Dia Mundial Sem Cigarro, Com Números; e Piada, Naturalmente

Hoje é dia Mundial sem Tabaco. Alguns poucos números.   Na década de 60, 35% da população brasileira fumava.  Hoje, menos de 15%.  Mesmo assim, o tabagismo  mata 300.000 brasileiros por ano.

No mundo inteiro, de acordo com   relatório da Fundação Mundial do Pulmão e a Sociedade Americana do Câncer,   “se as tendências atuais continuarem, 1 bilhão de pessoas morrerão, apenas neste século, por conta do consumo do tabaco e da exposição a ele – o que corresponderia a uma pessoa morta a cada 6 segundos. Nos últimos 10 anos, o cigarro matou 50 milhões de pessoas”.

Afinal, são quase cinco mil  substâncias tóxicas contidas em um único cigarro.  Imagine a resposição de todo esse veneno a cada meia hora que o fumante está acordado.  Aliás,  não é que fumante fuma um cigarro logo ao acordar.  Ele acorda para repor a nicotina da qual o organismo sentiu falta durante o período de sono.  Triste, muito triste.

Para terminar, piadinha já repetida aqui algumas vezes.

Lá vai:

Presidente de grande empresa fabricante de cigarro é informado  que existia um homem  no interior  de 94 anos que fumava quatro maços de cigarros por dia.  Exultante, determina à sua equipe que quer o sujeito às 9 horas da manhã da próxima segunda-feira para entrevista coletiva mundial.

O assessor que havia lhe falado da existência do tal fumante explica:

– Nove horas da manhã é impossível.  Como todo sujeito velho do interior, ele acorda muito cedo, cinco, seis horas da manhã.  Mas da hora em que ele acorda até às duas da tarde, ele tosse.

Quem não fuma ri; quem fuma chora… chora e tosse!!!

2 pensou em “Dia Mundial Sem Cigarro, Com Números; e Piada, Naturalmente

  1. Minha avó era fumante, isso há muito tempo, ela foi a Aparecida do Norte e disse a um padre – padre, eu gostaria de parar de fumar, o senhor pode me ajudar? – o padre respondeu, você ja disse, eu quero parar de fumar, então é só parar.

    Pois bem, ela colocou isso na cabeça e parou. As vezes o ser humano fica esperando algum milagre dos ceus, e nao ve que ele mesmo tem essa força. Bem, eu ainda fumo, ainda vou conseguir parar. Paulo nao sei se entendeu o que escrevi, falei do cigarro e mais um pouco.
    ++++++

    Caro Júnior:

    Entendi o que vc falou. Embora nunca tenha fumado, sei que é mto difícil parar. Mas, lógico, vale muito o esforço e o sofrimento.
    Escrevi recentemente coisa rápida sobre cigarro que vc leu e comentou. Se mais alguém quiser ler, clique aqui
    Abraços
    Paulo Mayr

  2. Se for para continuar vivo e não tossir tantas horas por dia,prefiro nunca fumar.Quem fuma não tem amor a vida e a seus pulmões???Feliz aquele que não tem o vício de fumar e poder viver melhor neste planeta louco e poluido.

    ++++

    Caro Cícero:

    Nem tenho o que acrescentar. É isso aí.
    Abraços
    Paulo Mayr

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.