Robin Williams e o Professor Mendonça

Sr. Keatin, professor de Inglês  em rígida escola, personagem de Robin Williams, que morreu anteontem,  no filme Sociedade dos Poetas Mortos, lembrava-me muito o professor Mendonça, de português, do Primeiro Colegial no Santa Cruz, em São Paulo.

Primeiro sobre Keatin, de Williams; depois,  professor Mendonça.

“O personagem de Robin Williams, o Sr. Keatin, é um professor novo na Welton Academy, uma escola rígida que ensina os alunos a serem grandes médicos, advogados e engenheiros no futuro. A escola cria um padrão que deve ser seguido pelos estudantes, enquanto o Sr. Keating promove a individualidade dos mesmos. Nunca deixe seus alunos se esquecerem de que eles são donos do seu próprio destino e devem fazer suas próprias escolhas independente do que a sociedade espera deles”.

Na minha época de colegial, algumas escolas  transformaram os três anos em cursinho, com o objetivo (nem tinha percebido o trocadilho) único de aprovar montes e montes de alunos nos vestibulares mais disputados.  O Santa Cruz, por outro lado, queria que saíssemos bem formados para a vida.

Sabendo da preocupação que os jovens nessa faixa etária tinham com o Vestibular, lembro-me bem das primeiras palavras do Professor Mendonça.  Embora não tenham sido exatamente essas, ficam “entre aspas”

– “Vocês querem passar no Vestibular.  No Vestibular, tem Literatura e Gramática.  Garanto para vocês que no último semestre do colegial eu ensino toda a matéria de gramática.  Literatura só tem um jeito de aprender:  lendo.  Todas as semanas vocês lerão um livro e na 2. Feira farão uma prova sobre esse livro. Gastamos mais uma aula para comentar a prova.  Todas as outras aulas ( seis por semana) vamos bater papo”!!!

E assim foi.   Grandes obras da Literatura Brasileira lidas   e esmiuçadas nas provas.  E bota esmiuçada nisso.  Para se ter uma ideia, lembro-me bem de uma pergunta:

O que significa o triângulo dentro de um círculo   marcado por   ferro em brasa ardente nas nádegas de Vitorino Papa Rabo, personagem de Fogo Morto de José Lins do Rego?

Lá vai a resposta que seria certa, mas que  que ninguém acertou, e, de fato, é exatamente isso.  O Vitorino brigão do começo do livro é a linha descendente do triângulo; o Vitorino doente, tranquilo, seria a base do Triângulo; e a hora em que ele desafia o cangaceiro, salvo lapso de memória, para defender a virgindade de uma menina, seria a linha ascendente.  O circulo é a personalidade marcante de Vitorino, presente o tempo inteiro.

Resultado 1º –  Um ano de leituras maravilhosas, provas com questões profundas, comentários/correção de provas idem e quatro aulas por semana de bates papos interessantíssimos.

Resultado 2º – No Vestibular, varias perguntas sobre  os livros lidos no Santa Cruz e, magistralmente, discutidos com o Mestre Mendonça.  Acertei todas.

Espero que o Professor Mendonça esteja bem e que a alma de Robin Williams descanse em paz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *