TV Globo – Sofisticadas Produções e Português Massacrado

A Globo capricha  em cenários, figurinos e todos mínimos   detalhes que envovem as produções de suas novelas e seriados.  Já quanto ao idioma português falado pelos seus personagens….

Há poucos minutos, no final do programa Tapas e Beijos, personagem Armane, do ator Vladimir Brichta, disse de maneira clara: ” Se vocês IREM para Caxambu comigo…

Se vocês IREM, que língua é essa???

Curioso que logo após Lula ter sido eleito Presidente, antes de a elite se apaixonar por ele, era comum você ver granfinas pseudo revoltadas dizendo algo do gênero:

– Agora meus filhos dizem que não precisam mais estudar porque o presidente não estudou.

O Lula não estudou, entretanto, sabe bem mais que muito doutor por aí.

Muito mais grave  é um redator de uma das maiores emissoras  do mundo cometer um errão desses e esse errão passar por dezenas ou centenas de profissionais impunemente e ser dito em alto e bom som no horário nobre.

E não é a primeira vez que acontece.  Já escrevi sobre o assunto aqui, mas não achei os links.

Lembro-me, inclusive, que no final de um desses textos eu dizia algo do gênero: “lógico que eu não conheço tudo sobre o idioma português, entretanto, quando a Globo tiver uma dúvida pode me chamar que eu pesquiso e resolvo.” Foi mais ou menos isso que escrevi, mas na verdade, qualquer um com o Google e mais um bom dicionário resolve.  Basta ter humildade e pensar mais ou menos assim:  não me lembro de ter visto/ouvido algo semelhante.  Será que está certo???  Em menos de um minuto,  Google e Aurélio Eletrônico, bem pilotados, naturalmente,  terão dissecado a questão.

3 pensou em “TV Globo – Sofisticadas Produções e Português Massacrado

  1. Não é só erro de português que a gente vê e que alguns arrotam cultura pra “diferenciar” do povo. Agorinha, a Globo (que antigamente tinha controle sobre propagandas que contratava e divulgava), a Caixa Economica Federal (que deve ter uma equipe de marketing muito cara) e uma obscura agência de publicidade colocaram para representar Machado de Assis um ator branco. Como não há nenhuma razão para o despropósito, tudo leva a crer que ninguém dessa tropa de elite sabia que o Bruxo do Cosme Velho era mulato, quase negro. Mais uma prova de que burrice não é previlégio das classes menos favorecidas… mas isto é outra conversa. Um abraço Mayr.
    +++++++

    Caro Sidney:
    Lembrei-me de você agora. Uma outra leitora fez um comentário sobre seu texto das pichações.
    http://bocanotrombone.ig.com.br/2010/05/09/frases-e-pichacoes-por-sidney-barbosa/
    Acontece que ela fez uma afirmação que parecia uma pergunta ou vice-versa. Pedi para ela esclarecer e aí eu responderia.

    A respeito do seu comentário “Machado de Assis Branco”, é inconcebível tal erro. Publicidade em geral, sobretudo para TV, movimenta quantias de grana astronômicas e cometem um errão desses. É inacreditável!!!

    Vc anda sumido, tem muito texto aqui pelo blog que, suponho, vc se divertiria comentando. Dá uma olhada.
    Grande abraço
    Paulo Mayr

  2. Para encurtar esta polêmica de que a Globo errou no texto e na interpretação,no final de Tapas e Beijos,quando foi dito:”Se vocês IREM para Caxambu comigo…”;a Globo quase nunca se retrata quando erra e de vez em quando é bom termos um blog de grande prestigio,como o Bocanotrombone e especializado no nosso Aurélio para corrigi-los
    +++++

    Caro Cícero:

    Quem sou eu???
    Como disse, basta lançar mão do google, do Aurélio Eletrônico, conhecer um pouco o português que as coisas vão se resolvendo.

    Abraços
    Paulo Mayr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *