Complexo de Vira-Lata (7) Agora Ataca Artistas e Intelectuais

O complexo de Vira-lata – do qual falava Nélson Rodrigues, é  ” a inferioridade em que o brasileiro se coloca, voluntariamente, em face do mundo (…) o brasileiro é um narciso às avessas, que cospe na própria imagem”.

Como já escrevi antes, ver links abaixo, o complexo de vira-lata (seria prático até criar sigla cvl)  é absolutamente democrático: invade a alma dos ricos que batizam seus empreendimentos de milhões de dólares  com nominhos em inglês e dos pobres que insistem em chamar os filhos de Anderson, Jefferson. Scarlet, Clayton, Ronald  e por aí vão os nomes de milhões de  brasileiros dos tristes dias de  hoje.

No campo pseudo/semi-intelectual: conhecida minha manda email para divulgar que está atuando em peça de teatro amador.  Na linha assunto do email está escrito pura e simplesmente:  Save the Date.  Suponho que isso queira dizer algo como reserva essa data aí para mim ou marque na sua agenda.  Será que ela se sente Greta Garbo porque escreveu Save the Date e não Marque na Agenda???

Triste é pensar que nem mesmo os intelectuais e os artistas de peso da nossa cultura escapam ilesos do Complexo de Vira-lata.  É inacreditável.  Mas é verdade.   A campanha para dar descarte correto ao lixo tem o apoio explícito com depoimentos dos grandes artistas brasileiros de diversas áreas.  Esses artistas anunciam que eles são catadores.  Participam da Campanha:  Marília Pera, Chico Buarque, Seu Jorge, Milton Nascimento,  entre outros nomes de peso da cultura de massa brasileira.  Legal a lição de Humildade dessas grandes estrelas se autodenomirem catadores.  Mas advivinhe o nome completo da Campanha: Eu sou Catador – Limpa Brasil Let´s Do It

Assista a alguns vídeos no Youtube. Clique aqui

Leia mais sobre o Complexo de Vira-Lata em diversos setores.

Vira Lata 0 – Na Ecologia

Vira-Lata1 – Na Moda (Líquido)

Vira-Lata2 – Nos Negócios

Vira-Lata3 Na Moda (2) Hering – Honrosa Exceção

Vira-lata4 – Entre os Milionários na Praia

Vira Lata5– Entre os Milionários no Campo

Vira-Lata6 – No Shopping

3 pensou em “Complexo de Vira-Lata (7) Agora Ataca Artistas e Intelectuais

  1. Taí,o complexo Vira-Lata,não tem fim,e esta pegando,todas as camada sociais. Imagine nas redes sociais,o que deve estar acontecendo.
    +++++++

    Sei lá, Aliás, nem quero saber.
    Abraços
    Paulo Mayr

  2. How disgusting.
    ++++++

    O que vc chamou de disgusting (deplorável???) o que eu escrevi ou o Complexo de Vira-lata que anda atacando de forma implacável até entre aqueles que, se supunha, jamais iriam entrar em onda tão babaca???

    How disgusting, livre e solto, é difícil de decifrar.

    Abraços

    Paulo Mayr

    1. Fui irônico, Paulo. Também não gosto do complexo de vira-lata, mas expressei-me em inglês só pra contrariar… 😉
      ++++++

      Caro LM:

      Eu achei que sua desaprovação havia sido mesmo para o fato e não para o que escrevi. Mas quis me certificar antes.
      É isso.
      Abraços
      Paulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *