Estádios da Copa – 97% de Dinheiro Público. E o Público Que Benefícios Terá???

Na CBN, há cerca de quatro  horas, informação de que 97% do orçamento para construção dos Estádios onde acontecerão os jogos da Copa de 2014 é sustentado por  dinheiro público.

Em meados de Julho de 2011, quando foi anunciado que os R$ 820.000.000,00 para erguer o Itaquerão do Corinthians seriam financiados pela Prefeitura de S. Paulo (420 milhões), através de incentivos fiscais e os 400 milhões restantes pelo BNDES (ambos também  gerem dinheiro Público), eu  fazia as seguintes perguntas aqui no Boca:

  • O cidadão/público de que forma vai usufruir desse patrimônio que, na pior das hipóteses, será 50% seu??
  • Haverá venda de ingressos  a preços acessíveis???
  • Jovens carentes e idosos carentes terão algum tipo de promoção???
  • A  comunidade vai poder usufruir das dependências do Complexo (estádio, arquibancadas, campo, vestiários, bares e restaurantes e etc e etc…)???

Dizia, inclusive, ser muito corinthiano, entretanto, afirmava  que era (e continuo sendo)   muito mais brasileiros e paulistando do que torcedor do Corinthians.

Reitero tudo o que foi dito.    Que benefícios terá o cidadão com o Itaquerão???  Durante e depois da Copa???

José Simão, sempre cito, diz que o Brasil é o país da piada pronta.  E eu afirmo que é o país do texto pronto. Escrevi há quase um ano e tudo permanece igual, nebuloso…. e o texto, infelizmente, atual.

Outra reportagem de hoje, também na CBN,  mostra que tal qual aconteceu na África do Sul, cujos estádios foram demolidos após a Copa, corre-se risco de  que no Brasil esses estádios, que já estão sendo chamados de elefantes brancos, tenham o mesmo fim.  E, tão grave quanto,  ainda causem muito prejuízo aos órgãos públicos para mantê-los, antes de implodí-los!!!

Parece uma imensa piada de mau gosto.

2 pensou em “Estádios da Copa – 97% de Dinheiro Público. E o Público Que Benefícios Terá???

  1. Será que é isso:
    Seu time ganhou hoje? e voce ganhou o quê?
    ++++++

    Caro Júnior:

    Lógico, é só o time que ganha, a vida continua a mesma, porém com o país desperdiçando dinheiro com estádios de futebol. E como eu disse, que benefício o povão, eu e você vamos ter com a construção desses estádios às custas do dinheiro público???

    Abraços
    Paulo Mayr

  2. Sobre o Itaquerão,eu já havia feito um comentário neste blog a questão de 4 meses atrás,que seria construido com o dinheiro público. Por falar em público, que benefícios ele terá depois da copa? Tenho certeza que nenhum,inclusive muitos estádios depois da copa,ficam abondanados pelos dirigentes esportivos.
    +++++

    Caro Cícero:

    Lembro-me bem do seu comentário.
    Populções de muitas cidades que foram sedes de Copas e Olimpíadas tiveram imensos ganhos. Acho que para nós não vai sobrar nada. Ou melhor, a conta para pagar.

    Abraços

    Paulo Mayr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *