POUPATEMPO RESPONDE AO BOCA E LEITORES

Solicitei à Assessoria de Imprensa do Poupatempo que lesse os dois posts sobre o assunto: Poupatempo – Poupa O que??? e Leitor dá o nome adequedo para o Serviço – Perde Tempo.( http://bocanotrombone.ig.com.br/2009/03/23/leitor-da-o-nome-adequado-para-o-servico-perde-tempo/ e  http://bocanotrombone.ig.com.br/2009/03/20/1568/

 publicados aqui no Boca e que se manifestasse, não só sobre o Post, como sobre os emails/comentários recebidos dos leitores.  Há pouco, chegou a resposta que publico abaixo.  Comentários sobre essa resposta, sobre o atendimento  são bem vindos aqui no Boca. Já Solicitações,  perguntas a respeito do próprio Poupatempo devem ser encaminhadas diretamente ao órgão.  Enquanto não é aprimorado o atendimento no 0800, fica o endereço de email através do qual recebi o texto abaixo. fpacheco@sp.gov.br

Espero que todas os tópicos apontados tenham sido corrigidos,  inclusive que mensagens automáticas, quer no site, quer no 0800,  passem a ser  ditas/escritas  em português inteligível.

A RESPOSTA DO POUPA TEMPO

Prezado Paulo Mayr,
Seguem esclarecimentos sobre questões discutidas em seu blog.
Sobre o Disque Poupatempo
Informamos que o sistema de teleatendimento ficou de fato sobrecarregado desde o período de alteração do sistema do Denatran, em Brasília, iniciado em 27 de fevereiro, o que elevou sensivelmente o número de usuários que buscaram o serviço – e ainda buscam – para obter informações sobre os serviços de Carteira de Habilitação. Este problema aconteceu em todo o país. No Estado de São Paulo, os cidadãos buscam o Disque Poupatempo para informações sobre este serviço, mesmo que o tenham realizado num órgão diferente como, por exemplo, na Sede do Detran, no caso da Capital, ou nas Ciretrans, no Interior.

Adiantamos que o Disque Poupatempo também está ampliando a sua capacidade de atendimento em face do aumento paulatino de demanda que vem sendo verificado com a entrada em operação dos novos postos de Osasco (julho/2008), Santos (outubro/2008) e São José do Rio Preto (fevereiro/2009). Assim, para manter o nível de qualidade no atendimento aos usuários que procuram o 0800, na semana passada foram contratados 55 novos atendentes, que suprirão a necessidade atual do Disque Poupatempo. Nesta semana este grupo está em treinamento, devendo iniciar atuação já a partir da próxima segunda-feira.

Desde sua implantação, em 1997, o Dique Poupatempo já realizou mais de 21 milhões de atendimentos. Este canal direto de atendimento da população também é apontado como um dos fatores que levaram a 98% dos usuários a aprovarem o Programa Poupatempo, de acordo com a mais recente pesquisa do Ibope, fechada em dezembro de 2008.
Sobre o site
Agradecemos suas observações, e informamos que foram feitas as devidas correções no texto. Os veículos de comunicação sabem que, quando se trabalha com um grande volume de informações e sua atualização diária, como no caso do Poupatempo, erros de redação acontecem.

Segundo a Ouvidoria da Prodesp/Poupatempo, na sexta-feira, data em que o senhor cita ter tentado enviar manifestação pela Internet, não havia problema algum com esta seção no site, que recebeu mensagens normalmente, como a sua, enviada às 17h56m03s, sob o protocolo 0101020090301108. (entretanto, até este exato instante, o Paoupatempo  não havia enviado qualquer resposta, menos ainda tentado alguma solução para o que apontava. Comentário do Boca)
Sobre os serviços de CNH
O atendimento para solicitação dos serviços de CNH está normalizado, tanto é que, apenas no mês de março, o sistema já emitiu cerca de 155 mil Carteiras. Entretanto, os prazos de entrega dos documentos nos Postos do Poupatempo ainda não retornaram ao praticado habitualmente – em até 4 horas – em função do volume de documentos que vem sendo emitido diariamente e de ajustes de implantação no sistema que interliga o Detran-SP e o Denatran.

A Prodesp, juntamente com o Serpro, está trabalhando intensamente para que esses ajustes sejam concluídos e o prazo de entrega da CNH nos Postos Poupatempo normalizado o mais breve possível.

No momento, o Poupatempo vem divulgando na Internet e nos Postos, diariamente, a lista com os nomes dos cidadãos cujos documentos já foram emitidos e estão prontos para retirada nos Postos, sendo que uma grande parte dessas CNHs já foi entregue. Por enquanto, o prazo máximo que está sendo informado aos cidadãos para retirada da CNH é de até 7 dias úteis.

Vale ressaltar que os ajustes de implantação no sistema de CNH, que estão sendo executados conjuntamente pela Prodesp e pelo Serpro, afetam algumas situações específicas, como a emissão de segunda via para quem ainda tem a Carteira de Habilitação antiga (sem foto) e para quem deseja fazer adição de categoria.

Atenciosamente,

 Assessoria de Comunicação do Poupatempo

8 pensou em “POUPATEMPO RESPONDE AO BOCA E LEITORES

  1. O que eu dependi do poupatempo e não consegui…já faz parte de um órgão ligado a ele que é o PROCON…q na maioria das vezes não ajuda em nada o consumidor..e sim as empresas reclamadas…pois você perde um tempão ao montar um processo contra um órgão…pra receber resposta de indefirido e não ajudar em nada a resolver seu problema…pra que existem estes órgãos: para ajudar o consumidor…?ou apenas para protelar um pouco mais a situação…e a pessoa desistir do problema…e virar em pizza…e o consumidor arcar com tudo. Neste país não existi um órgão em que o governo ou estado tome conta e que resolva alguma coisa…cada dia é pior.
    ***********

    Cristiane:

    Pois é. Vc viu que indiquei alguns problemas do Poupatempo e defensores do órgão ficaram indgnados??? Outros, entretanto, concordaram comigo.

    Pergunta: Você ficou convencida com a Resposta oficial do Poupatempo???

    Abraços

    Paulo

  2. JÁ RECORRI AO “POUPA TEMPO” DIVERSAS VEZES.
    NUNCA TIVE O MENOR PROBLEMA E , QUANDO HOUVE
    ALGUM IMPEDIMENTO, FUI TRATADO COM CORTEZIA.
    NADA TENHO A RECLAMAR.
    SUGIRO QUE SE ELABORE QUESTIONARIO E SE FAÇA PESQUIZA , POR AMOSTRAGEM , NA SAÍDA DO “POUPA TEMPO.”
    ******
    Caro Gonçalo:

    Fico contente por você. Na verdade, se meu texto for lido com atenção, dá para ver que aponto alguns problemas. É isso.

    Abraços

    Paulo

  3. Caro colega, como profissional comunicativo deveria prestar mais atenção no que realmente é bom para o cidadão, e acho que no caso a pesquisa de satisfação realizada pelo IBOPE contradiz o seu texto. Outra questão importante que você já deve ter ouvido falar é o invejado “padrão de atendimento Poupatempo” que certamente no futuro será implantado em todo território nacional. Portanto deveríamos elogiar o Poupatempo, e nos orgulhar dessa ferramenta que a Gestão Publica do Estado de São Paulo teve a felicidade de facilitar a vida do cidadão, e tem facilitando cada vez mais.

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