O Argumento Pouco Sutil dos não Fumantes

Alguns comentários a respeito do meu texto de ontem (batalha fumantes x não fumantes – em síntese) falavam do direito  do cidadão  de fumar onde quer que esteja.  Tenho quase  certeza absoluta  de que a grande maioria dos fumantes   pensa/quer isso.  Como disse um leitor, certamente não fumante,  ” Vivemos no país em que se confunde liberdade com libertinagem. Se não fosse a lei, o fumante fumaria dentro da CTI/UTI do berçario”.  Concordando com o leitor, respondi: em relação à fumar do berçário a UTI, os fumantes terão cada vez menos tempo os separando do Berçário à UTI.  Desagradável mas verdadeiro.

O   texto de ontem  tava muito levinho e não cabia ali a argumentação pouco elegante, mas definitiva, do apreciador de cerveja para o fumante. 

Muitos já leram essa argumentação, em forma de aviso, em territórios anti-tabagistas (com ou sem hífen???, a dúvida permanece!!!).  Para os que não viram, lá vai.

Fumante, o seu prazer é o cigarro e o sub-produto (leia-se lixo) do seu prazer é a fumaça.  Meu caro fumante, o meu prazer é tomar cerveja.  A urina é o sub-produto do meu prazer.  Você não gostaria que eu urinasse na sua perna, gostaria???  Então não fume ao meu lado.

Pelo jeito, se a lei pegar,  não haverá lado para o fumante correr/fumar… 

Mas será que pega???  Quem quiser opinar, que opinte.  A lei pega ou não pega???  Bote a boca no trombone!!! É grátis!!!

92 pensou em “O Argumento Pouco Sutil dos não Fumantes

  1. Não sou fumante e nada tenho contra os que fumam, exceto o fato de ser obrigada a fumar com eles. Difícil, né?!
    Fume sozinho – na sua casa, no seu escritório, no seu carro e em tantos outros lugares só seus- mas não queira me obrigar a compartilhar do seu vício.
    Quando o fumante estiver em áreas comuns e der aquela vontade incontrolável de fumar, coma um chiclete daqueles de nicotina ou cole um daqueles adesivos e tudo estará resolvido, afinal o maior problema é o vício causado pela nicotina , mas se o fumante não quiser, aí o problema é a EDUCAÇÃO e, não o vício, né?!

    *********É isso mesmo!!!
    Abraços
    Paulo

  2. Boa tarde,

    Sou fumante e achei ótima essa Lei, pois, os fumantes em geral são sem noção. Infelizmente para algumas pessoas tem que ser na Lei. Eu detesto como fumante fumaça de outro na minha cara.

    Legal…

    Crisiana:
    Vc é uma fumante consciente. Acho que a isso que chamam de Politicamente correta.
    Parabéns.
    Abraços
    paulo

  3. A lei tem que pegar, porque o fumante é antes de tudo um mal educado,pois, acende o cigarro e o coloca para o lado para que a fumaça vá para a cara dos outros.Se gostam tanto aspirem toda a fumaça que produzem.
    Tô na torcida para que pegue mesmo.
    Abraços
    Paulo

  4. Não entendo….o governo empurra os fumantes para a rua, mas não quer abrir mão dos impostos quando compro meu cigarro…porque então não se proibe a fabricação e comercialização de vez? Quanta hipocrisia….
    Ramon:

    Não sei responder. Pergunte para autoridade competente!!!
    Abraços
    Paulo

  5. Alguem conhece a “area de fumantes” da Lellis Tratoria?
    Nada divide a área. Sentei ao lado de um fumante mal-educado e qdo reclamei ao garçom fui informado que o cliente estava na “área de fumantes”. Ao lado da minha!!!
    Chega de hipocrisia de ambas as partes. Parabéns ao Serra!

    Caro Nélson:

    Área de fumante e não fumante é uma grande palhaçada.
    Grande abraço
    Paulo

  6. Fumar é um ato artificial, nada tem de prazer, não é um direito ou dever. Beber e fumar é só começar, o problema que os fumantes inssistem em soltar essa fumaça cancerígena na cara das pessoas que não fumam, esse é o erro fundamental, digo isso de experiencia própria, meu pai fumante desde os 12 anos morreu de enfisema pulmonar aos 76 anos, e todos os filhos o aconselharam a largar qdo tinha 50, mas era maior e vacinado e se ferrou. Ele tinha seu direito de se matar lentamente e conseguiu.
    Cabeça dura e teimosos os fumantes são, alguns ainda respeitam os outros, mas a maioria tem os tres defeitos, boca fedida, sujam com seu vicio onde passam e contaminam o planeta. Solução para os não fumantes evitar essas pessoas, isola-las, remeterem-nas a sua insignificancia, ou seja não ter amigos ou conhecidos fumantes. Trata-los como doentes que são que usam uma droga legal, letal e antinatural.
    ***
    Caro Leitor:

    Concordo com vários (praticamente todos) pontos do que vc apontou.
    Abraços
    Paulo

  7. Como vc disse que é pra comentar essa polemica vou meter minha colher. Sou sindico de um prédio comercial. Havia colocado várias caixas para as ditas butucas. Os fumantes jogavam butucas pra todo lado. Das janelas para a tubulação das marquises. Não adiantava pedir, mandar notificação etc. Um amigo disse que nem todo o porco é fumante, mas que todo fumante é porco. Se ele dissesse que quase todos os fumantes são porcos eu teria que aceitar, pois é uma falta de respeito. As butucas entupindo e sujando as raus, sem contar com a fumaça nojenta impregnando tudo. Sema falar que o SUS, digo eu e vc estamos pagando a conta dos viciados em geral. Att.


    Tá aí o seu recado. Escreva sempre
    Abraços
    Paulo

  8. hiSe tudo que faz mal deve ser proibido… O governo alega o alto custo do SUS com tratamento de doenças respiratórias geradas pelo cigarro. Vamos proibir então:

    – Os gordos de comerem – A obesidade gera problemas e custos equiparados ao do cigarrado. Vamos proibir os gordos de comerem em shoppings (As crinças veem aquilo e querem fazer igual… É muito mais visual do que saboroso);
    – Vamos proibir a bebida, por que tal qual o cigarro, viciada e pode ser mais destruidora que o cigarro se associada à direção ou a um sujeito violento. Nem precisa falar dos custos com seguro, pronto-socorro, intensificação de policiamento etc. gerados pela bebida;
    – Vamos proibir a safadeza de homens e mulheres, pois destroí famílias e cria traumas em crianças podendo futuramente gerar elevados gastos do estado com tratamentos e com sistema prisional por se tornarem “sujeitos” perigosos.

    Quanto ao urinar… A fumaça você tem a opção de estar ou não perto dela, já as consequencias da bebida fogem ao controle de cada um de nós.

    Concordo que deva limitar sim os locais para fumantes, e isso já é feito e funciona bem… Agora, o estado querer decidir sobre a vida das pessoas é que é “foda”… Onde você pode ou não pode fazer as coisas…. Vamos voltar a ditadura de um vez…
    ****
    Thiago:

    Acho que tudo aquilo que não agrida o direito do outro deve ser permitido.
    Abraços
    Paulo

    Paulo

  9. Com certeza, essa da cerveja é perfeita, a grande maioria dos fumantes ñ tem um pingo de educação, jogam a fumaça na cara da gente, fumam em lugares fechados, e ainda jogam a bituca no chão, e pensam que tão com tudo…….tem que proibir essa droga mesmo….
    *******
    Prezado Marcos:

    Concordo plenamente. E qto a história de eles dizerem que não podem ficar sem fumar, basta ler o que eu escrevi ontem.

    Grande abraço
    Paulo

  10. Boa tarde. Como sempre acontece em quase tudo: quem não tem dinheiro sofrerá as possíveis punições. Vamos a um exemplo bem exagerado: Se não me engano o Obama é fumante e, embora eu acredite que ele tenha bom senso suficiente para não fumar em qualquer lugar, gostaria de saber se alguém teria coragem de puní-lo caso ele resolvesse fumar no hall do Copacabana Palace em uma eventual visita ao Brasil?

    Caro Cláudio:

    Gostando ou não de políticos, eles são espertíssimos. Que dirá de um negro que chegou a presidente da nação mais poderosa do mundo!!!
    Jamais, em tempo algum, por mais distraído que ele -Obama- estivesse, ele acenderia um cigarro em lugar proibido. Imediatamente um assessor o lembraria… Portanto, não se preocupe pq isso jamais acontecerá!!!
    Abraços
    Paulo

  11. CONSELHO AOS FUMANTES.
    FUMAÇA NÃO TEM GOSTO, POLUI O MEIO AMBIENTE, IRRITA A TODOS E FAZ MUITO MAIS MAL AO CORPO DO QUE O ALCOOL.
    PORTANTO FAÇA COMO EU, NÃO FUME E BEBA UMAS PINGAS, É BEM MELHOR, MAIS SABOROSA, DEIXA A GENTE ALEGRE, É MAIS BARATA, PODEMOS VARIAR O SABOR A BEL PRAZER, COM LICORES, REFRIGERANTES, NA CAIPIRINHA, PODE-SE BEBER EM QUALQUER LUGAR QUE NINGUÉM NOS ENCHE O SACO, A MAIORIA AINDA PARTICIPA.
    VAMOOOOOSSSS BEBEEEEEERRRR.
    É isso mesmo. Beber não agride/incomoda ninguém.
    Abraços
    Paulo

  12. AHHHH, E TEM MAIS:
    TEM PODERES MEDICINAIS.
    EU NUNCA VÍ UM BEBADO COM VERMINOSE.
    A PINGA É ANTISÉPTICA TAMBÉM, CURA AS AFECÇÕES E IRRITAÇÕES BUCAIS E DO APARELHO DIGESTÍVO, REGULA A PRESSÃO ARTERIAL EX: WISKIE ABAIXA A PRESSÃO, VINHO AUMENTA A PRESSÃO, VODKA E BAGACEIRA NOS AQUECE O CORPO. CERVEJA, CAIPIRINHA, BATIDAS REFRESCA

    Falô – Zé Augusto!!!

    TEM BEBIDAS PRA TODOS OS GOSTOS E BOLÇOS.

  13. Se os fumantes decidiram fumar, problema é deles. Eu nao quero esta porcaria para minha vida e não quero ter que aguentar esta fumaça por onde eu passo. Quase que a totalidade dos fumantes são mal educados e jogam a fumaça na cara dos outros, sem a menor cerimônia.
    *******

    Ana Lúcia:

    A questão não é nem de jogar a fumaça na cara do outro ou pro lado.
    Pro lado ou na cara, a fumaça incomoda e muito.

    Abraços
    paulo

  14. Olha usar de arbitrariedade para punir casos menores de quem é mal educado e fuma aonde bem convém não mostra dificuldade alguma para ser político. Fumo e sei aonde fumar, respeito os espaços fechados ou até mesmo espaços abertos porém coletivos. Do jeito que esses políticos não têm o que fazer…logo,logo vão determinar quantas relações sexuais teremos por semana e com quem. Além de limitar nascimentos.

    Político só rouba muito, porque quando é pego tem que deixar mais da metade para sair e ficar aqui fora. É como os traficantes que saem e t~em que pagar um pedágio contínuo para as policias aqui fora. E assim como muitos já sabem que o castigo demora para chegar (quando vêm…) vão em sermãozinho dominical é esta tudo bem.

    Tá aí o seu recado!!!
    Abraços
    Paulo

  15. Quer fumar onde bem entender e os outros que se f.?
    Os incomodados que se mudem? Lanço aqui a campanha: “Pelo direito de peidar sem culpa e sem pudor sempre que alguém acender um cigarro ao seu lado”. Quero ver quem vai ficar mais incomodado agora. Ah sim, eu também gosto de tomar uma cervejinha, portanto também posso me aliviar na sua perna, ou melhor ainda, dar um arrotão daqueles bem sonoros e baforentos na cara dos fumantes. Direitos iguais, ora.
    Ricardão:
    Tá aí o seu recado direto, sem rodeios. É o seu jeito, né!!! Legal!!
    Abraços
    Paulo

  16. Sem dúvida que cigarro é um mal a saúde. Concordo.
    Agora este projeto de lei está estranho demais, acho que antes de proibir alguma coisa é necessário, rever outras de suma urgência que é piores que o cigarro.
    E de dar dó estes mendigos que fumam craque todos jogados nas calçadas de São Paulo. Isto sim teria que ter um serviço de saúde que ajudasse estas pessoas.
    Agora quem fuma é consciente que faz mal e que as vezes até prejudicam outras pessoas com a fumaça, mas quem é prejudicado fica ali perto do fumante, se ele quiser sair de perto ele tem duas pernas.
    Eu creio que as pessoas largam de fumar por vontade própria e não pela obrigação de outra pessoa ou de uma lei.
    É ridículo este projeto de Lei, onde é que os supostos fiscais desta lei vão poder vigiarem tantos fumantes?
    Na maioria das vezes as pessoas só abandonam mesmo um vício quando ele tem vontade própria, e quando este vício já fez estrago na saúde dele, e normal ver pessoas largarem seus vícios quando o médico diz pra ele, agora não tem mais jeito, ele com esta sentença de morte, deixa o vício.
    Lá na Constituição está escrito ” Todos são iguais perante a lei”, Todos tem direito a saúde a educação etc. E isto nunca é cumprido, porque estou cansada de ver pessoas em filas de hospitais, jovens que entra para o ensino fundamental que nem sabem ler direito.
    Agora fazer uma lei pra proibir cigarro é bobagem, sabendo que isto nunca funcionaria na integra, seria só mais uma lei, como tantas outras. Quem dera funcionasse mesmo, e que este projeto viesse acompanhado de um tratamento para fumante abandonar o vício. E em seguida a aplicação da Lei, aí sim, estaria de parabéns!

  17. Uma vez estava num boteco e um fumante estendeu o braço com o cigarro acesso para fora de sua mesa e em direção à minha. Em tom de brincadeira sugeri a ele que colocasse o cigarro debaixo do nariz pois, assim aproveitaria toda a fumaça enquanto estivesse conversando. Não sei por que mas ele apagou o cigarro pelo resto do período em que se encontrou no local…..
    Xará:
    Legal sua atitude. É muito comum se ver por aí fumantes “poupando” seus amigos da fumaça direta e enfiando o cigarro no nariz do vizinho de mesa. Vamos torcer que daqui para frente atitudes como essa sua não sejam mais necessárias.
    Abraços
    Paul

  18. Agora é proibido fumar que se junta a outras proibições tais como :
    Usar cocaina
    Dirigir bebado
    Portar arma
    Roubar dinheiro publico
    Dar proprina para funcionario publico
    Nepotismo
    Ser preso sem julgamento final
    Será que estamos no caminho do islamismo ?
    Se for , serei homem bomba pois será a unica emoção possivel.
    Prezado Leitor:

    Não sei responder sua pergunta. Mas se vc julgar que estamos próximo ao Islamismo, não se exploda ao lado de outros. E, se for possível, também não fume mais onde não vai poder.
    Abraços
    Paulo

  19. A lei é ÓTIMA, mas faltou aumentarem a tarifação das ditas “drogas legais”, como tabaco e alcool. Estas substâncias aumentam o gasto da saúde pública e portanto deveriam ajudar do seu financiamento. O coitado do pcte do SUS é que, em última análise, paga a conta.

    Mas antes que digam que o alcool não faz mal a saúde, faz sim, mas pelo menos só faz ao que bebe e não a quem fica do seu lado!
    Isto se o beberão não resolver sair de carro por aí!

    Um saudável abraço para todos!!!
    Prezado Carlos:
    Falou bem. Saudável abraço pra vc também!!
    Valeu.
    Paul

  20. Aqui vai o comentario de um fumante que concorda com a lei. Fumo à 18 anos e uma coisa que sempre me preocupei foi com os não fumantes. Restaurante com area para fumantes, a maioria é ridicula mesmo. É a distancia de um braço. Eu poderia bater minha cinza no prato do não fumante.
    No serviço, eu desço para fumar. No ponto de onibus, se eu for fumar, fico longe. Agora… Preconseito para com fumantes, é preconseito e ponto. Dizer que todos os fumantes são “Cabeça dura e teimosos”, Folgados, e outros “elogios”, esta generalizando. È igual como foi comentado, eu chegar e falar que todo gordo é guloso, vagabundo e preguiçoso.
    Alcool e tabaco são liberados. São uma droga tambem e causam vicio. Eu sei disso. Eu sei que faz mal e me mata. Eu comecei a fumar numa epoca que fumar era bonito e meus idolos de infancia fumavam (é so ver os desenhos antigos do pernalonga, pica-pau etc.).
    Enfim, eu fumo, aprovo a lei, assim como bebo e aprovo a lei seca de dirigir. Mas antes de generalizar os fumantes, lembrem-se que muitas pessoas ao seu redor deve fumar e você nunca soube disso. Nem todo fumante é folgado.
    É isso. Meu ponto de vista.

  21. Boa tarde, Paulo.

    É isso mesmo. Beber não agride/incomoda ninguém.
    Abraços
    Paulo

    Me desculpe, mas tenho que discordar totalmente de vc.
    Casos de agressão em família principalmente, estão diretamente ligadas à bebida, ou melhor, aos efeitos da bebida no bêbaço.
    AHHH! Lembrando ao Jose Augusto, que:-
    Whisky – Aumenta a pressão e provoca AVC
    Vinho – Dilata as artérias e diminui a pressão arterial.
    E todas as bebidas podem dar CIRROSE.
    E quanto a discriminação ao Fumante, ou a qualquer outro Viciado, é questionável, afinal,
    Teu direito termina qdo começa o do outro.
    Abraço.

  22. Sou fumante e creio que os não fumantes estão declarando uma verdadeira guerra contra nós. A fumaça dos carros também faz mal a saúde, então creio que todos os não fumantes deveriam andar a pé ou de bicicleta para também não fazerem mal para minha saúde.

  23. Acho louvável a preocupação do governador em relação ao ar que respiramos. Entretanto…

    … o maior problema de poluição atmosférica em SP vem dos carros. A Petrobrás ficou de diminuir a carga de enxofre em acordos assinados, mas descumpriu-os solenemente, dando uma banana à saúde da população. Contra a fumaça do cigarro eu tenho como me esconder – já da fumaça dos carros, não.

    Será que o Governador vai peitar a Petrossauro e exigir dela um combustível mais limpo? A minha sensação é que sempre que o governo (qualquer governo) precisa fabricar um número, ele, ao invés de fazer sua parte, apenas aponta uma arma pra cabeça do cidadão dizendo “não pode!”
    ***
    Tá aí o seu recado. Mas o combate a cigarros em lugares fechados já é um começo, concorda???
    Abraços
    Paul

  24. Alem das imagens, deveriam colocar a soma dos impostos que um fumante paga para o governo no final do mês/ano… acho que isso talvez o faria parar de fumar… 🙂
    Boa idéia!!!!]
    Abraços
    Paulo

  25. Essa história de fumante passivo é pura balela, se é assim, o que dizer da poluição dos carros mal regulados, onibus, caminhões… A propósito não soube ainda de um acidente de transito causado por uso do tabaco, violencia familiar contra mulheres e crianças causadas pelo cigarro. Quanto ao Alcool enchem os noticiários de nosso dia a dia. HIPOCRISIA querem uma para VIVER.

    Não concordo que fumante passivo seja balela, conforme suas palavras. Mas sua opinião está aí.
    Abraços
    Paulo

  26. Vício desgraçado , que torna o fumante “persona non grata”, pois ninguém quer por perto. Essas pessoas deveriam buscar ajuda , pois qual é a graça de puxar fumaça para dentro do pulmão? Já foi o tempo daqueles “BOBOS” , que imaginavam ser fumante era status. Eu fico imaginando o início de uma pessoa nesse vício. Acho que todo mundo , ou quase, já colocou um cigarro na boca de brincadeira. É horrível, então para a pessoa se tornar fumante, ela tem que “forçar a natureza” e continuar com o cigarro, pois se ela der ouvidos aos sabores , olhos , cabelos e outras partes , com certeza não tentaria de novo. ODEIO O CIGARRO, E SUA FUMAÇA, MAS NÃO O FUMANTE!

  27. IMPOSTO, MUITO IMPOSTO AO CIGARRO, UM LITRO DE WISK MAIS BARATO CUSTA r$ 15, ENTÃO UMA CARTEIRA DE CIGARROS TAMBEM DEVERIA SER R$ 15, ASSIM O SUS ARRECADARIA UM POUCO A MAIS COM O TRATAMENTO DESTES PORCOS, ISSO MESMO, PORCOS, PORQUE O FUMANTE JOGA CINZA EM QUALQUER LUGAR, JOGA BITUCA EM QUALQUER LUGAR, PELA JANELA DO APARTAMENTO, PELA JANELA DO CARRO, ENFIM, A CASA DELE FEDE, A ROUPA DELE FEDE E ELES NÃO SE TOCAM.

  28. Caro Francisco, tudo oque você citou já é proibido, só falta a punição, do mesmo jeito que ficarão os fumantes que desrespeitarem essa nova lei. E, se você quer virar homem bomba por conta disso, é porque é favor desses delitos.

  29. Aos xiitas ecológicos que acham que o cigarro polui, saibam que os vestígios de borracha que os seus veículos ou aqueles que você usa e que fica impregnado no asfalto levam muito mais que seiscentos anos para serem desintegrados, vamos então proibir o uso de veículos automotores, voltemos aos veículos com rodas de madeira, dispense tudo o que você tem em casa, no carro ou onde quer que esteja que contenha plástico, vamos proibir o álcool, a TV-asneira, os pastores, os bispos excomungadores, enfim, vamos acabar com o mundo ou virarmos todos escoteiros e seguirmos as “régrinhas” cagadas por alguém…

  30. Fui fumante durante 25 anos. Um dia peguei uma gripe (fumar com gripe é horrivel) e resolvi que não mais fumaria. Tinha acabado de comprar um pacote (10 maços) e fui devolver à tabacaria de uma Padaria defronte meu apartamento.,( ficando com crédito em haver). O maço que estava fumando – só tinha fumado 2 – ficou ao lado da televisão na sala, para que eu pudesse vê-lo e ter a certeza que não mais fumaria. Ficou ali por muito tempo. Hoje, passado 10 anos ainda o tenho quardado no rak, como lembrança da VERGONHA QUE EU TIVE NA CARA, PORQUE NÃO PARAR DE FUMAR É PURA FALTA DE VERGONHA
    Não me importo com fumantes, porque eu sei o quanto eu pertubei e incomodei as pessoas não fumantes, mas que é bem melhor não fumar…isto é.

  31. Sou contra proibição e a favor da educação!
    No Brasil não se fuma tanto como eu vi nos ditos primeiro mundo. Por que não reformular os locais para fumantes? Permite-se fabricar e vender carros que ultrapassam os 200 km/h e proíbem andar acima de 110 km/h. Fabricam-se e vendem-se bebidas alcoólicas e tolerância zero para quem dirige. Quase nada tem coerência neste país. Não sou fumante e nem bebo.

  32. É com leis como essa que os políticos escondem o que realmente fazem. Eu não sou fumante e pouco me importa o que cada um quer fazer da sua vida, quem acha ruim o cheiro de cigarro que respire fundo assim que levantar do vaso sanitário.
    E para que se apegam a idéia que o fumante faz mau a pessoas ao redor, que procurem saber o que sai dos escapamentos dos seus veículos automotores.

  33. O fumante é o homem que parece dois animais, burro e porco.
    Burro, porque sabe que o cigarro vai acabar com os pulmões, já perdi meu pai com este mal e insiste no erro.
    Porco, porque, desde quando vai acender o primeiro cigarro do maço, faz sujeira, pois rasga o celofane e joga nochão, rasga o alumínio e joga no chão, acende o cigarro, joga a cinza no chão e a fumaça nos outros e a bituca, vai novamente no chão…….

    Como são chatosssssssssss

  34. O fumante paga uma carga de imposto muito grande na hora de aplicar o imposto o não fumante se aproveita disso vamos parar de hipocrisia criticam o fumante mas não o imposto que o mesmo paga
    Obs. não sou fumante

  35. Eita quanta hipocrisia !Lei pra dizer aonde se deve fumar.Ah esqueçeram de legalizar tb o local do craque,em pleno centro da cidade,onde os adolescentes são as maiores vitimas.Alto lá.fumar tem lugar pq incomoda ao px,só que qdo fumo não bato o carro,não fico valente,não procuro briga,não atropelo e mato ninguem no transito.Então fica combinado assim:fumar não Pode………Beber ,atropelar,espancar,Matar pooooooooooooodeeeeeeeeeeee!Eita pais sem noção meu deus.

  36. Do jeito que as coisas estão caminhando, muito em breve algum outro político espertalhão que também estará pensando apenas em se promover para poder tentar ganhar as próximas eleições (e assim poder roubar a vontade) vai achar que o sexo faz mal para a saúde das pessoas, pois transmite doenças, gera filhos indesejados, etc, e então irão colocar dentro dos quartos de cada um de nós um fiscal para ver se estamos praticando este ato sob pena de detenção (provavelmente será algum apadrinhado político para poder mamar nas tetas do governo). É proibido beber, é proibido fumar, é proibido jogar… mas roubar os cofres públicos, isso não é, né? Quem esses políticos pensam que são para querer nos dar lição de moral ou dizer aquilo que podemos ou não fazer?

  37. A situação do cigarro é análoga ao do uso do cinto de segurança ou do capacete. O Estado afirma sua superioridade sobre os cidadãos tão somente com um intuito protetor. De certo modo, pode parecer razoável cada um usar o seu cinto ou capacete, afinal, é a própria vida em risco, mas o caso do cigarro consegue ser pior do que os exemplos anteriores, já que afeta a vida daqueles que não compartilham o hábito. Dessa forma, se existem leis reguladoras restringindo a liberdade individual em temas que pertinam exclusivamente determinado indivíduo, a intervenção estatal deve ser maior naqueles em que o conjunto social é afetado.

  38. Sou a favor da lei, por conta da falta de educação e consideração dos fumantes para com os não-fumantes.

    E ainda acho que quem fumar em casa deve ser depois processado pelos que moram com ele, indenização por danos materiais pelo fumo passivo.

    Quanto aos impostos, deveria haver um aumento progressivo sobre os cigarros(esse ano o governo começou bem nesse sentido), não um aumento súbito como sugerido por alguém acima (um maço a R$ 15,00), para que não haja simplesmente um desemprego no setor fabricante, mas deve haver um aumento contínuo, se com o passar do tempo ficar caro demais, problema dos fumantes, pois o gasto que eles dão ao sistema público de saúde é enorme, nada mais justo que paguem antecipadamente por isso.

    Abraço

    GUI

  39. Sou fumante e me considero um fumante consciente. Não fumo em restaurantes, não me custa esperar cinco minutos para fumar, assim que saio satisfaço minha vontade.

    Mas é um absurdo querer que EM UM BAR não se possa fumar! Acho mais do que certa a proibição em repartições públicas e etc.
    Mas, no happy hour, tomando minha cervejinha, ser proibido por uma canetada de um tabachato é um absurdo!!!

    Bebida e cigarro caminham juntas, quem não quer sentir cheiro de cigarro EM BARES que vá a um convento!!!

  40. deveria sim proibir tanta opiniao idiota.o cigarro faz mal a quem fuma.a bebida destroi uma família.eu como alcoolatra e ex fumante acho q deve ser cada um no seu quadrado

  41. No Brasil, fica difícil dizer se a lei pega. Pois moramos no Brasil e o conhecemos muito bem, claro. O fumante não respeita nem a sua saúde, imagine a lei e a saúde alheia, portanto o fumante está preocupado apenas com o seu prazer, dane-se os demais. Espero que essa lei realmente funcione para que nós não- fumantes possamos respirar em paz e sair desses ambientes que só nos sufocam.

  42. Nada contra a quem nao fuma e aos adeptos como eu. TODOS tem razão. Apenas acho que numa cidade tão importante e num País mais importante ainda,com tantos problemas a serem resolvidos,com tantas ordens,leis,taxas,imposições e orientaçoes à serem aplicadas… estão ganhando NOSSO dinheiro debatendo projetos iguais a esse.
    Acho que esta faltando alem de vontade,vergonha na cara,para resolver o que realmente interessa para o bem de todos.

  43. A pessoa que fuma e não respeita os demais, é igual a que cospe no chão, usa o banheiro alheio e o deixa cheio de seus rastros, dirige seu carro pensando que tudo pode, bate na mulher, xinga os filhos, fala mal dos outros, quando nao comete outras piores infrações e até crimes. Não merece viver em sociedade, é um indivíduo que precisa ser punido e penalizado. Sem limites destrói o ambiente que se encontra, é um predador egoísta e perigoso. Eu fumo, mas me policio o tempo todo, não é só educação, é questão de respeito ao próximo ! Preciso largar esse vicio uqe só destrói minha saúde.

  44. Eu fumo, minha esposa fuma, somos de uma epoca onde fumar era o maximo. Nos estamos tentando deixar este vicio, muito dificil, porem estamos parando por opcao propria e nao por estas leis truculentas. grato

  45. CIGARRO é inútil e incomoda sim os outros!!! Os fumantes que jogam bituca em qq lugar são os que mais me irritam, além de poluirem o ar poluem com lixo.

    Nojo.

  46. O fumante tem o direito de fumar, quer isto prejudique a sua saúde ou não.
    Já o não fumante para exercitar o seu direito de não ser fumante passivo tem que sair do lugar ou não frequentar lugares onde tem pessoas fumando.
    E aí quem deve ser “penalisado”?
    Quem prejudica a si e a quem está ao seu redor ou quem não fuma?
    O governo ganha muita grana com o vício dos outros, afinal os impostos sobre o cigarro são caríssimos, então porque cria leis que inibem o fumo?
    Claro que é porque fumar faz muuuuuuito mal.

  47. Eu sou fumante, e defendo a lei, so não defendo ficarmos analisando, seria de bom tom todos nos começarmos a fiscalizar as atitudes do governo que esta acabando com a sociedade e inclusive o planeta, basta nos olharmos para a amazonia. agora porque não cobramos do governo atitudes reais, sera porque temos cu, e quem tem cu tem medo, ou sera que somos acomodados. eles estão enriquecendo e nos preocupados em comentar a questão do cigarro.

  48. Espaço utilizado para banalidades e um bando de natutebas chatos que querem ir para a balada aos 85 anos, e querem morrer saudaveis.
    Porque não vão procurar assuntos mais inteligentes.

    Sou fumante e não frequento nenhum tipo de buteco, não incomodo ninguem e ainda me livro de bebados e naturebas chatos como vocês todos aqui.

  49. Eu sempre achei de mau grado fumar em ambientes fechados, dentro de casa, no carro ou em ônibus e aviôes (como se permitiam antes). Aceito essa Lei e acho que não pega em todos os lugares. Imagine um salão onde as pessoas passam quatro horas bebendo, dançando e inalando a fumaça do gelo seco. Aqueles bares e padarias de bairro. Não existe fiscalização suficiente para tanto. Agora, quero saber se o poder público fica com o mesmo interesse em despoluir o ar que respiramos nas nossas cidades, por negligência dos donos de veículos sem manutênção, sem eximir de culpa também as montadoras e os fabricantes de combustível. Os nossos rios, nossos lixões,…temos que partir de algum ponto, não é mesmo? O fumante foi o escolhido.
    Nós não stamos morrendo por conta de funar passiva ou ativamente, estamos morrendo por abuso do poder e apatia, por ganancia e falta de fé. Estamos perdidos e não sinalizaram o caminho, justamente para que não possamos voltar.

  50. Sou fumante, e gostaria que lançassem a seguinte inquete: Você conhece alguem não fumante que morreu ou teve problemas de saúde por causa do cigarro? Vamos votar e ver se a lei é realmente válida!

  51. Nada contra a quem nao fuma e aos adeptos como eu. TODOS tem razão. Apenas acho que numa cidade tão importante e num País mais importante ainda,com tantos problemas a serem resolvidos,com tantas ordens,leis,taxas,imposições e orientaçoes à serem aplicadas… estão ganhando NOSSO dinheiro debatendo projetos iguais a esse.
    Acho que esta faltando alem de vontade,vergonha na cara,para resolver o que realmente interessa para o bem de todos.Parabens às pessoas que tem o que dizer,criticar é muito fácil,entender muito mais, aceitar as pessoas como são e como se sentem melhores ,é que é………para tantos impossivel.

  52. Não se pode confundir alho com bugalho. Quem bebe cerveja não está prejudicando o próximo, a menos que exagere e saia guiando bebedo e causar atropelos. Quem fuma prejudica o próximo de duas maneiras : 1) pela fumaça ativando alergia, principalmente, se se tratar de asmático; 2)a fumaça, produz, no fumante passivo ( não fumante que está no mesmo ambiente do fumante) os mesmos efeitos que para o fumante:revestimento dos alvelos pulmonares e desencadear tumores em pessoas com tendência ou não para o cancer.
    O erro da proibição, contudo, está em incluir os espaços publico
    na proibição do fumo.

  53. Nunca fumei,não consegui por causa do cheiro extremamente desagradável ,mas sempre fui obrigada a conviver com o cigarro alheio,inclusive nos meios universitários da USP e da PUC.Inclusive era considerada “quadrada” já que esse comportamento era incompatível com o dos colegas.Creio que se a lei proibisse fumar nas aulas e conferências teria sido bem melhor,portanto considero que a lei é muito boa.Para quem fala em educação para evitar o uso do fumo respondo que todo esse pessoal era de nível superior e pós-graduado.A proibição precisa existir,mas é necessário também a mudança do comportamento que já tem se verificado nos países ditos de primeiro mundo,onde é proibido e é vergonhoso fumar.Então deixo minha opinião nesse blog,pois não deve haver linchamento moral dos fumantes,mas fazê-los sentir que este é um comportamento anti-social como os demais que já foram citados,e que devem também ser criticados:poluição ambiental,embriaguês etc..

  54. Não se pode confundir alho com bugalho. Quem bebe cerveja não está prejudicando o próximo, a menos que exagere e saia guiando bebedo e causar atropelos. Quem fuma prejudica o próximo de duas maneiras : 1) pela fumaça ativando alergia, principalmente, se se tratar de asmático; 2)a fumaça, produz, no fumante passivo ( não fumante que está no mesmo ambiente do fumante) os mesmos efeitos que para o fumante:revestimento dos alvelos pulmonares e desencadear tumores em pessoas com tendência ou não para o cancer.
    O erro da proibição, contudo, está em incluir os espaços publico
    na proibição do fumo.
    NÃO SEJA FACCIOSO. VI TODOS OS COMENTÁRIOS. NÃO HÁ NENHUM COM O MEU NOME, PORQUE É A PRIMEIRA VEZ QUE VI SEU ARTIGO. FAÇA-ME O FAVOR DE ACEITAR MEU COMENTÁRIO. EDUARDO iSSA.

  55. governo idiota, porquê ele não se preocupa com os bandidos, estupradores, o tráfico pesado que mata milhares de pessoas todos os dias, os ladrõesque pôem uma arma na sua cabeça e muitas as vezes te matam é isso que o governo e esse bando de desocupados que estão preocupados com os fumantes deveriam fazer, não se esqueçam a conta bancária dele ta cada vez mais gorda . preocupem-se comk nosso dinheiro suado que vai pra suiça .

  56. Decidi ! vou parar de fumar hoje mesmo, mas vou voltar a tomar banho de 30 minutos. Se todos politicos podem gastar centenas de litros para tomarem banho em suas hidros nos apartamentos pagos com meu imposto então também posso ter esse luxo. Não sei se as proximas gerações irão me elogiar por ter parado de fumar ou lamentarem por ter tentado viver como um politico. Mas até lá vou curtir meu banho. Pensem é uma questão de tempo o que irá durar menos o ar ou a agua ?

  57. Sou completamente a favor da lei. Tenho alergia de fumaça de cigarro e, ainda, tenho que aguentar um vizinho de cima que desce para fumar no meu andar, quando não usa sua janela para jogar cinzas. Ou seja, não tenho sossego nem em casa.

    Inúmeras vezes tive que sair do ponto de ônibus por causa da fumaça de algum fumante, que nunca fica contra o vento.
    Assim, impedir o fumo em locais fechados não é ditadura, não é proibir o fumo. Ainda terei que aguentar o fumante do ponto do ônibus e meu vizinho na janela. Mas não no meu corredor.

    Quem opta por não fumar não deve ser obrigado a cheirar a fumaça do cigarro do outro.

    QUERO DEFENDER O MEU DIREITO DE RESPIRAR AR SEM FUMAÇA DE CIGARRO!

    Quanto a sugestões acima, o “fumante” respectivo, poderia cheirar a fumaça do escapamento do próprio carro, economizaria no mercado e no imposto. Afinal, veículo é um mal necessário, principalmente em cidades grandes.

    Não é porque um defeito da vida em sociedade não pode ser sanado que o outro deve ser mantido.
    Acho que o fumante tem que pagar mais imposto sim, pq dá mais gastos à saúde pública. Se não frequenta hospital publico, com certeza já fez um alérgico ou qq outra pessoa ter de usar.

    Os fumantes mal educados devem deixar esta hipocrisia de exigir liberdade de fumar em qq lugar desrespeitando a liberdade de quem sequer perceberia que ele existe se não jogasse fumasse nos outros.

    Ah! E quanto à piadinha do vaso sanitário, eu costumo manter meu vaso limpo para que não exale odores, o “respectivo fumante” que fez o comentário não deve fazer nem isso.

    E, parabéns aos fumantes que respeitam os demais. TENHO CERTEZA DE QUE A LEI NÃO OS AFETARÁ, PQ JÁ SÃO EDUCADOS O SUFICIENTE. JAMAIS PRECISARÃO SER PUNIDOS POR ESTA RAZÃO.

  58. Duvido que a maioria dos fumantes pratiquem o ato obsceno em locais convencionais como, por exemplo, a igreja. O problema aqui (sendo bem realista) são os bares. Quem vai a um bar espera encontrar fumaça, assim como quem vai à zona do baixo meretrício espera encontrar mulheres de vida fácil. Entendo que ninguém é obrigado a aguentar a fumaça alheia, porém não vá à sorveteria procurando um cheese burguer. As casas de são Paulo não estão preparadas para receber os fumantes (que não poderão fumar) e, se a lei realmente pegar, o movimento vai despencar. Eu sou fumante e, caso não possa fumar no meu bar preferido, vou ficar em casa com meus amigos fumantes e não fumantes curtindo uma cervejinha (bem mais barato que no bar) e sossegada. Aos não fumantes: Como vcs vão curtir um happy hour sem seus amigos fumantes?

  59. Não sou fumante nem bebo álcool, mas penso que devemos ser democrático.
    Acho que nem o “bebum” deve se aliviar nas minhas pernas nem o fumante me obrigar a fumar com ele.
    Quanto às despesas, todos os dois podem me dar prejuízo, pois se o primeiro tem os mal educados que provocam muitos acidentes de trânsito, desintegração de famílias, demandas judiciais etc, o segundo, por outro lado, provoca males nos ativos e passivos que PODEM acabar nos hospitais. Mas por incrível que pareça, os fumantes dão menos prejuízo à sociedade que os beberrões, só que a indústria do gole não deixa nem a mídia ver isto.

  60. Não conheço o inteiro teor da lei, mas concordo com todos que fumar incomoda (pelo menos a mim incomoda MTO). A fumaça me intoxica e mal consigo respirar. Talvez se os fumantes tivessem mais consciência essa lei nem teria sido editada.

  61. É como aconteceu com o cinto de segurança, todo mundo criticava pois era obrigatório seu uso para não ser multado. Hoje todo mundo usa e entende o seu propósito. A ´roibição através de Lei do fumo em locais coletivos vai moralizar uma situação absurda que infelizmente a educação e o bom senso comum não puderam resolver até agora. Ninguém quer discriminar os fumantes, mas impedir o fumo passivo.

  62. O único lugar para fumantes esta a sete palmos … Alguem já viu o fumante jogando a fumaça na própria cara . Eles sempre jogam fumaçapra cima , pra qualquer lado, demostrando que não gosta da fumaça. Então porque fuma ?

  63. Acho ótimo essa lei! Odeio cigarro e detesto mais ainda a fumaça. Não sei, mas parece que ela me persegue. Quando estou em lugares públicos sempre aparece alguém com um cigarro soltando fumaça do meu lado. O vício de fumar é extremamente invasivo:- quem se droga não fica em lugares públicos cheirando ou fumando no meio dos outros; quem bebe, sem ser aquele bêbado chato, não incomoda ninguém; quem come besteira de mais, só tá fazendo mal a si próprio… enfim, existe muitas coisas que são erradas também, mas que só vão fazer mal a quem pratica. Já o maldito cigarro, incomoda, incomoda, incomoda, incomada muita gente! Os fumentes que me desculpem, mas ar puro é fundamental!

  64. Este povo não percebe,não sou fumante mas sou contra a Ditadura.O Governador está só criando um fato para desviar a atenção do que realmente interessa.Por exemplo a segurança publica.Amanhã poderemos ter mais tres dias de rodizio,afinal não existe algo que despeje mais monoxido de carbono do que os carros.Assim nossa liberdade vai indo pró brejo e não se dão conta.

  65. a coisa é facil todo fumante tem que usar capacete que nem motoqueiro.
    e todo restaurante tem que ter um quarto sem janelas para eles se reuni la dentro.
    obs.. o capacete tem que ser feichadooooooooo.

  66. Sou fumante e não sou hipócrita. Aumentar o valor do cigarro, tudo bem… Mas, por que não fazer o mesmo com a bebida ? O alcoolismo atinge e prejudica a família e pessoas amigas. Mata no trânsito mais do que o próprio cigarro. O fumo é um vício solitário enquanto o alcoolismo atinge as vezes uma coletividade. Uma garrafa de pinga custa o equivalente a um maço de cigarro.
    Infelizmente, fazer o que ? Dizem que a cachaça é o cobertor do pobre. Lula que o diga.

  67. concordo plenamente com as reclamações dos não fumantes, odeio cigarros, minha mãe teve 2 infartos e continua fumando o lema dela é: “se eu não tivesse fumando já tinha morrido” pode?

  68. Por estes comentarios deu para sentir que os não fumantes são uns porcalhões que tem o desejo reprimido de urinar nas pernas dos semelantes, arrotar nos ouvidos dos outros,peidarem onde quiserem.Se já não fazem seus dissipulos de Hittrer vamos voltar com os campos de concentrações seus raças perfeitas só que agora acharam outros no lugar dos judeus.

  69. lendo os comentarios percebo que com raras exceções que aqui mesmo postaram alguns comentários. os fumantes são hipócritas ao extremo e tem uma coleção de argumentos furados que eu nuca vi igual

  70. Em 1990 perdi meu pai para o cigarro. Mais que um incomodo vicio maldito, o cigarro, destroi familias e sonhos. O meu pai não conheceu seus netos, meus filhos não puderam brincar com seu avô. Enfim, em uma democracia todos podem fazer tudo, até mesmo se suicidar e de quebra destruir vidas, familias e almas.Lamento muito que alguns seres desumanos e extremamente irracionais e egocentricos, defendam um vicio diabólico re que só tras prazer através da dor de milhares e milhares de seres humanos muitas vezes inocentes e que acompanham indefesos e constrangidos este mal que destroi mais que algumas guerras. Muito mais que ódio contra o cigarro, tenho pena desses infelizes seres sub humanos e egocentricos irracionais, que colocam vicios tão destrutivos e nada instrutivos, acima de seus entes mais queridos e até de suas próprias vidas.

  71. Sou a favor da lei, pois, meu filho tem bronquite alérgica e o cigarro sempre piorava suas crises.
    Sempre tento dizer aos fumantes que não seria melhor a gente sentir as pessoas perfumadas ao invés de estarem chierando cigarro!
    Faço-as pensar em quanto economizam e poderiam pagar prestações de um carro em um consórcio e também que gosto delas e não gostaria de vê-las doente em um futuro próximo.
    Estes são meus argumentos: ficar cheirosinho, ter um bem material e se preocupar com a saúde…
    Espero que a lei pegue e os fumantes pensem em todas estas alternativas, além de prejudicarem outras pessoas além delas próprias.

  72. Lembrei de mais uma coisa: São Paulo é a locomotiva do Brasil. Segundo dizem as cabeças mais inteligentes então nesse poderoso estado. Em SP não há poluição sonora, não há poluição visual e o ar (tirando o cigarro) é purissimo. Mas, “só deixo o meu cariri no último pau de arara”.

  73. “Beber não agride/incomoda ninguém” ???
    Um blogueiro é um formador de opinião, precisa pensar duas ou mais vezes antes de escrever !
    Léa,

    Não entendi mesmo o seu comentário. Tente outra vez

  74. Esse recado é para SUZI 15/04/09 – 18:45h.

    Suzi, primeiramente boa noite, em segundo lugar fico triste com suas comparações na tentativa de justificar este mal tão degradante, quanto o vício do fumo, veja bem que eu lhe disse VICIO DO FUMO, pois, você não percebeu mas, você, queira ou não, é uma viciada. Lógico que por enquanto este vício ainda é legal, contudo, se cada um fizer sua parte, teremos um mundo bem mais civilizado. Pare de fumar por amor aos seus familiares e amigos mais queridos, aqueles que apesar de se incomodar com seu VICIO, a tratam com amor e carinho, tanto qto a mãe do viciado em crack, ou do ébrio, enfim, tente entender que você fuma porque é viciada e não porque outros vícios “atropelam, espancam ou matam”, valeu. Um forte abraço e espero que vc um dia saiba o prazer que é não ter vícios, ou seja, ser apenas viciado em amar o próximo, os amigos, parentes, filhos, conjuges, etc.

  75. Fazer a coisa certa dá trabalho! Eu concordo que devemos apoiar todas as medidas para eliminar e fumo das nossas vidas e de todos. Porém, não posso concordar com medidas populistas. A primeira grande dúvida é se “vai pegar”, claro que não vai! Os comerciantes vão dar o tom nesta polêmica para não perder dinheiro. Alguns vão proibir, porque sua clientela vai exigir, e outros vão permitir porque senão vão fechar.

    Nada que já esteja acontecendo sem interferência do Governo. Uma atitude digna do Governo, executivo e legislativo, seria criar programas sérios com o fornecimento de apoio psicológico, psiquiatrico e médico para os viciados de todas as naturezas, tabaco, alcool, cocaina, maconha e principalmente crack. Uma campanha publicitária ajudaria a concientizar os viciados e os não viciados, porque trata-se de doença e não livre arbítrio como os viciados tentam nos convencer. Os viciados tem que entender que eles estão doentes e a sociedade tem assumir a sua responsabilidade e cuidar dos seus membro. Não concordo com filosofia adotada que deixa os nossos doentes morrerem porque eles não querem se tratar. Isto é suicidio e é crime! Porque não mudamos esta conduta e colocamos estas pessoas em tratamento compulsório. Os crimes leves são tratados com penas alternativas, neste caso a pena seria o tratamento monitorado.
    Que tal?

  76. Essa é para os internautas que estão irritados com as medidas paleativas contra o fumo:

    1º O cigarro é uma invenção estrangeira, vendido pela Souza Cruz (multinacional) e Phillip Morris (multinacional); Há Tem o Paraguaio também;
    2º A auto confiança dessas multinacionais é tão grande que eles nem sequer pestanejaram para colocar fotos em seus maços, ou qdo perderam espaço na midia;
    3º Você nem desconfia o por que?
    4º Pense bem…
    5º Ligue os fatos…
    6º Por que o traficante não se preocupa com a policia?
    7º Vou clarear sua mente.
    8º SÃO TODOS VICIADOS. Farão qquer coisa por seu vício.
    9º Impostos, proibições, incomodo… Nada disso vai funcionar, ou vai…
    10º Enfim, quero dizer que, nem tudo é o que parece, pois, sabemos que o proibido é mais gostoso, não é…?

  77. Quem fuma é fumante e quem bebe é bêbado.

    De um fumante todos sabem o que esperar – fumaça.

    De um bêbado nunca se sabe.

    As manchetes são fartas – “Bebado mata companheiro de bebida” – ainda não li nenhuma que dissesse – “Fumante mata companheiro de cigarro”.

    Concordo, inteiramente, que haja restrições de fumo em bares, restaurantes, etc de não fumantes, ninguém tem o direito de fazer outras pessoas inalarem fumaça, inclusive, os proprietários de veículos automotores.

    A liberdade de cada um é inviolável desde que não viole a liberdade de outrem.

    Os fumantes possuem o direito inalienável de fumar, desde que a fumaça não agrida os não fumantes, além de que pagam caro por isso – o cigarro “free”, cujo maço custava R$-2,50, passou a custar R$-4,25 e essa diferença em reais não foi para os fabricantes e sim para engordar os bolsos da quadrilha do governo – eles sempre saem ganhando e o povo perdendo, liberdade e dinheiro.

    Um dos ingredientes mais perigosos do cigarro é o “alcatrão”, se voce mora em uma grande cidade já deve ter percebido que, por mais que voce limpe a sua casa ou apartamento os seus pés ficam pretos se não estiver usando chinelas, pois é, esse preto é alcatrão gerado pelo atrito dos pneus dos veículos e o asfalto e voce o respira diuturnamente – algum político precisa legislar para o asfalto das rua ser substituído por alguma substância que não transforme todos os habitantes em fumantes passivos.

    Já estou me alongando e para encerrar vou citar uma frase do grande filosófo brasileiro Millor Fernandes – “pensar é só pensar” – pois é, novamente, está na hora de começarmos a raciocinar.

  78. Sou fumante, procuro respeitar no máximo os não fumantes, independente de leis, proibições, etc… como disse um amigo ai para trás, que o direito de um termina onde começa o de outro, mais digo que quem cria leis desse tipo teria que ver, e vê, tantas outras coisas mais importantes e as IGNORA. Tenho uns amigos que criticam o ato de fumar, mais não fazem cerimônia em bocejar, tocir, na “cara” dos outros sem tapar a boca, isso em local aberto ou fechado. É certo isso? Digo, criticar as atitudes do seu próximo é uma das coisas mais fácil. Portanto esses aí que estão “descendo o pau” nos fumantes, inclusive chamando-os de porcos e burros, por favor dêem uma olhadinha para trás, de lado, dentro de sua cozinha, seu quarto, sua sala, sua vida, etc… Quem sabe após essa olhadinha, vai ver que está sentado sobre a merda e está chingando o vizinho de catinguento “fidiiiido”. Té mais gente…g).

  79. Me entristece a argumentação exacerbada dos não fumantes, principalmente quando afirmam o “fumante passivo”. A lógica nos leva a indagar porque razão os anti-tabagistas ignoram a poluição atmosférica e jogam a culpa no cigarro. Desinformação? Covardia? ou Pura Ignorância. Comparem a produção de monoxido de carbono entre cigarro e carro, cigarro e indústria. Fica uma pergunta no ar, conhecem algum fumante passivo que tenha iniciado a fumar, passando a ativo. Sim, pois uma das características mais importantes da nicotina é viciar, quase de imediato.

  80. Como fumante passiva em meu proprio apartamento por causa dos fumantes do apartamento do lado e de baixo, sou obrigada a sair de madrugada e ficar na portaria esperando a fumaça passar porque sou alérgica e acordo sempre com o cheiro. Gasto uma nota em tratamento médico emergencial, fico com a casa toda impregnada. A lei tinha que proibir cigarro no condomínio todo: é o andar todo que fuma junto com os caras. Não estou interessada nesse monte de bla-blá-blá sobre “as outras fumaças”, eu estou reclamando da fumaça dos fumantes, que é o que me acorda todo dia às 3 da madrugada e que leva boa parte do meu tempo e dinheiro em médicos. Nunca tive um ataque de asma na rua atravessando no farol ou em frente de uma indústria, mas tenho toda vez que um pobre infeliz resolve acender o cigarro e jogar na minha casa aquele monte de toxinas. Esse recado é para que os fumantes que defendem a “inexistência de fumantes passivos” sintam na consciência pelo menos um pouco da dor que nós, fumantes passivos SIM, sentidos no nosso estômado nauseado pelos seus dejetos irresponsáveis e na nossa garganta que tosse 8 horas por dia. Agradeço aqui sua profunda consciência pelo assassinato lento e cotidiano a que nos submetem com a boca cheia de fumaça e argumentos estéreis.

  81. Li alguns e venho dar minha opinião:

    1- Coitado do SUS por tratar fumantes?? Coitadas das pessoas que sao atendidas (mal) pelo SUS e dos cidadãos que pagam impostos e estes são pessimamente geridos por estes governantes que nós (apesar de eu nao votar em Lullas e FHCs, afinal PSDB = PT) ignorantes votamos…

    2- Eu fumo, porém sempre tento nao incomodar os não fumantes…

    3- Áreas para fumantes resolveria todo o problema. Afinal se estaria no lugar errado, quem nao fumasse, porém teria de ser dividido…

    4- Quer apostar que todas as casas noturnas irão incluir um tabacaria no nome para poder liberar os fumantes? Afinal a é muito grande o publico fumante nestes lugares, e vc, não fumante, não vá, pronto…

    5- Esta de fumante passivos, uma revista de edição nacional fez uma pesquisa com esse caso, e esta historia de que passivos passam tanto mal nao passa de balela…

    6- Mais uma vez voltando aos impostos: O dono da padaria ganha 1 cigarro dos vendidos em uma carteira, a empresa fabricante, se nao me engano, 5, o resto é imposto…

    7- à pessoa que sempre tem ataque de asma, isso é um problema pessoal seu, milhares o tem por conta do carro que dirige e dos produtos industrializados que consome…

    8- Poluição? Então parem de dirigir, comer carne e flatular, garanto que ajudarão muito mais o mundo…

    9- Lei hipócrita e mal feita. Concordo que deve ter uma lei quanto a isso, mas não a proibição…

    10- Tudo é uma questão de educação e respeito… Que a maioria não tem, fumante ou não fumante, e principalmente os políticos…

  82. Se os fumantes tivessem tido mais consideração com os não-fumantes, esta lei provavelmente não teria sido criada. O fumante sempre se achou no direito de espalhar sua fumaça fétida e noçiva na cara dos não-fumantes e via de regra, ainda faziam pouco caso da reclamação dos não fumantes: “Os incomodados que se mudem” ou “Larga de ser chata, se não quer fumaça, não saia de casa”. Agora chegou a vez deles serem repreendidos, por mau comportamento. Via a LEI! Viva o AR PURO!

  83. Tabagistas são as criaturas prepotentes e egoístas . Julgam-se no direito de jogar fumaça na cara dos outros, e ainda acham que tem razão.

  84. É muito foda o que falam dos fumantes passivos. Olha, fumante passivo é aquilo que não gosta de fumar cigarro mas, defende até a morte o direito que os fumantes têm de morrer do jeito que bem entender.

    1. Hugo:

      Sim, eles têm o direito de fazer o que bem entenderem, desde que não incomodem pessoa alguma.
      Eu acho perfeita a lei atual que regula o assunto, pelo menos aqui de S. Paulo.

      Abraços

      Paulo Mayr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *