Música “HONDA” – Globalização ou Gobarbarização???

No excelente filme Um Homem de Moral (Espaço Unibanco Augusta 4 – São Paulo, Capital – 18,20 hs)  do Diretor  Ricardo Dias,  sobre o cientista/sambista Paulo Vanzolini, autor de Volta por Cima  e Ronda, um  trecho  dá o que pensar.

Sobre o grande sucesso Ronda (De Noite, eu rondo a cidade a lhe procurar…) o autor conta que freqüentemente cantores de boates e bares recebem  pedidos  para cantarem  a Música.  Muitas vezes, ou até na maioria das vezes (não me lembro), o público manda bilhetinhos em guardanapo  para os cantores pedindo para cantar HONDA

A isso será que chamam  Globalização??? Para mim é o resultado do fenômeno – transforma importantes manifestações culturais – ou até mesmo o próprio idioma – de diferentes povos num imenso Pastiche!!!

O brilhante Tom Zé chama  de Globarbarização!!!
Link da música  Ronda
http://www.paixaoeromance.com/50decada/ronda/h_ronda.htm

O link da música do Tom Zé não encontrei.  Se alguém  achar e me enviar, coloco aqui.

1 pensou em “Música “HONDA” – Globalização ou Gobarbarização???

  1. Prezado Paulo Mayr..
    Para os apaixonados e romanticos,você deu uma grande canja para ouvir no fone de ouvido, a consagrada música de autoria de Paulo Vanzolini com interpretação da grande cantora Márcia a belissima e inesquecivel música “RONDA”, e aos grandes conhecedores desta maravilhosa música(sabemos)que quem passa pelo cruzamento da avenida São João co a avenida Ipiranga sente uma grande emoção no coração, pelo simples fato de cruzar estas duas avenidas.
    Quanto especificamente falar sobre o tema deste artigo “quando em casa noturnas e barzinhos os usuários pedem para tocar a música “Ronda” e por descuido ou não escrevem no guardanapo a música “Honda”acredito que o consagrado músico TOM Zé tem toda razão em afirmar que ísto é uma “GLOBARBARIZAÇÂO” um tremendo erro de português que lamentavelmente será difícil de ser corrigido nos barzinhos da noite paulistana.
    Para encerrar quero dar os meus parabéns ao grande moderador Paulo Mayr,por inovar neste artigo,colocando aos seus frequentadores e respeitados comentaristas o Link da música “RONDA” onde poderemos ficar a vontade ouvindo a maravilhosa música na interpretação da grande diva a “MARCIA”
    Meus sinceros abraços a todos de:CICERO GOMES…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *