Geometria Urbana Contemporânea

Sofrimento para se locomover pela cidade, de carro ou a pé,  está bem sintetizado em duas frases minhas (perdão pela falta de falsa modéstia):

A distância mais curta entre dois pontos é a que tem menos trânsito.

A distância mais curta, a pé,  entre dois pontos da cidade é a que tem menos camelôs pelas calçadas.

De novo, plagio descaradamente saudoso compositor, aliás, também arquiteto Billy Blanco:  ” o que dá para rir dá pra chorar.”  É saudável gostar de todo tipo de humor, talvez até de humor negro.  As frases são  para fazer chorar, mas também rir.

Tentei achar o link da música no Youtube, não encontrei.

2 pensou em “Geometria Urbana Contemporânea

  1. Camelôs incomodam, mas são necessários e/ou inevitáveis. As pessoas precisam trabalhar, precisam comer, precisam viver. Abrir negócio no Brasil é muuuuuuito difícil, muito caro, muito complicado. Nos Estados Unidos, abre-se uma pequena ou micro empresa em cinco dias e a custo muito baixo. Vai ver se lá tem camelô.
    ++++++

    LM:

    Como diz conhecido meu, que talvez vc até conheça, por óbvio que as pessoas precisam trabalhar. Por mais óbvio ainda que o cidadão precisa ter as calçadas para caminhar. Talvez a prefeitura pudesse pegar/negociar terrenos que às vezes existem próximos às ruas de comércio e de grande afluxo de pedestres e colocar os camelôs ali. Uma hipótese seria isentar ou reduzir mto o IPTU. Mas os camelôs vão argumentar que o negócio deles depende de o comprador passar em frente e ver o produto. Aí eu não sei como resolver a questão. Complicado impedir tentativas de sobrevivência. Complicado impedir que o cidadão tenha o direito de ir e vir pelas calçadas. Por tudo isso, a frase
    A distância mais curta, a pé, entre dois pontos da cidade é a que tem menos camelôs pelas calçadas.

    Complicada a vida, não é mesmo???!!!

    ABraços

    Paulo Mayr

  2. O comércio da cidade São Paulo,e de demais regiões do nosso Brasil, está tomado de ambulantes. Fazer o que,se o desemprego,esta presente há muito tempo,por culpa dos nossos governantes??? Os Camelôs,que trabalham,para ganhar o pão de cada dia,para o sustento de suas familias,precisa deste espaço para trabalhar,pois eles são vitimas do sistema caótico de trabalho,que impera no Brasil.
    +++++

    Caro Cícero:

    Sem dúvida, mas os pedestres também precisam ter as calçadas para caminhar. A solução de ocupar os terrenos baldios é razoável. É lógico que se trata de problema de dificílima solução.

    Abraços
    Paulo Mayr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *