HINO, VEXAME DA VANUZA E VOTE (CHUTE) – QUAL É O SUJEITO do 1.VERSO???

Há quase um mês, a tal interpretação que a Cantora Vanusa deu para o Hino Nacional, algumas trocas na letra e no andamento da melodia repercutem na Imprensa. Logo após o ocorrido, a cantora explicou que estava sob efeito de remédios, mas a polêmica continuou e o vídeo da cena dela já correu o país.

Talvez fosse esse o momento de se levar a sério a proposta que o irreverente cantor Lobão fez há algum tempo. Ele sugeriu que se encomendasse a um compositor de samba enredo uma nova letra para o Hino. Quanto à música, não me lembro qual era sua idéia.

Não me orgulho, também não me envergonho; mas jamais me dei ao trabalho de decorar a letra.

É significativo que um dos endereços no Google que traz letra do Hino, além do histórico, regras para sua execução, também registre um Vocabulário (Glossário) para se decifrar/compreender tal enigma. São nada menos do que 24 palavras decodificadas – não para o povão, de maneira geral, mas para público que tem acesso a computador/Internet. Lá vai o endereço: http://www.suapesquisa.com/religiaosociais/hino_nacional_brasileiro.htm

Aliás, gostaria de saber, dentre todos aqueles que sabem de cor a letra do Hino, quantos vão responder certo a uma simples pergunta:

Qual é o sujeito dessa frase??? OUVIRAM DO IPIRANGA AS MARGENS PLÁCIDAS DE UM POVO HERÓICO O BRADO RETUMBANTE.

Quem quiser pode indicar o sujeito da Frase nos comentários. Não se envergonhe de errar. Garanto que apenas 30% saberão. Não por conhecerem gramática, apenas por uma questão estatística, já que chutes serão dados para todos os cantos desse nosso mundo vasto mundo gramatical.

A resposta eu dou amanhã.

Dependendo do número de acertos ou de erros, talvez seja o caso de se considerar mais seriamente a proposta do irreverente, porém pragmático, Lobão

3 pensou em “HINO, VEXAME DA VANUZA E VOTE (CHUTE) – QUAL É O SUJEITO do 1.VERSO???

  1. Caro Paulo Mayr…
    Por tudo que a cantora VANUZA fez e representou na música popular brasileira ,da para perdoar sua gafe de errar ao cantar o hino nacional brasileiro e quem nunca errou que atire a primeira pedra,inclusive até os maiorais do poder (presidente dos estados unidos e presidente da república federativa do brasil)costumar errar muito com toda tecnologia ao seu poder e com todos seus acessores.
    Quanto a proposta do polêmico cantor lobão de contratar um compositor de samba enredo,para mudar o hino nacional, eu sou contra e se tivessemos de mudar o hino eu contrataria um membro da academia brasileira de letras ou um ganhador do prêmio nobel de literatura par o tal fazê-lo.Na sua pesquiza para identificar o sujeito da frase do hino nacional brasileiro,eu de improviso arrisco a dizer que o sujeito é a palavra:o POVO.
    Aproveito para lhe mandar um grande abraço !!!
    …do admirador do seu blog!!! CICERO GOMES…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *