No Brasil, leis que parecem justas e favorecer a maioria, na verdade, são injustas e prejudicam a maioria.
Tudo isso por que??? Todos os porquês eu não sei. Mas um deles é o tal do jeitinho brasileiro!!!
O objetivo da lei certamente era eliminar o cigarro, charuto, cachimbo de lugares fechados, principalmente restaurantes, o que seria extremamente justo e muito saudável, até, e principalmente, para os fumantes. Mas aí, fumantes e donos de restaurantes vão ficar chateados. Afinal, eles se julgam acima da lei, não podem ser contrariados. A lei não é para ser justa e sim para fazer uma imensa média, dar o tal jeitinho brasileiro. Assim, criam-se áreas para fumantes e não fumantes separadas por uma plaquinha, como se fumaça soubesse ler.
O resultado disso foi o pior possível para os não fumantes. Todos, os bares e restaurantes (exceto o fabuloso Camelo da Pamplona – que eu conheça -) deixaram confinados nos piores lugares os não fumantes.
Fumantes nadam de braçada pelos salões principais, varandas e espaços arejados. Não fumantes foram enxotados para cantinhos, sobrelojas e sótãos.
Antes da tal lei que veio para favorecer o não fumante, você se sentava à mesa que escolhia e provavelmente um vizinho de mesa seu fumava e outro não. Atualmente, se você quer sentar-se em um bom lugar, fumantes o cercam por todos os lados. Alguns, inclusive, fumando cachimbos e charutos.
Hoje almocei em um simpático e relativamente pequeno restaurante. No salão principal, umas dez pessoas fumavam charutos. Não fui ver como estava a sobreloja onde se confinam não fumantes naquele restaurante. Mas conheço o lugar – abafado, fechado e sem o menor charme.
É isso: no Brasil, umas leis não Pegam e as que Pegam, pegam mal, muito mal.