O pré-sal e o apêndice

Questão semântica /detalhe, sem muita importância,  afinal a coisa é técnica  e não gramatical.

Abaixo das plataformas de petróleo marítimas no poço de Tupi, litoral de S. Paulo,  estão:  a água do oceano, propriamente dita;  seu leito; a camada do pós-sal; a camada do sal; o pré-sal, gás e, finalmente, o petróleo. 

Ora, se o petróleo está abaixo (após)  camada de sal, o nome certo para situar a tal camada deveria  ser pós-sal.  A não ser que se esteja  considerando a perspectiva de quem está no Japão.

A esse respeito, tem até uma piadinha.

O professor da Faculdade de Medicina pergunta para a aluna de que lado ficava o apêndice.  A jovem afirma que era do lado esquerdo. Indignado, o professor repreende:

– Uma vergonha, estudante do terceiro ano não saber que é do lado direito!!!

Cinicamente, a moça explica:

– Pois é, professor,  do lado esquerdo de quem entra!!!

5 pensou em “O pré-sal e o apêndice

  1. Salgao mesmo é o preço que pagamos pelo combustivel, pois mesmo Lula dizendo que o petróleo pertence ao povo, continuamos pagando o maior preço do planeta, por um combustivel adulterado!

  2. O nepotismo a corrupção e a pouca vergonha tomaram conta do País!

    Melhor seria para o País, ter arrancado Sarney, esta planta espinhosa dos vasos internos, enquanto era nova! A maior parte da responsabilidade por sua permanência na vida publica, cabe a mídia sensacionalista e vendida, que visando benefícios, distorce fatos e blinda as patifarias, dos políticos corruptos e safados no Brasil!

    Agora Lula, este Judas, também esta criando raízes: E à custa de promessas e mentiras, vem se enriquecendo, enquanto vai sugando e enganado a população!

    O PT denuncia e sabe tudo sobre o Sarney! Mas Lula não sabia de nada quando fez aliança com Sarney e garantiu maioria para si e para o PT nos últimos anos!

    Todo este acordo foi feito na maior transparência e inocência, sem nenhuma troca de favores! Santa inocência…

    Como eu já disse antes: Agora o interesse real do Lula e do PT, é queimar os possíveis candidatos a presidência, para que a Dilma aquela ex-assaltante, que roubou armas do exercito, casa de armas, o banco Banespa e arquitetou a morte de um capitão, possa dar a largada livre leve e solta rumo à presidência; e no futuro ela abafe suas maracutais! Isso esta mais na cara que olho:

    E Lula só finge defender Sarney na intenção de continuar obtendo o apoio do PMDB!!!

    E quanto às investigações da Petrobrás, ia dar em nada mesmo, como sempre! Pois a maioria dos políticos seja de que partido for, esta usando esta empresa como um cabide de emprego! Onde o nepotismo corre solto, os correligionários ganham salários principescos e estão recheados de mordomias, sem nada produzir! Por isso temos o combustível mais caro do planeta!

    Mas Lula continua com papo furado, tentando nos convencer, que somos os donos do petróleo!

    A maior vergonha para a mídia Nacional é termos que ver estas lambanças serem denunciadas no exterior!

    Quando falo que a maior parte desta mídia é vendida desqualifica e sensacionalista, tem quem briga; por isso, passou a valer nada o diploma de jornalista no Brasil! A maioria deles por si mesmos se desqualifica, quando desconhecem o significado da palavra honra e dignidade, que são preceitos básicos e fundamentais em uma sociedade! Mas a maioria deles, só sabe ficar encima do muro com seus sensacionalismos! E agora muitos estão criando blogs para fazer cortina de fumaça na intenção de blindar as sacanagens de políticos corruptos: Vai dizer que somente o Sarney é ladrão e corrupto? E o Lula sua família todinha se tornaram milionários honestamente, respeitando a mesma lei e justiça que ele representa, e que nós simples mortais somos obrigados a respeitar? Estes são seus belos exemplos de democracia, justiça social e honestidade: E Lulinha, o sócio de Daniel Dantas, já era gênio, empresário e milionário antes do Lula se eleger? Esta mídia só pode estar se favorecendo de alguma maneira: Será que não tem um patriota entre tantos jornalistas com capacidade para fazer uma matéria séria e divulgar tais fatos? Precisamos ver tais matérias serem escritas pela revista Forbs e por jornais do exterior? Acorda Brasil: É deprimente, é uma vergonha não é mesmo Sr Boris?

  3. Primeira e ultima vz que eu entro nesse blog!
    *************
    Caro Ney Henrique:

    É direito todo seu escolher o que quer ler ou ver na Internet.
    Abraços
    Paulo

  4. Bom dia Mayr . Pelo menos o seu blog não tem aqueles “currais”. Currais são pedidos de senha , nome, endereço, cpf, identidade , passaporte, indicação de alguem conhecido , com nome do avô , da avó , do tataravo ….
    Esses blogs são conhecidos também com o nome de ” blog EU e EU”, só podem dar opiniões o dono do blog . Geralmente só tem um comentário …. o do dono do blog.
    **********************
    Prezado Chirac:

    Obrigado pelo seu elogio, pelo menos quanto à forma/formato do Blog. Na verdade, eu posso eliminar qualquer comentário, coisa que nunca faço.

    Escreva sempre que quiser, ainda que para fazer críticas.

    Abraços

    Paulo Mayr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *