Gripe Suína e uma Nova Sociedade

Cartilhas a respeito da Gripe Suína estão sendo lançadas por órgãos oficiais e entidades médicas.

Suponho ser esse um bom momento para se combater uma mania nacional, principalmente entre as pessoas mais simples e mais carentes (até mesmo do ponto de vista emocional). Trata-se do vício de  cumprimentar apertando as mãos.

Muitas vezes você encontra um conhecido na rua, cujo   nome você nem imagina qual seja. O lógico seria dar um aceno, um oi ou bom dia/boa tarde/boa noite e fim.  Mas não,  às vezes o cara chega a atravessar a rua para apertar sua mão.  Tá certo que eu sou um pouco maníaco, mas é óbvio que isso  pode propiciar difusão da doença – não precisa ser médico para saber.

Justiça seja feita, essa mania não é característica apenas dos mais simples.  É comum você estar jantando em um restaurante, mãozinhas devidamente lavadas e limpas, chega um conhecido.  Você acena  e dá claros sinais de que basta o aceno, mas o infeliz estende-lhe a mão.  No meu caso, ou tento evitar, ou levanto e vou lavar a mão novamente.  Inferno!!!

Há algum tempo, muito antes da Gripe, já adoto a filosofia e prática  de tradicional família paulista, aliás família de um dos maiores cineastas do Brasil.  Domingão, todos os parentes reunidos.  Cada um que chega, da porta da Sala, saúda os outros com um largo aceno de mão e diz em voz alta:

–  SCAM!!!
Todos respondem, igualmente em voz alta, repetindo o gesto:
– SCAM!!!
Scam quer dizer SOCIEDADE CONTRA O APERTO DE MÃOS!!!

O Scam devia ser a primeira lição de todas as cartilhas anti-gripe, anti-mau gosto, anti,anti, anti…

4 pensou em “Gripe Suína e uma Nova Sociedade

  1. Olá Boca no Trombone,
    Muito boa essa observação do cumprimento com aperto de mãos.
    Nada tenho contra, mas…essa do restaurante foi muito bem lembrada. Isso sem contar que as vezes, além do inesperado aperto de mãos ( e você não pode nada falar por está mastigando), ainda há algumas colegas e/ou amigas “refinadas” se inclinam para os beijinhos no rosto, ( detalhe – muitas vezes as que têm os cabelos muito longos por pouco não completam seu prato).
    E viva a SCAM!!! e a SCOBER!!! ( Sociedade sem Beijo no Restaurante )
    Sugira essas duas pequenas coisinhas para a Cartilha!!.
    Luzia.

  2. gostaria que mandasse alguem para ver esta rua . João sales de menezes, ao lado da transportadora atlas, na iputinga.Temos assalto todos os dias, a rua cheia de buraco e escura que a prefeitura pouco esta se ligando, estamos no projeto participativo,mais não estamos vendo resultado, tudo não passa de de movimento politico. Esperamos um contato obrigado

  3. A rua joao sales de menezes, esta fazendo verdadeira vergonha, temos assalto todos os dias,rua cheia de buraco e totalmente escura,mando espaço para os marginais. Esta rua fica ao lado da transportadora Atlas, aguardamos uma visita.Pode chamar esta pessoa nº 419

  4. CARISSIMO PAULINHO…
    Estamos todos na luta contra a gripe suína, e nada mais justo de seguirmos os conselhos básicos da Secretaria da Saude com hábitos saudaveis de higiene, quer em casa,quer no trabalho em qualquer outro lugar público. O aperto de mãos que caracteristico do povo brasileiro, deve ser descartado;pois já ficou provado que é perigoso para contrair as maldita doença.Vamos fazer igual no Japão que por cultura do país o povo respeita a privacidade do outro e não cumprimenta o próximo.
    Aliás, pior que dar um aperto de mãos é dar os famosos beijinhos;portanto nesse momento de tanta luta contra a gripe suína, vamos usar mais a ética dos bons costumes e usar etiqueta em todos os lugares em que formos.
    Fica aí o meu recado,desejando que todos nós brasileiros tenhamos a felicidade de não pegarmos esta tão “MARVADA” gripe suína.
    Abraços a todos internaltas deste respeitado blog!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.