Restaurantes Americanos Barram Celular

Correspondente da fabulosa  rádio CBN nos Estados Unidos informa que celulares estão proibidos, ou não são bem-vindos,  em alguns restarurantes de Nova York e Boston.  Nos cardápios, há avisos sobre o asunto.

Será esse um tênue indício de um micro   arrefecimento da barbárie que o celular instaurou/instalou pelo planeta adentro???

Pouco antes da lei anti-fumo entrar em vigor,  e novamente no primeiro aniversário da lei,  escrevi que precisariam ser criadas normas para balizar o uso dessa praga (não podia escrever celular para não ficar rima ruim).  Será que o que está  acontecendo  nos Estados Unidos não vai desembocar no que eu sugeria na época???  Fico na torcida!!!

Abaixo, o texto que escrevi.

Título do Texto:  Um ano Livres da Fumaça de Cigarro!!!  Que tal Agora uma Lei Anti-Celular???

Lá vai o texto:

Amanhã a Lei Anti-Fumo completa um ano.  Até onde eu sei,  ninguém morreu por não poder fumar em locais especificados  pela legislação.

Três dias antes do começo da vigência dessa lei, escrevi texto aqui no Boca sugerindo que  nos mesmos lugares onde estivesse proibido o cigarro, fosse proibido também o celular.

Agora que fumantes já estão conformados, era um bom momento de por em prática o que sugeri na época.   Colo o texto a seguir.

++++++++++++++++

Ficar isento de fumaça de cigarro, cachimbo e  charuto em locais públicos, como vai acontecer a partir dessa sexta-feira em todo o Estado de S. Paulo, já é um imenso alívio. Entretanto, lei fundamental para  restabelecer um pouco do sossego que se tinha há cerca de 20 anos ainda precisa ser promulgada.

A lei antifumo proíbe o fumo em ambientes fechados de uso coletivo e até mesmo cobertos, tais como terraços/varanda de bares e restaurantes.  Pelo que se deduz, cigarros, cachimbos e charutos só serão permitidos nas calçadas, no meio da rua e dentro de casa.  Excelente!!!

Pois bem, alguma santa autoridade poderia ter o bom senso de se empenhar e conseguir aprovação de  lei determinando  que nos mesmos lugares onde o fumo passa a ser proibido, também fique interditado à pior praga dessas duas últimas décadas:  o uso do famigerado/inoportuno celular.  Quando falo interditado, digo interditado mesmo.  Não pode ser emitido qualquer sinal sonoro, como as infelizes musiquinhas, ruídos, campainhas.  Fazer ligação ou atender ligação, nem pensar!!!

Conhecido meu estava em sofisticado clube na Argentina. Sacou do celular e começou a falar.  Na mesmo instante, atencioso funcionário lhe diz:

– Se o senhor  quer mesmo e precisa falar no celular,  nós temos cabines para isso.  Ficar aqui no meio do salão e falar no celular não é permitido!!!

O que precisa é isso – cabines telefônicas espalhadas pelos lugares.  O cigarro não é proibido, o Álcool não é proibido.  O que não pode é fumar em lugar fechado e nem guiar automóvel depois de beber.  Da mesma forma, celular continuaria sendo totalmente livre – sem emitir ruídos  e limitado à uma cabine telefônica. Simples e lógico. É civilizado!!! É democrático!!!  Autoritarismo é impor às pessoas em volta campainha,  conversas e gritos que ninguém é obrigado a suportar.

Os que lerem isso serão radicalmente contra.  A razão é muito simples.  Antes dizia-se que a liberdade de cada um vai até onde começa o direito do próximo.  Essa lógica foi invertida completamente. Hoje  é assim – a liberdade é ilimitada, o direito do próximo que se dane!!!  A respeito dessa nova concepção de vida,  dá até para juntar dois termos freqüentes  aqui no Boca no Trombone:   o que mais se vê por todos os lados é BÚFALOS NADANDO DE BRAÇADA!!! E os incomodados que reclamem  pro Bispo, como se dizia tempos atrás.

++++++++

Tá vendo, já faz um ano que os búfalos fumantes foram restringidos em suas braçadas ou tragadas.  Não seria o máximo  se os búfalos dos celulares também fossem restritos a gritar só dentro das cabines, como no clube argentino???

++++++++

Espero que a coisa de restringir o celular continue firme nos Estados Unidos.

Como o  Brasil adora o que é importado, quem sabe aqui não se copia a coisa.   Caso os yankes  restringiam firme o celular, eu,  que detesto terminhos em inglês,  nem vou me importar se  os avisos aqui para indicar a restrição à praga sejam todos escritos com terminhos babacas in english!!!

1 pensou em “Restaurantes Americanos Barram Celular

  1. Abaixo o uso de celular nos ambientes fechados. Façamos sim como nos restaurantes americanos. E também vamos ativar a lei anti-fumo.
    Para começarmos a lei anti-celular, a minha sugestão é que nos ambientes considerados a proibição do uso de celulares,que:só permita o celular na posição(vibracall) e as mensagens via torpedo:,tornando o ambiente mais aceitável.
    ++++++++++++

    Caro Cícero:

    Eu acho que deve ser como eu falei (agora, disse o óbvio). Mesmo o celular na posição vibrar, incomoda. Cê tá conversando com um nego no restaurante e o nego fica olhando o celular. É um inferno.

    Abraços
    Paulo Mayr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *