Barbudos x barbeados; banheira x chuveiro

Vejo na Internet que na Alemanha um sujeito esculpiu uma pequena Motocicleta na sua vasta (suponho pq a foto não é muito clara) barba e me lembro de fato curioso.  Passei, há muitos anos, temporada na Inglaterra vivendo em  casa de Ingleses, pagando pela hospedagem, naturalmente. 

Sou absolutamente contra o desperdício, mas também não suporto a mesquinhez.  Pos bem, eram permitidos três banhos por semana.  E banho de banheira.  É raríssimo o dia em que não tomo dois banhos.  Imaginem meu desconforto!!!

Elisa, inteligente jovem brasileira que estava comigo, para justificar quão extemporâneo é o banho de banheira dizia:  “é lógico que o primeiro banho que o homem tomou não foi parecido com um banho de chuveiro e sim com uma banheira – banho de rio, lagoa ou mar”.  Os chatos de plantão podem argumentar que foi um banho de chuva.  Vá lá!!!  Ou seja, é muito mais moderno/civilizado (para usar uma palavra de que gosto) o banho de chuveiro.  Quanto a ser mais higienênico, nem se fala!!!

Uso mais ou menos o mesmo raciocínio para defender os barbeados. É lógico (e aí, não dá pra discutir) que os primeiro homens eram barbudos e não barbeados!!!

Se isso tem alguma importância,  não sei.  Em princípio, não.  Mas se limitassem meus banhos a três por semana e ainda confiscassem meu aparelho de barbear de  três lâminas acho que preferiria a morte.

22 pensou em “Barbudos x barbeados; banheira x chuveiro

  1. Paulinho

    Eu sabia! Eu sabia!
    Forte traço de sua linhagem vem dos silvícolas nacionais… Banho que te quero banho (de chuveiro). ahahahah!

    A Europa é um encanto, mas água por lá é artigo de luxo e aliada ao frio, veja no que deu: viva o perfume francês!

    Abraços,
    Bustamante

  2. Bobagens, estereótipos de um viajante ingênuo. Você foi se hospedar na casa de ingleses provavelmente para não gastar muito dinheiro em hotéis. Até aí tudo bem. Entenda que uma família que topa receber estranhos em sua casa em troca de dinheiro não é uma família rica. Há pobres também na Inglaterra, embora vivam infinitamente melhor do que os desassistidos do Brasil. Logo, a economia de água da família inglesa explica-se pela situação econômica da família onde você se hospedou. Tomar no máximo três banhos por semana não é característica ou hábito do povo inglês, ou “mesquinharia”, como vc sugeriu. Não confunda as coisas!

  3. Incrivel, eu tambem passei pelos tres banhos na Inglaterra ha muitos anos atras. Hoje sou casada e falo isso pra minha filha que tem 22 anos e ela nao acredita! Esta materia vou guardar pra ela ler, finalmente hoje, depois de tantos anos, ela vai ver que eu nao estava brincando ou exagerando. Valeu!

  4. Imaginem se nos ônibus europeus as 6 da matina estivessem
    cheios de brasileiros indo para o trabalho. Os caras aqui no Brasil já saem de casa de manhã fedendo a carniça com água vontade, imaginem com água racionada…… Sujeira com perfume da AVON…..arghhhh.

  5. Caro Paulo,

    eh a primeira vez q leio seu blog…

    moro desde 2002 em Londres e convivo com ingleses on a daily basis. Apenas gostaria que vc fizesse um adendo no seu post para nao generalizar os ingleses, pois kem ler o q vc escreveu a respeito do banho pode pensar q todos os ingleses sao assim, o q naum eh verdade.

    Grande abraco

  6. Lá pela falta de água é preciso alguns racionamentos drásticos…como diminuir o no. de banhos (fala sério 3 por semana…ahahah). Já no Brasil eu conheço pessoas que mesmo com uma certa abundância de água, não tomam banho todos os dias!!! Lamentável (chico)!!! Abraços.

  7. Acho que, os brasileiros deveriam valorizar muito o fato de que, aqui, por enquanto, ainda temos água em abundância! Saber utilizá-la entretanto, seria a atitude mais sábia – pelo o que o momento exige!

  8. He he he, Paulinho…Paulinho; eu sou mais um homossexual enrustido que ficou na europa por 6 dias e 7 noites com meia pensão. No momento estou tentando parecer engraçado. ha ha ha.
    abraços,
    Bustamando

  9. Bom, quando passei precisamente 21 dias em Londres, em pleno verão europeu, não percebi esse “racionamento”, algo que refletisse diretamente no hábito local.
    Percebi que o calor que faz lá era diferente do daqui: transdpira-se menos e não fica aquela sensação desagradável e desconfortante. Claro que não dá pra exagerar!!

  10. Pois é concordo com o Nilton,é um país frio,aliado a mesquinharia do povo,nasceu um disfarce de mau odores,esses perfumes fortíssimos e enjoativos,para o clima tropical de nosso país.Nosso país por ser mais quente nos faz transpirar mais,suar mais,consequentemente tomar mais banhos,2 ou 3 por dia,sem dúvida,eu n aguentaria morar em um lugar assim n conseguiria dormir,podemos n ser um dos países mais rico,mas somos um dos mais higiênicos,usamos mais sabonetes do q em outros países.

  11. Eu acho os europeus em geral com seus costumes meio estranho. Nós latinos gostamos de tomar banho, ficar cheirosos. Somos sexy por natureza e não consigo imaginar no calor de 40 graus que faz aquui onde moro ficar 2 dias sem banho eu morreria pois tomo 2 a 3 banhos por dia. Viva o Brasil e sua natureza linda. Viva nosso povo limpo cheiroso e viva a liberdade

  12. Bom, não costumo ler sua coluna, confesso. Mas entrei pelo portal principal do Ig.

    Meu cunhado foi fazer um tour pela Europa (ele é comissário de vôo, o q torna o valor das passagens bem atraentes pra turismo internacional). Em certos hotéis o gerente perguntava pra ele se ele estava com algum problema de saúde e se necessitava de ajuda médica. Quando meu cunhado questionava o porquê da pergunta, o gerente respondia q era pela quantidade de banhos q ele tomava. Acho q eles acham q banho diário é coisa de doente.

  13. Ah, um outro causo sobre assepsia européia. O neto de uma conhecida minha (q tem aproximadamente 23 anos – ele, não ela hehehehehehehe) tinha ido pra Inglaterra. Ligou de lá pra ela e comentou: -Vó as meninas daqui são lindas, mas todas fedem a cu auhauhauhauhauhauha Morri de rir quando ela nos contou isso.
    ******
    Pensei em tirar a palavra “chula”, mas acabei deixando.

  14. Morei em Cranfield interior da Inglaterra enquanto meu ex fazia doutorado por lá. Era janeiro, inverno de lascar! Um dia o administrador do campus bateu no nosso apartamento dizendo que havia um vazamento de água, pois o nosso consumo era enorme. Quando ele constatou que não havia nenhum problema, perguntou-me quantos banhos eu tomava? Respondi, tomo dois ao dia! Ele quase caiu duro e me mandou tomar menos banhos! Claro que não obedeci.

  15. Em Portugal, estão usando agua do mar para banhos em Hoteis.
    Estive pelo Porto, e percebia que meus cabelos ficavam duros, sem brilho e movimentos…e eu sentia necessidade de tomar mais que um “bom banho” por dia, então fui ao Salão de beleza, dar um jeito em meus cabelos…e fiquei sabendo que a água andava salgada demais, que faziam mistura com a água do mar.
    Mesmo tratando a água do mar para o uso, ainda ela estava sendo notada.
    Por isto que eu não me sentia bem e tomava mais de um banho, e consequentemente meus cabelos…rs…
    Portugal é uma delicia de País, tem tb uma natureza muito agradável…mas a fartura do Brasil, acho que tá dificil de encontrar neste mundo…

  16. NAO E SOMENTE POR UMA QUESTAO DE MESQUINHEZ OU NAO, MAS AQUI A VIDA E MUITO CARA, SE DEVE ECONOMIZAR PRA SOBREVIVER, SE MORRE DE FOME OU SE TRABALHA SOMENTE PARA PAGAR TAXAS. PRA TER UMA IDEIA A MINHA CONTA DE LUZ VEIO EM UM VALOR DE 303 EUROS O QUE SERIA NO NOSSO REAL MAIS OU MENOS 800 REAIS, E COMO SE FAZ A FAZEREM COMPARACAO COM O BRASIL Q A MAIORIA FAZEM “GATO” PARA NAO PAGAR A CONTA NO FIM DO MES. ATE DORMINDO SE PAGA AQUI. NAO SE PODE COMPARAR A EUROPA COM O BRASIL EM NENHUM ASPECTO.

  17. AH E A CONTA DE AGUA MINHA VEM SEMPRE NO VALOR DE 80 EUROS, 220 REAIS. VAI PENSA BEM COMO SE FAZ A VIR A DIZER QUE SAO MESQUINHOS. MAS DEVERIAM DIZER ECONOMIA PRA SOBREVIVER.
    ****
    Reny:

    Como eu disse, sou contra a mesquinhez e, principalmente, desperdício
    Sou incapaz de desperdiçar qualquer coisa que seja. Agora, os caras lá são mesquinhos, pelo que contei, não são. Até desonestos, concorda????
    Pelo que entendi, vc vive na Inglaterra. Espero que não encontre problemas.
    Se quiser, divulgue esse post para seus amigos brasileiros que vivem aí e peça o comentário deles.
    Abraços

  18. AH LILICA NEM TODOS OS BRASILEIROS SAO CHEIROSOS EU ME LEMBRO QUE QUANDO PEGAVA OS TRANSPORTES PUBLICOS NOSSA, DOIA O NARIZ. EU VIVO NA ITALIA A QUASE SEIS ANOS E POSSO DIZER QUE SAO UM POVO MUITO LIMPO LAVAM AS MAOS 10 MIL VEZES AO DIA, SAO CHEIROSOS, CUIDADOSOS COM O MODO DE COZINHAR, SE VESTEM BEM. PELO MENOS AQUI NAO VEJO ESSE PROBLEMA DE RACIONALIZACAO DE AGUA, ASSEPSIA EUROPEIA MANCANTE, ETC….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.