CRÔNICA – PALAVRA IMPRÓPRIA PARA RETRATAR BRASÍLIA

A fabulosa rádio CBN tem um programa/quadro que se chama CRÔNICA DO PLANALTO. Competentes jornalistas trazem notícias dos bastidores de Brasília.

A palavra crônica para brasileiros é imediatamente associada a grandes e saudosos  escritores como  Rubem Braga, Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos, Lourenço Diaféria, Flávio Rangel; os contemporâneos Marcelo Rubens Paiva, Mario Prata, Walcyr Carrasco.  Isto para citar apenas uns  poucos e fazer injustiça com uma infinidade deles que foi deixada de lado.

Agora, veja os títulos das tais CRÕNICAS DO PLANALTO, da, repito, fabulosa, CBN.  Isso só entre quarta-feira e hoje.

• Senadores acham que ‘brilharam’ com baixaria

• Lula tem responsabilidade política sobre o Baixo Nível do Senado

• Oposição Prepara Manifesto para pedir Afastamento de Sarney

• O Firme abraço de Collor ao Presidente Lula

• Maior Parte dos Membros do Conselho de Ética enfrenta Problemas na Justiça

Tá bom, ou quer mais???

• Sarney e Paulo Duque elaboram estratégia para ganhar tempo

• Para Aliados de Sarney, bate-boca no Senado foi um Sucesso (4/8)

• Bate-boca de Tropa de Choque de Sarney teve efeito oposto do Esperado (4/8)
 

É fundamental que esse programa continue informando os ouvintes sobre o lúdico mundo de Brasília em que se divertem 16 horas por dia nossos políticos (8 horas eles devem dormir); mas,  em consderação à nossa Literatura e aos nossos cronistas, é urgente que mude de nome.

Algumas sugestões:

• Diz-que-diz no Planalto

• – Mexericos de Brasília. (lembram-se da música do Roberto Mexericos da Candinha???  http://cifraclub.terra.com.br/cifras/roberto-carlos/mexericos-da-candinha-ggtpp.html .Perto dos tagarelas homens de Brasília, Candinha seria considerada uma muda)

• Folha Corrida

• Faz de conta que “Tamo” fazendo alguma Coisa

• Como encher lingüiça 3 dias por semana e ainda ganhar salário

Leitores que queiram dar sugestões de um nome mais adequado ao conteúdo do programa,  podem  botar a Boca no Trombone!!!

2 pensou em “CRÔNICA – PALAVRA IMPRÓPRIA PARA RETRATAR BRASÍLIA

  1. Caro Jornalista Paulo Mayr!!!
    Se um dia acontecer no Brasil, da escolha de se só ouvir uma emissora de rádio e que cada ouvinte teria de escolher também uma emissora para sempre, eu com certeza escolheria a “rádio que toca noticía”-a grande e maravilhosa rádio CBN.
    Sempre que possivel ouço os comentários politicos desta super e popular emissora e a partir de hoje, vou ficar ligado no quadro o qual você cita o programa “CRÔNICA DO PLANALTO”,onde os grandes e respeitados jornalistas trazem e debatem assuntos politicos de Brasilia.Os títulos das crônicas do planalto citadas pela rádio CBN,merece meus parabéns pelo grande conteúdo de inteligência com que foram citados(onde os oito parágrafos citados é uma vergonha para nosso povo brasileiro.Quanto a nossa opinião lúdica em contrapartida, poderemos pensar em vários titulos, mas o que me ocorre no momento é:A CASA DOS HORRORES e O PLANALTO DOS PIZZAIOLOS”.
    No momento é o que eu tenho a opinar, desejando a todos os blogueiros que torçam e façam figa para que a bagunça no Senado acabe e que o Presidente “JOSÉ SARNEY” renuncie finalmente para o bem de todo povo brasileiro…
    abraços a toda equipe do “BOCANOTROMBONEEEEEEEEEEEE”
    Com carinho de CICERO GOMES…

  2. é bom ter a rádio cbn. ouço todos os dias. estou, no entanto, cansada. as críticas com humor, com sarcasmo, com ironia… enfim, as criticas… não as vejo ajudando. são bem feitas mas parece que não atinge ninguém. vivemos um periodo de ditadura com o pior do que ela pode nos oferecer: o esquecimento nas clausuras das cidades grandes ´/ou pequenas sem ter para quem reclamar. pois reclamar é coisa que não é ouvida. assim a minha sugestão para um novo título é: sofisticada surdez.
    felicidades e sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *