história, não me lembro de ter escrito, nem mesmo falado,  via de regra.  Depois disso, tenho certeza de que também nunca a empreguei.

+++++++++++++++

Viajo amanhã e provavelmente não vou postar nada até meados da semana que vem.

2 pensou em “Paulo Francis – Dois Episódios que Não Estão no Filme

  1. Caro Paulo Mayr!!!
    Se errar é humano,posso estar errando se eu estiver confundindo nosso ilustre e respeitado jornalista e coprrespondente da Rede Globo o nosso grande sociologo !!PAULO FRANCIS”Se não for ele me perdõe,mas se for ele vou me arriscando no meu comentário.O Paulo Francis na minha opinião deixou um grande legado nos seus comentários jornalisticos,sua voz aumentava qualquer audiência e cativava todos os ouvintes da televisão.Ele deixa muitas saudades principalnente da sua maneira objetiva e inteligênte de narrar uma noticia.Acredito que suas passagens em qualquer lugar foram únicas e feliz quem teve oportunidade de o ver de perto ou simplesmente de ver seus comentários na televisão…
    Nota 1.000 (nota mil) para o nosso grande´PAULO FRANCIS.E aguardo o seu comentário para eu ter certeza se eu não estou trocando o nosso personagem “PAULO FRANCIS”-afinal errar é humano…
    CICERO GOMES…
    +++++

    Caro Cícero:

    Você não errou nada, não. O Paulo Francis, jornalista da Folha e Comentarista da Globo, é esse a quem vc se refere, a respeito de quem foi feito o fillme, aliás, mto bom. O outro é o Paulo Freire, brilhante educador, que criou método muito bom de alfabetização. Infelizmente, ambos já morreram e fazem falta ao Brasil.

    Grande abraço

    Paulo Mayr

  2. A “via de regra” move o mundo. Em poucos minutos você pode perder casa, automóvel, cartões de crédito, talões de cheques e até a dignidade. Tudo pela malvada “via de regra”. Em contrapartida, você pode provar um pouquinho do céu e se derreter nas emoções que ela proporciona.
    Pense comigo: a “via de regra” move ou não o mundo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.