Complexo de Vira-Lata, Excelente Vídeo e Diversos Textos Sobre o Fenômeno

Complexo de Vira-Lata é, há bom tempo,  dos temas mais abordados aqui no Trombone.  Com a Copa, a memória de 50,   a expressão, definitivamente, entrou na moda.

Excelente vídeo, com trechos da famosa crônica de Nélson Rodrigues, e depoimentos de diversas personalidades dão conta de explicar teoricamente a coisa.

Vale a pena assistir ao vídeo inteiro e também é oportuno ler os diversos posts aqui no Trombone  com escrachados exemplos de Complexo de Vira-latas.  Aliás, a bem da verdade, em hipótese alguma ele se restringe a uma determinada classe.  Talvez seja de interesse das elites, que todos sejam acometidos pelo dito cujo.  Em tempo, Complexo de Vira-lata é o sentimento que acomete o brasileiro que enaltece o que vem de Estados Unidos e Europa e despreza o que é do nosso país. (explicação minha do que disse Nélson Rodrigues).

Vale a pena assistir ao Vídeo inteiro e ir lendo os textos aqui no Trombone que mostram como ele está presente para todos os lados.

Na verdade, é uma pena que isso aconteça, porque o Brasil é uma maravilha. Caso não fosse, a definição de Tom Jobim não seria lembrada com tanta frequência.  Alias, de certa forma, sem falsa modéstia, tenho a impressão de que eu contribui bastante para que essa frase ficasse famosa.  Nos anos 90, regularmente mandava frases minhas, de amigos e de gente famosa que lia em entrevistas e depoimentos para o Roberto Duailibi, que publicava livros de frases com regularidade.  Depois que mandei a frase em questão e  que saiu no livro do Duailibi, todo mundo passou a repetir.  Bem, talvez seja pretensão minha, desde que alguém prove que antes de ser publicada no livro do Duailibi ela já era muito  repetida.  Já escrevi demais, lá vai a frase:  Viver no exterior é bom, mas é uma merda; viver no Brasil é uma merda, mas é bom.

E nessa Copa,  por mais que as coisas não saiam de forma perfeita, o Brasil vai mostrar seu esplendor ao Mundo, no carinho, na generosidade e simpatia, na gastronomia,  nos espetaculares pontos turísticos.  Aliás, toda hora a gente sabe de  estrangeiros que passam viver aqui, alguns marginalizados em seus países, mas muitos  por opção própria.  Repetindo, viver no Brasil é muito bom, apesar de tudo!!!

Ganhar ou não Ganhar a Copa, é outra coisa!!!  Aliás, o mágico Felipão e   esse bando de craques talentosos e simpáticos já conquistaram todo o País.  Suponho falar pela  maioria.  Aliás2,  tenho certeza de que se houver protestos, no fundo, no fundo, esses que aproveitam o momento para se manifestar  também torcem pelo Hexa.  Lembrando sempre que Futebol não é sinônimo de alienação.  Intelectual que eu e duas colegas de faculdade entrevistamos em freelancer para o Caderno de Esporte da  Folha de S. Paulo, em meados da década de 70,  provou que entre aqueles que gostavam de futebol, o partido de oposição era o preferido, quando havia apenas Arena e MDB.

Suponho que se você não gosta da Presidente, tampouco do PT, nada vai adiantar torcer contra.  Que venha o Hexa e mais, que venha o Hexa com Futebol Bonito!!!

Voltando ao Complexo de Vira-Lata:

1) Link para o vídeo com Depoimentos de Personalidades a Respeito do Complexo de Vira-lata.   Clique aqui

2) Textos aqui do Boca a respeito do Fenômemo “viralatismo” em um monte de setores da realidade brasileira. Clique aqui

Curiosamente, a última postagem minha foi exatamente sobre o mesmo assunto.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.