O Hino Nacional Continua Sendo Motivo de Polêmica! Que tal uma Letra Mais Adequada?

A propósito da polêmica do Hino Nacional, tocar só a primeira parte, ou inteiro, posto novamente texto meu curioso  de sete anos atrás.   Texto com direito a teste.  Lá vai:

Título: Hino, Vexame da Vanuza e Vote (CHUTE) – Qual é o Sujeito do 1º Verso?

Há quase um mês, a tal interpretação que a Cantora Vanusa deu para o Hino Nacional, algumas trocas na letra e no andamento da melodia repercutem na Imprensa. Logo após o ocorrido, a cantora explicou que estava sob efeito de remédios, mas a polêmica continuou e o vídeo da cena dela já correu o país.

Talvez fosse esse o momento de se levar a sério a proposta que o irreverente cantor Lobão fez há algum tempo. Ele sugeriu que se encomendasse a um compositor de samba enredo uma nova letra para o Hino. Quanto à música, não me lembro qual era sua idéia.

Não me orgulho, também não me envergonho; mas jamais me dei ao trabalho de decorar a letra.

É significativo que um dos endereços no Google que traz letra do Hino, além do histórico, regras para sua execução, também registre um Vocabulário (Glossário) para se decifrar/compreender tal enigma. São nada menos do que 24 palavras decodificadas – não para o povão, de maneira geral, mas para público que tem acesso a computador/Internet. Clique aqui

Aliás, gostaria de saber, dentre todos aqueles que sabem de cor a letra do Hino, quantos vão responder certo a uma simples pergunta:

Qual é o sujeito dessa frase? OUVIRAM DO IPIRANGA AS MARGENS PLÁCIDAS DE UM POVO HERÓICO O BRADO RETUMBANTE.

Quem quiser pode indicar o sujeito da Frase nos comentários. Não se envergonhe de errar. Garanto que apenas 30% saberão. Não por conhecerem gramática, apenas por uma questão estatística, já que chutes serão dados para todos os cantos desse nosso mundo vasto mundo gramatical.

A resposta, está abaixo.

Dependendo do número de acertos ou de erros, talvez seja o caso de se considerar mais seriamente a proposta do irreverente, porém pragmático, Lobão.

++++++++++++++++++++++++++++++++

O sujeito é – as margens plácidas.

Você acertou?  Parabéns!  Se errou, não se envergonhe.

2 pensou em “O Hino Nacional Continua Sendo Motivo de Polêmica! Que tal uma Letra Mais Adequada?

  1. A música também é uma bosta – como hino, quero dizer, pois só profissionais conseguem cantar aquilo direito. O Hino à Bandeira seria infinitamente melhor como Hino Nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *