Os Congressistas Não Se Comportaram Direitinho…

Folha de São Paulo  de Hoje, na Página A 6,  traz notícia com o Título: CÂMARA VAI GASTAR R$  10 MILHÕES PARA CONTRATAR AGÊNCIA DE PUBLICIDADE.  “A medida faz parte de um pacote elaborado para melhorar a imagem da Casa,  que também inclui uma pesquisa de avaliação da atuação da instituição, além de monitoramento de redes sociais”.

Pois bem, às véspera da posse do novo Congresso, há pouco mais de três anos, escrevi texto sugerindo medidas e providências que deveriam ser tomadas para transmitir à população uma imagem melhor  das duas Casas.  Tivessem sido adotadas com um mínimo de empenho  minhas sugestões, certamente a coisa não teria chegado a esse estágio de descrédito em que se encontra hoje,  agência de publicidade alguma seria contratada e a verba poderia ser usada para amenizar problemas reais da população.

Leia e discorde de algum ponto:

Título: Comportamento Adulto – O Mínimo que se Espera do Novo Congresso (Escrito em  Janeiro de 2011)

Novo congresso toma Posse no começo de fevereiro (embora 1/3 dos senadores continuem).

Bem que podia aparecer, se é que existe, algum deputado ou senador minimamente preocupado com a opinião pública e lutar por algo muito simples: obrigação de todos nas duas casas terem comportamento minimamente adequado desde o instante que pisam o prédio da Câmara/Senado, até colocarem os pés (se bem que todos andem de carro) na calçada no fim do expediente. Pés na calçada mesmo, já que os carros não são de suas propriedades (embora, tampouco sejam de suas propriedades os apartamentos funcionais). Desde que voltem para casa, ainda que apartamentos funcionais.

Para se atingir esse tal decoro parlamentar ou – posto de outra forma – ter comportamento minimamente compatível, algumas medidas precisam ser tomadas.

1) Sessões iniciam-se no horário marcado. Todos os congressistas precisam estar presentes.

2) Presentes e sentadinhos em suas cadeiras; e, e em silêncio, ouvindo o que o colega que está ao microfone diz. Sentadinhos, como se fala pra criança, quer dizer sentadinho mesmo. Nada daquele aglomerado de gente pelos corredores, nada de duplinhas passeando aos papos. Muitos deles, apesar de sentadinhos, falam ao celular. Nada disso. Tem que se sentar e prestar atenção ou fingir que presta atenção!!!

3) O cumprimento do ítem acima já pressupões plenário cheio; nada daquele mar sem fim de cadeiras vazias. A desculpa de que estão em reuniões é furada. Que reunião são essas que não terminam nunca??? Reuniões de comissões??? Que essas reuniões sejam feitas com os aspones, digo, assessores dos congressistas. Já que deputado e senador têm que estar é nas sessões. Reuniões de comissões com congressistas que sejam feitas em outros horários, dos três dias de trabalho semanais; horários em que não haja sessões.

Cadeiras vazias, deputados/senadores pelo plenário, deputados sentados batendo papo ao celular – tudo isso é um desrespeito ao seu voto.

Ao meu não porque só votei para presidente; o resto tudo, digitei todos os zeros que a urna eletrônica permitia e confirmei. Não por julgar que ninguém seja digno do meu voto. Longe de mim tamanha arrogância. Tampouco sou pela dissolução do Congresso/ditadura. “Mais tampouco” ainda posso endossar esse RECREIO SEM FIM, conforme já escrevi. Quem quiser ler, embora repita um pouco esse todo http://bocanotrombone.ig.com.br/2007/10/22/recreio-sem-fim/.  Leia e discorde se for capaz.

Se eu perceber um mínimo de disciplina (ia escrever seriedade, mas o termo é disciplina mesmo), posso mudar meu voto nas próximas eleições. Posto de outra forma, SE OS CONGRESSISTAS SE COMPORTAREM DIREITINHO…

++++++++++++++++++++++++++++

Infelizmente, pelo que se está vendo, inclusive com chancela  da própria Câmara,  a coisa não mudou  milímetros que fossem.  Em palavras adequadas:  OS CONGRESSISTAS NÃO SE COMPORTARAM DIREITINHO…  logo, meu voto deve ser idêntico ao das últimas eleições “Federais”.  Infelizmente. Repito, não se trata de presunção/arrogância minha de achar que candidato algum merece meu voto, mas  de maneira alguma, como já escrevi outras vezes,  posso endossar esse Recreio Sem Fim!!!

 

1 pensou em “Os Congressistas Não Se Comportaram Direitinho…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *