Chega de Metáforas, por Amor e Respeito a Machado de Assis

Li, provavelmente no livro A Ilha, de Fernando Morais, sobre Cuba,  que os jovens de lá, nas décadas de 70/80,  não usavam barba.  Provavelmente para não parecer que queriam imitar Fidel e até por respeito a ele.

Proponho que do dia 1º de janeiro próximo até 1° de janeiro de 2021  ninguém mais use metáforas e nem mesmo exagere nas  comparações.  Dez  anos para desintoxicar passam rápido; corpo e mente agradecem.

Para o presidente Lula, podemos dizer que nunca jamais nesse país nascerá alguém com sua genialidade  para criar  metáforas/comparações; e por isso pessoa alguma  tem coragem de navegar por esses mares metaforísticos, como diria Odorico Paraguaçú.

Mas, cá entre nós, a verdade é que  ninguém agüenta mais…

Ontem, no rádio, a resepeito da qualidade dos futuros ministros, lascou:

– É lógico que todo técnico quer escalar 11 Pelés ou 11 Messis. 

Reitero – façamos o pacto: Cidadão comum só pode usar metáforas em 2021.  Até lá, apenas  o presidente Lula tá liberado, mesmo porque talvez ele morresse  se lhe fosse imposta tal restrição.

Machado de Assis, lá do céu, vai agradecer o descanso   das metáforas.  Quando o presidente  Lula, já na qualidade de mero mortal,  for dar entrevista ,  o escritor pode muito bem mudar a estação ou desligar o Rádio/TV.

3 pensou em “Chega de Metáforas, por Amor e Respeito a Machado de Assis

  1. Já dizia o tema da Escola de Samba da Gaviões da Fiel de 1999:”Quem viver verá o Vinte virar”,se referindo a virada do ano de 2000.Agora proponho:Quem viver verá o 2021 chegar e até lá vamos ter que aguentar muitas metáforas da Dilma e do Lula;ou você tem dúvida que os dois não estarão se revezando no governo,mandato a mandato.

  2. Ola Paulo, Voce tem razão….Que canseira … eleger a falta de intelectualidade como receita!!!

    De fato as metáforas, são legais quando bem aplicadas….

    E principalmente as pessoas perderam a noção de julgametno, uma vez que sempre o que o presidente fala é o que as pessoas querem ouvir…. Ai, o que se fala , não se produz…e não tem importância pois a desinformação ou o fanatismo da classe que o apoia, só se preocupa com as aparências…. O Brasil pegou uma boa maré, surfou sobre a crista das ondas financeiras que abalaram o mundo, e mesmo assim o deficit que era zero agora, está nas alturas, A Madame,presidenta corta gastos ou voltamos para a fase antiga….antes do real…

  3. Caro Paulo:
    Você há de concordar que o “ome” é muito bom nisso: metáforas.
    Tenho certeza que, ao se aposentar, ou melhor, se licenciar do cargo de Presidente da República, terá futuro garantido como o maior propagandista do país.
    Que os profissionais da propaganda que se cuidem que o “ome” vem aí!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.