Cidadão/consumidor – Exerça(m) Seus Direitos. Funciona!!!

Ter um aborrecimento/prejuízo e deixar barato é muito caro.   Caro para o bolso e, principalmente, para sua saúde, já que é horrível a sensação de fazer papel de Palhaço. Para variar,  hoje, ao invés de terminar, começo com uma frase minha: 

“Só palhaço profissional faz papel de palhaço.”   Há pessoas mais inteligentes e menos inteligentes, mas não existe palhaço.

Por incrível que pareça, os 0800 – ou qualquer outro sistema de Atendimento ao Consumidor –  das empresas, em geral,  funcionam.  Sempre tenho sucesso nos meus pleitos. 

Quando os 0800  daquelas famigeradas empresas – mais que multadas pelos órgãos de Defesas do Consumidor – querem vencê-lo pelo cansaço, sistematicamente “derrubando” sua ligação e nocauteando sua paciência,  há um atalho que deve ser usado. Conto alguns casos resolvidos pela via comum; depois, dou  o mapa do atalho.

Caso 1 –  Barrado no Estacionamento

Comprei ingresso para o Espetáculo da Meia-Noite do Sabadão em Teatro localizado dentro de um Shopping Center de S. Paulo.  Chego às 23,40 hs  e, embora bares, restaurantes, cafés, cinemas e até teatros estivessem funcionando no Shopping, o guardinha, (no pior sentido , de autoritariozinho)  do Estacionamento me proíbe de entrar.  Naturalmente perco o teatro.  Na segunda-feira, explico o ocorrido para o produtor da peça.  Sujeito delicado (se me entendem!!!) deve ter achado uma audácia minha e tenta me enrolar.  Não insito.  Ligo para a Administração do  Shopping, conto o ocorrido.  Explico que vou deixar na portaria do meu escritório envelope contendo minha entrada do Teatro.  Peço que o Shopping mande através de Motoboy  valor do ingresso em dinheiro vivo e também uma carta se desculpando pelo ocorrido.  No horário combinado, lá estava o envelope timbrado do Shopping.  Dentro, meu dinheiro e a cartinha de desculpas.

Caso 2 – Maçaroca de Presunto  Cru

O capricho que empenhei para fazer jantar em casa para minha namorada estava prestes a ir  por água abaixo. Abro  a embalagem de presunto Cru e  percebo que era humanamente impossível separar as fatias.  Ou eu servia melão com presunto cru em bolas, ou trocava de entrada.  Troquei a entrada.  Dia seguinte, explico o caso para o 0800  do Frigorífico.  Dois dias depois, foi feita a troca.  Sem muita conversa, como tem mesmo que ser. 

Caso 3 – Orelhão engoliu cartão

Nem tento muito e já percebo que não vou reaver meu cartão telefônico devorado no meio da noite em Ubatuba.  Anoto o número do Orelhão, a rua em que se encontrava e o número da casa  em frente.
Em São Paulo, mando email  para a empresa concessionária. Relato o episódio.  Explico que não tenho celular e carrego sempre comigo alguns  cartões telefônicos de 50  e 75 unidades.   Dessa maneira, não poderia informar se o cartão engolido foi o de 50 ou 75.  Falo que o usuário  não pode  ficar no prejuízo.  Peço cartão de 75 e uma cartinha de desculpas acompanhando o cartão.  Relações públicas da empresa me telefona, pede mil desculpas.   Dois dias depois, recebo pelo correio o cartão de 75 unidades.

Caso 4 – Tempero Vencido.

Em  praia deserta, ao abrir o vidro de pimenta calabresa que usaria em  prato especial para meus anfitriões,  percebo que, embora dentro da validade,  não havia ali qualquer semelhança com pimenta calabreza.  O produto estava mais do que velho, mais do que mofado.

Em S. Paulo,  relato o caso para o 0800.  O atendente me informa que realmente houve um problema com aquele lote.  Quatro dias depois, recebo,  além do  vidro de pimenta calabresa, toda a linha de temperos em pó da empresa, bem como duas ou três pimentas em conserva.

Zona Azul – no final, tudo Azul

Conforme  previ e relatei,  no Post – Zona Azul, Aborrecimentos à Vista http://bocanotrombone.ig.com.br/2009/05/08/zona-azul-aborrecimentos-a-vista/,  tive mesmo aborrecimentos para trocar cerca de 9 folhinhas que deveriam ser substituídas. 

Fui ao posto de trocas indicado no site e o prazo já se havia esgotado.  Diversos leitores (sempre para os padrões do Boca no Trombone) também contaram seus percalços nos comentários.  O lógico seria que o usuário/cidadão/contribuinte usasse os cartões que havia comprado até que eles terminassem.  Mas não,  mudam-se as regras do jogo no meio e se bota uma cidade inteira para correr atrás do prejuízo.

Expliquei por telefone para alguns funcionários que a maioria daqueles cartões eram do meu pai  – de 88 anos – que havia ido comigo, em dia de chuva – até o local determinado pelo site e lá ficou sabendo que o prazo de troca  estava esgotado. Depois de muita discussão,  o funcionário concordou em entregar na portaria do  escritório do meu pai as novas folhas de zona azul e recolher aquelas vencidas por decreto.  Concordou, prometeu e, logicamente, cumpriu a promessa!!!

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Como se não bastassem os aborrecimentos diários que a cidade grande nos impõe,  quem não quiser ser passado para trás tem mesmo que reivindicar,  até mesmo espernear/insubordinar-se.

O atalho

Você sabe, melhor do que ninguém, que 0800 de algumas empresas existem apenas para irritar, botar pedras,  pneus incendiados. –  Verdadeiras barricadas no caminho daqueles que não admitem passivamente  exploração e o abuso.  O contribuinte/usuário  liga(m) e começa (m) a levar baile do atendimento eletrônico até a linha cair.

Quando isso acontece comigo, ligo para a Assessoria de Imprensa da Empresa ou do órgão Público, digo que sou jornalista e peço para o colega me ajudar, porque o atendimento ao consumidor não está funcionando. 
Faça o mesmo.  Se você é advogado, ligue para o Departamento Jurídico, se é médico, para o Departamento Médico.  Talvez aquela empresa não tenha departamentos compatíveis com sua atividade.  Nesse caso, peça para a telefonista  ligar para algum diretor, explique para a Secretária dele  que está sendo enrolada e peça para ela resolver a coisa.  Em último caso,  a secretária do Diretor vai pedir que o chefão do 0800 ligue para você.  Aí, o tratamento vai ser bem diferente, uma vez que o tal chefão de 0800 já sabe que você não é cordeirinho pacífico que fica tristinho quando a ligação do 0800 cai.

Ou então, bote a boca no Trombone e me escreva contando o ocorrido,  o número do atendimento do Consumidor da Empresa para eu verificar que, de fato, não funciona e o telefone da Assessoria de Imprensa do Órgão.   Conte o seu caso nos comentários do post  e me mande um email  também,  contendo os telefones acima.

Não garanto nada, só empenho!!! 

Antes de dar meu email, esclarecimento. 

Há mais de dois anos fui (e continuo sendo) super-hiper bem acolhido aqui no Ig.  Não por ingratidão, mas por ligeira dificuldade em alguns setores da Internet, mantenho meu email antigo.

paulomayr@uol.com.br

29 pensou em “Cidadão/consumidor – Exerça(m) Seus Direitos. Funciona!!!

  1. A-D-O-R-E-I este seu artigo… As pessoas acabam por não lutar por seus direitos simplesmente pq desistem, mediante o chá de cadeira, de canseira ou seja lá do q for q algumas empresas insistem em “nos oferecer”… O meu problema é com a cetelem, financiadora do cartão Submarino, bandeira Aura. O vencimento do meu cartão é no dia 01. O vencimento do mês de maio caiu em um feriado, q foi numa 6a feira. Conclusão? Paguei a referida fatura no dia 04.05.09, 2a feira, primeiro dia útil subsequente ao feriado, como reza o código do consumidor. No dia 07.05.09 eles me mandaram um sms, falando q eu não tinha pago. Respondi o sms, dando a data do pagamento. No dia 12.05.09, recebi uma outra fatura me cobrando o q eu já havia pago no dia 04.05.09. Resolvi ligar pro SAC deles e a moça q me atendeu, falou q era pra eu enviar o comprovante de pagamento via fax ou via e-mail (sac@cetelem,com.br) foi o q eu fiz. Escaneei o meu comprovante de pagamento, com a autenticação eletrônica do banco onde eu havia efetuado o pagamento e enviei. Não recebi nenhum número de protocolo e, confesso, por distração minha, não pedi. No dia 13.05.09, recebi um e-mail, dizendo q eles tinham recebido meu comprovante e q tinha sido encaminhado pro depto competente. Tb não recebi nenhum protocolo, mas tenho esse e-mail salvo em minha caixa de enviados. Depois desse dia, me ligaram mais umas 2 ou 3 vezes, me cobrando o pagamento da fatura e, qdo eu falava q eu já tinha feito o pagamento, na data certa, e mandado o comprovante via fax, eles falavam q então era erro no sistema e q eles iam dar baixa. No dia 18.05.09, depois de receber a 3a ligação cobrando, mandei o comprovante, como anexo, 12 vezes (sim, se eles podiam me interromper o tempo todo, cobrando uma fatura q já havia sido paga, pq eu não iria mandar 12 vezes o mesmo e-mail?… Qm sabe assim eles não prestariam atenção no q eu estava enviando?). No dia 19.05.09 eles me mandaram outro e-mail cobrando a fatura (já paga e na data correta) e eu mandei outro e-mail, reclamando da falta de organização e logística, pois eu já tinha mandado tantos outros e-mails, com o mesmo anexo!… Hj, 26.05.09, recebi a fatura do mês de junho e além deles me cobrarem mais de R$30,00 de encargos de cobrança, ainda estão me cobrando o valor da fatura anterior!… Já telefonei pra eles, a atendente foi muito mal-criada comigo, desisti do telefone, mandei e-mail pro SAC novamente, mas desta vez, pelo site, então recebi um protocolo, mandei um e-mail pro PROCON, pra saber como lidar com isso e, cheguei até vc… risos… Espero q vc possa me dar uma luz…. Ah!… E mandei um e-mail tb pra “Cidade é sua” da Folha de SP, da qual sou assinante… risos… Obrigada pelo apoio e pelo incentivo!
    Carla

  2. Olá, muito legal…

    Gostaria de comentar um ocorrido com á minha conta de luz, que veio um abissurdo…mas fiquei contente com a companhia de força, pois liguei para eles no 0800 e me atenderão muito bem e rapido não me deixarão nem um minuto na linha e quando eu aguardava eles verificarem sempre o atendente me dizia educadamente para eu aguardar que ele estava verificando… então eu ficava no aguardo mas vendo que o problema estava realmente sendo verificado e eles realmente querendo resolver que é o mais importante, eu achei isto muito bacana, eu sei que é nosso direito como consumidor e cidadão, mas eles estão de parabens pois eu vi que pelo menos este orgão funciona e muito bem, pois eles verificarão e realmente tinha avido um engano no valor cobrado e resolverão rapidinho, me devolverão o valor pago á mais… a companhia de força está de parabens fiquei contente e satisfeita com o atendimento e agilidade de resolverem o problema… isso só tem á mostrar que os outros orgãos tambem podem e devem agir assim, pois com boa vontade e dignidade podemos ter um mundo melhor e todos nós podemos acreditar e valorizar as coisas boas e corretas, pois o consumidor tem seus direitos e nos temos sim que cobrar de quem não age corretamente, e tenta enganar nós consumidores… mas quando agem corretamente tambem devemos nos orgulhar dos que fazem as coisas certas, para que outros ajão corretamente…

  3. Adorei sua performance pois só assim se consegue algo neste pais, eu mesma estou passando um apuro comprei um carro no dia 8 de maio e no dia 9 de maio ele quebrou e desde la não estou mais com o carro pois o lojista diz que o carro ainda esta no concerto, pedi então o cancelamento do financiamento e o lojista disse que já pediu, mas até hoje nada infelizemente tem pessoas que vivem com as degraças dos outros, mas parabens vc é um homem de sorte abraços

  4. é mesmo? bem dia desses vi na tv record um apresentador relatar que subia a serra vindo do litoral para sp. e na sua frente um carro zigue zague devagar prejudicando a todos, passou pela policia rodoviaria ai eu parei e relatei ao policial rodoviario sobre o carro da frente, me perguntaram e que fez o policial, respondi nada, pois n tinha tv por perto. agora pergunto para quem n é bloguista, ligue para o zero 800 sabe de alguém que teve resultado, mande e mail sabe de alguém que teve resultado, temos um produto vendido em super mercados, ACTIVIA, no comercial se vc esta satisfeito junte 30 tampinhas de ACTVIA e troque por uma sei lá o nome é uma travessa de vidro, fui ao super mercado trocar falaram que n sabiam disso, mandei um e-mail igual esse ai que o bloguista diz que da resultado, relatando o ocorrido, e me disseram para colocar as 30 tampinhas do ACTIVIA e mandar pelo correio no endereço oferecido que a empresa iria averiguar se as tampinhas n fossem falsas e dentro de 60 dias mandariam gratis a travessa de vidro essas que sai da geladeira e vai para o forno, coisa chique, bem como fazem seis meses que mandei e até agora nada., presumo que não terei a tal travessa de vidro que é oferecida em comercial por rede de tv nacional, acho que coloquei o blogista como diz o jogador de bolas de bengala em sinuca de bico

  5. mew problema é a claro comprei um aparelho 3 g paguei 400 reais na época para ter alta internet mais é pior do que uma diskada pagando 50 mensais não ta valendo eu quis cancelar e els queriame cobrar uma multa
    pau no´cú da claro

  6. Gostei muito do seu artigo e informo que, isso funciona mesmo. Eu já reclamei no 0800 da Coca-Cola, pois o produto estava com gosto estranho, fui bem atendida e eles trocaram o produto.
    O 0800 da Elma Chips, pela falta de brindes… fui atendida. A Som Livre, pois, adquiri um CD através do site, paguei o boleto e eles não entregaram no prazo alegando que, não havia no estoque, portanto eu deveria escolher outro produto no valor. Eu insisti que queria o CD, ameaçei apelar para o Procon e, no prazo de 48 horas e recebi o CD na minha casa (e o estoque ?). Com a Operadora de celular também funcionou, apesar do cansaço do atendimento eletrônico, eu persisti e consegui um bônus.
    Devemos exigir respeito como consumidor e reclamar sempre que nos sentirmos lesados.

    Obrigada

    Teresa

  7. Peço que o Shopping mande através de Motoboy valor do ingresso em dinheiro vivo e também[b] uma carta se desculpando pelo ocorrido[/b]
    que patético

    Prezado Léo:

    O que é que tem de patético???

    Abraços

    Paulo Mayr

  8. Quanto a Claro, como se faz…
    Cancela-se a conta.
    Eles não encaminham chamados nenhum a quem quer que seja superior e fazem 3 meses que aguardo uma ligação sobre minha banda larga lenta.
    Meu modem quebrou e não consigo resolver…
    Faço oque… cancelo a aconta….
    Triste claro

  9. Eu percebi que havia perdido meu celular, pós pago da claro. E fiquei das 11 horas da manhã até ás 17 horas e 30 minutos tentanto boquear a linha para eu me prevenir de abusos. Ou seja fiquei quase seis horas tentando realizar o bloqueio da linha e do aparelho. Nesse período muitas ligações podem ter sido feitas. Ouvi muitas musiquinhas, atendentes fizeram cair a ligação de propósito, porque é claro que eu já estava aborrecida, e o atendimento foi péssimo e lento para um caso que requer rápidez. Fiquei muito irritada, Estou aguardando a próxima conta para ver se alguém utilizou a linha, Quero ver como vai ficar essa situação. E aina diseram que eu tenho que compra um novo aparelho e um no chip para religar. Eu odeio o serviço gratuito 1052 da CLARO.

  10. Rio, 27 de maio de 2009.

    Prezados Senhores.

    No ano de 2005, após meu desligamento da empresa em que eu trabalhava, com a indenização, dei entrada através de um financiamento da Caixa Econômica Federal, no apartamento onde hoje resido.
    Só que após uns 5 dias que eu havia mudado com minha família para o referido apartamento, recebemos a visita de um Oficial da Justiça Federal, com um mando de Imissão de Posse do apartamento, expedido pela Caixa Econômica. Para reverter esta situação, tive que constituir um advogado e, graças a Deus o caso foi resolvido.
    Em função do ocorrido, em 19 de julho de 2006,ingressei com um processo contra a Caixa Econômica, no 02º Juizado Especial Federal do Rio de Janeiro, em 28 de agosto de 2007, tivemos uma Audiência e, “frustrado o consenso, pela MM Juíza foi determinado a conclusão dos autos para sentença”.
    Como tempo passou e, a Juíza não se dispôs a dar a sentença, entrei com uma petição na Corregedoria do Tribunal de Justiça Federal no Estado do Rio de janeiro, no dia 14/05/09, no sentido de contar com este órgão, para verificar o que estava concorrendo para a não decisão da sentença pela Juíza. Por incrível que pareça, ontem estive no 02º Juizado e, obtive a informação, que a Juíza deu “improcedência” à minha ação.
    Isso, só caracteriza o processo de RETALIAÇÃO por parte da MM Juíza, por eu ter entrado com uma petição na Corregedoria.
    Esta é a nossa Justiça. Se esta Juíza fizesse parte da Vara Federal, onde tive que entrar com um processo solicitando a reintegração de posse contra a medida equivocada da Caixa Econômica Federal em solicitar de volta o imóvel que me havia financiado uma semana após a venda do mesmo, com certeza eu estaria morando na rua com minha família e teria perdido todo o dinheiro (50%) do valor do imóvel, pago aos ex-proprietário, no processo inicial da aquisição.

  11. Muito bom o seu artigo! O que está acontecendo comigo é o seguinte: Precisava comprar um fogão novo.Optei por um Atlas por informação de uma amiga que tem um e gosta muito. Entre os itens que eu queria estava principalmente LUZ NO FORNO, entrei no site, fiz download do manual dos fogões e escolhi o modêlo MONACO PLUS que me atendia e estava com o preço bom.
    Comprei pela internet . Quando chegou o fogão NÃO TEM LUZ NO FORNO. mandei um email para a empresa falando que tinha a copia do manual onde está claramente falando que o modelo TEM luz no forno. Recebi um email de resposta dizendo lacônicamente que o único modelo deles com luz no forno é o ATENAS. Fogão não é um produto que amanhã mesmo eu compro outro! A minha intenção é ficar muito tempo com um com as características que acho importante ter.Agora vou procurar o Procon ! Fiz a compra no cartão de crédito, e estou pensando em bloquear o pagamento . Obrigada pelo incentivo!Não vou desistir! Maria Efigênia

  12. Achei otimo suas dicas, eu tive um problema com speedy da telefonica, alias ainda estou com problema e como não se resolveu de maneira pacifica, mandei para a Pequenas Causas, vamos ver se agora resolve de vez, uma dica se alguem oferecer algum produto em promoção peça um contrato por escrito e assinado pelo responsavel antes de aderir a qualquer coisa, desse modo voce estara amparado porque se for só por telefone voce estara perdido sendo sua palavra contra a pessoa que te ofereceu tal oferta causando grande transtorno, se voce tiver o contrato em maos é muito mais facil brigar.
    +++++++++
    Tentei mandar-lhe um email, mas tive problemas com seu endereço.
    Se quiser receber meu email, escreva-me novamente.
    Grande abraço
    Paulo Mayr

    1. toda vez q coloco cred no cel aparece um cod 49359 e rouba meu cred onde denuncio que devo fazer minha operadora e claro
      ***************
      Prezado Francisco:

      A respeito dos créditos que são devorados pelo seu celular, veja o texto que escrevi a respeito http://bocanotrombone.ig.com.br/2010/02/11/celular-no-brasil-tarifas-milionarias-para-assinantes-com-nervos-de-super-homem/, principalmente a manifestação de uma leitora/consumidora que, acho, enfrentou problemas semelhantes.

      Qualquer dúvida, escreva novamente.

      Abraços

      Paulo Mayr

  13. Preciso de uma dica: como devo proceder após ter me submetido a uma cirurgia plástica cujo resultado deixou muito a desejar e, ao reclamar ao médico, que após receber todo o valor, me ofendeu?

    Prezada Giovana:

    Já respondi no seu email. Abraços. Boa sorte.
    Paulo Mayr

  14. Olá Paulo Mayr!

    Li seu artigo e infelizmente nem todas as empresas respeitam o consumidor, principalmente as empresas ” virtuais”.
    Meu filho adora jogos pela internet e sempre pede que eu compre cash, moeda virtual que é adquirida com pagamento real, claro!
    Não é a primeira vez que tenho problemas com a prestação de serviços da empresa que oferece esses jogos; a primeira vez creditamos o cash em uma conta dele mesmo, mas não a que ele queria, a empresa exigiu que cancelassemos a conta creditada para depois devolver os créditos, mas quando o fizeram, não creditaram os bônus promocionais que tínhamos direito e não houve reclamação que fizesse eles mudarem o valor.
    A última foi que a empresa se nega a restituir acessórios comprados com a moeda virtual que simplesmente sumiram da conta. Alegam que investem em sistema de segurança contra invasões e se reservam o direito de não tratar casos de hackeamento.
    Se até banco é responsável pela movimentação indevida (hacker) pelo site do Banco, imagina uma empresa de jogos online?!
    O que é pior, não existe um telefone 0800 de contato, só por email que são feitas as reclamações, as respostas também são por email, salvo algumas vezes que retornam no telefone de contato e gastam mais na ligação para meu celular dizendo que não podem fazer nada do que solucionando o problema corretamente.
    Já procurei por órgão específico regularizador do serviço e descobri que não existe nada a não ser a Defesa do Consumidor, mandei email para o uol que hospeda o site e nem retorno deles recebi!

    Fica aqui meu protesto contra a Level up games, responsável pelos jogos Grand Chase, Ragnarok, Perfect World, entre outros.

    Estou encaminhando para seu email as reclamações que fiz com as respostas descabidas da Level up games.

    Prezada Ana Paula:

    Tente fazer o que eu sugeri. Se quiser, me escreva mesmo. Estou de saída para o médico, mas fico à sua disposição.
    Grande abraço
    Paulo Mayr

  15. Sr. Paulo, bom dia, foi por um acaso que me deparei com sua coluna “Boca no trombone”, e com um certo entusiasmo procurei por algum “incidente” em que, por ventura, o senhor poderia ter se envolvido com a Telefonica, vez que eu, recentemente tive alguns problemas com a referida empresa (e nos últimos dez dias tenho ouvido umitas maninfestações de clientes insatisfeitos com a citada operadora de telefonia).
    Ocorre que liguei para a Telefonica e solicitei a transferência de endereço de um número de telefone, cabe ressaltar que a referida linha tinha os serviços de speedy e identificação de chamadas (muito bem pagos, por sinal); um funcionário me disse que a mudança ocorreria em sete dias e que seria mantido o speedy, fato que nao ocorreu, o telefone só foi instalado 30 dias após, e quendo liguei para saber do speedy me disseram que preciso entrar na fila, pois tal serviço não está disponivel, nem no número anterior nem em meu número atual.
    Resumo: hoje sou possuidor de sete ou oito protocolos (que nem sei pra que servem), fiquei 30 dias sem o telefone e me deram um prazo de 07 para a mudança, estou sem speedy, “passei algumas horas pendurado no telefone”, fui na central telefonica em Ribeirão Pires, onde cheguei as 17h10min, me informaram que o horário de atendimento é até as 17h30min, mas que não atendem quem chega após as 17hs, e me orientaram a resolver tais problemas por telefone.
    Bem Sr. Paulo, só estou enviando esta mensagem para compartilhar e “desabafar”. De qualquer forma ainda não desisti, e continuarei me empenhando.
    Fique com Deus.
    Um forte abraço,
    De um amigo que acredita que as coisas ficam melhores quando “Só palhaço profissional faz papel de palhaço.”

  16. comprei a internet 3G da vivo;mas só estou tendo 2G com a pior conexão que tem ,a EDGE,pra eu desistir tenho que pagar multa,mesmo eles não me fornecendo o serviço que contratei,e agora oque eu faço?

  17. Paulinho Mayr

    Voce nos deu dicas e exemplos de como agir diante de situaçoes
    de quando formos fazer solicitaçoes nos orgãos de defesa do
    consumidor.O 0800, na maioria das vezes é um caos e só quem
    tem um pouco de prática em ser assertivo,se sa i bem na hora
    de solicitar uma troca ou outro beneficio que lhe foi fornecido sem
    a devida qualldade de garantia.Devemos aprender com suas dicas de um bom jornalista que voce bem é;e não devemos ficar
    a ver navios,vamos perder a timidez e dar o primeiro passo para
    botar a boca no trombone e reclamar sempre que formos lesados. Eu particularmente, já passei por várias situações na hora de reclamar de um produto que comprei com defeito e eu
    fiz semelhante ao nosso Paulo Mayr: mostrei firmeza na hora de
    solicitar a troca ou o reembolso.
    Cada caso e´ um caso; mas sempre que for efetuar uma compra
    acerte tudo com o vendedor e confira os detalhes de posssivel
    troca e faça o vendedor anotar na nota de compra a certeza do
    reembolso ou da troca.Se houver troca vá pessoalmente, procure
    o vendedor que lhe atendeu e chame também o gerente.
    Toda troca que eu não consegui,ao chamar o gerente eu de
    imediato consegui resolver a troca.`As lojas costumam avisar
    que aos sábados e domingos não efetuam troca, mas se voce
    chamar o gerente ele com maior tranquilidade efetua a troca. Não
    gosto de reclamar muito no 0800, na medida das possibilidades
    procuro reclamar pessoalmente e não dar mole para o atendente
    pois se voce foi lesado deve reclamar e solicitar seu direitos. Um
    abraço a todos internautas deste maravilhoso blog…………………….e
    vamos sempre Botar a Bocanotrombonnnnnnnnnnnnneeeeeeee.
    ***********
    Caro Cícero:

    Já falei que elogio de amigo não vale.
    Gostei desse trecho que vc escreveu:
    Cada caso e´ um caso; mas sempre que for efetuar uma compra
    acerte tudo com o vendedor e confira os detalhes de posssivel
    troca e faça o vendedor anotar na nota de compra a certeza do
    reembolso ou da troca

    Grande abraço

    Paulo Mayr

  18. Gostaria muito que respondesse ao e-mail que eu enviei há dias, sobre como reclamar no caso de atraso de ônibus (na saída do Terminal). Podemos reclamar? Com quem?? QUAIS SÃO OS NOSSOS DIREITOS NESTE CASO?
    +++++++++++
    Prezada Fernanda:

    Suponho que você deva reclamar com a companhia de ônibus com o governo do estado ou com a prefeitura que deu a concessão para a empresa de ônibus.

    Qualquer dúvida, pode voltar a me escrever!!!

    Boa sorte.

    Paulo Mayr

  19. Prezados, adquirir o plano oi controle na Operadora Oi. Este plano ficava no valor de $ 39,80 no 1º mês e no 2º em diante ficava no valor de 29,80. com direito a 15 bônus diariamnte, ñ comulativo e R$39,80 em créditos. adquirir este plano no dia 28.03.2009, só recebi créditos e bônus no dia 11.04.2009, neste mês de abril, segunda a operadora ñ havia fatura para o efetivo pagamento. no mês de maio veio a fatura normalmente, fiz o pagamento bem antes do vencimento, sendo que neste mês de Maio, disponibilizaram crédito e informaram que ñ teria direito aos bônus, pois ñ havia efetuado pagamento no mês de abril. Seria impossível, já que ñ gerou nenhuma fatura para que efetuasse o pagamento. Consta no contrato que só pederia o recebimento dos bônus se atrasasse o pagamento.

    Se puderem me ajudarem, fico desde já agradecido.
    ******************
    Prezado Antônio Balbino:

    Sugiro que vc ligue para a Anatel – fone 133 – explique seu problema, peça para abrir um protocolo de sua reclamação e peça uma solução.

    Caso ainda precise de minha ajuda, pode me ligar. O telefone deixo no seu email.

    Grande abraço

    Paulo Mayr

  20. achei muito legal , vc da um pouco de esclarecimento p/ as pessoas. tem sempre alguem do contra, se ao inves ds criticar, procurase ajudar , seria um mundo bem melhor, parabens
    *************

    Muito obrigado por seu comentário.

    Acho que se todo mundo batalhasse por seus direitos, a coisa funcionaria bem melhor.

    Abraços
    Paulo Mayr

  21. Boa tarde!
    Meu cartão de crédito Visa vence no dia 12 de cada mês. Foi pago no dia 13. Na próxima fatura, vieram me cobrando juros alegando que eu paguei no dia 15. Liguei para a financeira, expliquei a cobrança era indevida, porém a atendente alegou que no sistema o pagamento só constava dia 15. Pediu que eu passasse um fax, dsse que não tinha acesso, então ela foi super indelicada e mandou que eu agir da maneira que quiser.
    a cobrança é um valor super insignificante, 1,27 centavos, porém só coloquei na justiça pela idelicadeza da funcionaria e porque liguei tentando resolver o fato pacificamente. Não obtive êxito!
    Tenho todos os comprovantes, não estou inadimplente e gostaria de saber se eu perco meu cartão?

    atenciosamente,

    Marcele .

    Marcele:

    Mandei minha sugestão para seu email, porém errei seu nome no email.

    Boa sorte

    Abraços

    Paulo Mayr

  22. Obrigada pela ajuda, só que já coloquei na justiça e minha audiencia de conciliação já é dia 10/09/09.
    Queria uma orientação sobre como falo no dia, pq eu vou sozinha.
    Essa atitude não foi por causa do dinheiro pq sei que é merreca e sim por causa do descaso perante ao cliente. Fiquei constrangida pelo péssimo atendimento da central Visa, já que sempre pago minhas faturas em dia!

    Um abraço!

    *************
    Marcele
    Já lhe mandei uma mensagem para seu email.
    Abraços

    Paulo

  23. eu gostaria de pedir um auxilio sobre meu problema , eu fui enganado por um sr de nome luiz carlos ribeiro que reside em santos , o mesmo fez uma troca comigo no meu pc em um notbuck, e um video game x box 36 que me garantiu que estava em bom estado eu fiz a troca e com 3 dias o video game deu problema , ele me deu garantia de 3 meses e liguei para ele e ele disse que iamos desfazer o negocio porem eu ligo agora e ele nao atende mais o celular e a empresa dele a secretaria sempre diz que ele nao esta como faço pra reaver meu bem tem como fazer

    1. Prezado Augusto:

      Em primeiro lugar, não sou advogado.
      Como disse no meu texto, quando se trata de comerciantes estabelecidos, sugiro ligar para o atendimento ao consumidor e resolver. Mas esse não é o seu caso.

      No seu caso, eu perguntaria para algum advogado e veria o que esse advogado acha da idéia de fazer um Boletim de Ocorrência na Polícia. Não faça nada sem falar com um advogado antes.
      Estou aí para ajudar no que puder – Meu telefone e meu email já mandei para o seu email.

      Se quiser, me ligue ou escreva.

      Boa sorte.

      Abraços

      Paulo Mayr

  24. eu fiz um emprestimo com a empresa unicred brasil eles me deram o prazo para o dinheiro esta em minha conta de 72 horas ja se paSSARAM OITO DIAS E EU ESTOU SEM NENHUM DINHEIRO SO ABORRECIMENTOS E AGORA ATE O DINHEIRO Q EU TINHA EU PAGUEI DE IMPOSTOS P RECEBER ESSE EMPRESTIMO E AGORAN O Q FACO TENHO DUVIDAS A PAGAR SOCORRO ME AJUDE!!!
    ************

    Prezada Gleicy:

    Já lhe mandei um email com a minha sugestão.
    Boa sorte.
    Paulo Mayr

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