Virado Paulistano ou Virado à Paulistana, Nomes Mais Precisos

Paulistano, nascido no 4 ° Centenário   (Tô velho??? Um pouco.), gastrônomo ( ou comilão, se preferirem) apaixonado por São Paulo, não só no dia do aniversário da cidade, a momentos de traçar  um Virado  para comemorar a data,  pensei.

O prato está em vias de ser tombado como patrimônio imaterial da cidade.   Ótimo, mas sua abrangência é maior, já que se trata de comida típica do Estado e não apenas da cidade.  Assim sendo, deveria ser tombado como Patrimônio do Estado e, mais, se a coisa se restringir à Cidade, o nome deveria ser Virado  À  Paulistana (à moda) ou, bem mais simpático, Virado Paulistano.   Questão meramente de Lógica, sem muita importância.

Importante, bem importante,  é o que  já escrevi na época do projeto de tombamento:

“Já que é freqüente pratos sofrerem modificações o que, graças a Deus, ainda não aconteceu com o Virado,  vale a pena  registrar aqui  a composição do Clássico Virado e fiscalizar para evitar que sofra violências, literalmente violências.:  Tutu de Feijão, arroz, couve, banana à milanesa, bisteca, linguiça, torresmo e ovo frito.  Talvez, além da Couve, uma saladinha (com um tempero singelo e gostoso)  de alface, rodelas de tomate e cebolas bem finas,  acompanhe bem.  Pão francês cortado em rodelas para quem gosta pode participar também.  Para concluir o tópico acompanhamentos: caipirinha de limão de pinga, abrindo os trabalhos e,  dando um toque tropicalista (justaposição do que há de brasileiro com o estrangeiro, estrangeirismo),  Coca-Cola gelada com gelo e rodelas de limão no Copo”

Quem quiser a receita, digo, receita fabulosa,   Clique aqui

Mais milhares e milhares de anos para essa cidade querida e que se mantenha total fidelidade ao Verdadeiro Virado Paulista/à Paulista  ou Virado  Paulistano!!!

2 pensou em “Virado Paulistano ou Virado à Paulistana, Nomes Mais Precisos

  1. Ah…que saudades de quando eu ia num bar e toda segunda feira almoçava o tradicional Virado a Paulista,ou a Paulistana.De qualquer maneira,este prato tradicional de nossa cozinha é uma delicia de bom.
    ++++++
    Caro Cícero:

    Virado à Paulistana não. Isso ainda não existe. Talvez passe a existir se alguém me der ouvidos!!! (tô dramático, né???)

    Grande abraço
    Paulo Mayr

  2. Paulo sou do Paraná, Maringá, aqui temos uma comida que acredito ser de sua preferência, é o porco no tacho acompanhado de torresmo, mandioca , couve e etc…tem até um restaurante chamado porco no tacho bem tradicional.
    ++++++++++++

    Caro Júnior:

    Só de ler, já me deu vontade de comer. Aliás sobraram feijão, couve, gordura e até uma costeleta. Vou comprar uma linguiça amanhã e repetir o tutu, que estava uma delícia!!!

    Mas fiquei com inveja desse Porco no Tacho!!!

    Abraços

    Paulo Mayr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *