Fumante Compulsivo – isso existe??? Eis a Solução!!!

Embora seja difícil falar  da Lei Anti-fumo (certamente não tem mais hífen -virou um inferno escrever!!!)  do Serra sem polemizar, lá vai.

Com alguma freqüência – “não tão freqüente ” para sorte dos meus amigos –   também gosto de fazer umas metáforas à moda do Presidente Lula (espero que as minhas sejam menos óbvias e primárias – gosto do Presidente, mas das metáforas…) .  Digo que não posso chegar em um bar/restaurante e reclamar porque o teto não é da cor que mais aprecio.  Entretanto, é mais do que justo que tenha direito a comer e/ou tomar cerveja, chopp,vinho, água, guaraná, caipirinha, uísque livre de fumaça de cigarros, cachimbos e charutos. 

Parece que esse direito meu e de inúmeros outros cidadãos paulistas (imensa maioria, aliás) vai virar lei (entrar em vigência).  Não comemoro porque, como diria minha professora de francês, aqui umas leis pegam e outras não.  Sem contar as exceções que ainda poderão  ser criadas.  Coisas do tipo:  é proibido fumar, mas se  o piso do estabelecimento for de madeira, aí tá liberado.  Conheço os políticos, a ânsia de querer fazer média. Não comemoro por antecipação.

Até onde eu sei, imagino que não existam  fumantes compulsivos que não possam permanecer sem fumar. 

Suponho que muitos atravessem o Atlântico de avião sem acender  um cigarro sequer nas 10/12 horas de vôo (não me lembro a duração da viagem).  

Suponho também que nenhum profissional entre numa sala para vender o seu peixe e tenha a audácia de ignorar o pedido do cliente para não se fumar naquele lugar. 

Resumindo, fumante que fala que não pode ficar sem fumar mente.  Porque quando o bicho pega (expressão de que não gosto) eles sabem se mancar muito bem. 

De qualquer forma, resta uma alternativa para o fumante compulsivo – que, como se viu, não existe. 

Há cerca de vinte anos,  havia diversas turmas que saíam à noite.  Um desses grupos  era composto pelos clubers, os que iam aos clubes noturnos para dançar a noite inteira.  Com muito senso de humor, a Folha de S. Paulo  descobriu um monte de gente que, não agüentando as pragas urbanas noturnas (lugares repletos, caros, atendimento abaixo da crítica, trombadões achacando para “cuidar” dos carros etc, etc) ,  se recusava sair à noite.  Eles equipavam suas casas com o que havia de melhor em termos de som, bebidas, cozinha e lá ficavam a salvo da barbárie externa urbana.  Os que saíam para dançar eram os clubers.  A Folha batizou  quem  ficava em casa de HOUSERS .

Talvez passe até a ser chique o surgimento de “NEW HOUSERS”, agora protestando contra o direito do cidadão de respirar. 

Tá muito levinho esse texto,  então vou terminar com a argumentação pouco elegante, mas perfeita  (todo mundo conhece)  do apreciador de cerveja  para o fumante.

O seu prazer é fumar e o sub-produto do seu prazer é a fumaça do seu cigarro.  Meu prazer é tomar cerveja e o sub-produto do meu prazer é a urina.  Você não quer que eu urine na sua perna, quer???  Então, vá fumar para lá!!!

19 pensou em “Fumante Compulsivo – isso existe??? Eis a Solução!!!

  1. Também não fumo, mas é um absurdo o Sr. Serra, alguns blogueiros (como vc) ficarem comemorando uma lei que limita a liberdade das pessoas. Nunca vi uma pessoa não fumante aparecer em um fumodromo, deveria ficar a cargo do comerciante escolher se determinado lugar pode receber fumantes ou não, caberia ao não fumante escolher se entra ou não no lugar. Vai ser ótimo o fechamento de algumas casas noturnas, bares etc, assim os garçons, recepcionistas, funcionários podem ir procurar emprego com o governador e talvez na sua empresa…
    *********
    Prezado Alexandre:

    O que eu tinha a dizer já disse. Seu comentário, entretanto, me obriga a um esclarecimento: não tenho empresa.

    Grande abraço

    Paulo Mayr

  2. quando a questão é o cigarro, sou totalmente a favor da proibição, pois todas as manhãs no ponto de ônibus homens e mulheres baforam sua fumaça de “prazer” em cima de pessoas que não fumam e não podemos falar nada porque a rua é pública!

    Moro no último andar do prédio, no andar de baixo existe um “compulsivo” que fuma um atrás do outro e a fumaça vem bem para minha janela, eu não fumo e tenho alergia de cigarro, porém ele não está nem aí para mim, sou obrigado a deixar minha janela fechada o dia inteiro e Finais de Semana também, passando calor e não tendo direito a deixar minha janela aberta!

    O Governo ao invés de só proibir, deveria fechar fábrica de cigarro e proibir a venda do cigarro, mas como eles recebem muitos impostos não estão nem aí para a venda também!!
    Ta aí sua manifestação. Não sei o que sugerir em relação ao seu vizinho.
    Grande abraço
    Paulo

  3. fumo ate 60 cigarros por dia,parabens governador por esta lei,tenho em minha casa tudo que preciso,e o mais importante uma bela mulher.entao quem nao gostou da lei tem duas maneira,ou pare de fumar, ou vote no ptsaudaçoes.eponto.
    Prezado Fernando, democrático fumante:
    Muito legal sua manifestação. Mas acho que opção é muito simples e não tem qualquer relação com partido político: obdecer a lei e pronto.

    Abraços

    Páulo

  4. A lei do Serra é só mais um “tapar o Sol, com a peneira” , de um governo medíocre que não tem soluções para os verdadeiros problemas de uma cidade como São Paulo. Como por exemplo, o trânisto os buracos nas ruas, a poluição do Rio Tietê, a cracolândia…, Aí ele faz uma lei idiota dessas que prá desviar a atenção do povo…Eu também não fumo mas tirar o direito de ir e vir das pessoas, que é o que vai acontecer com os fumantes, é demais! Eu até concordo que a fumaça do tabaco mata. Mas será que mata mais do que a bebida? O que me dizem dos “Playboys” que ficam nos bares até altas horas enchendo a cara e depois saem dirigindo como se o mundo fosse só deles??? Por que até hoje não apareceu um político que tivesse a coragem de proibir a venda de bebida??? É por que essas indústrias pagam as suas campanhas???
    ********

    Joni:

    Já é proibido beber e depois dirigir. Aliás, sempre foi. Agora, o sujeito que está bebendo em qualquer lugar que seja, só pelo fato de beber, não está incomodando pessoa alguma. Já o fumante…

    Abraços

    Paulo Mayr

  5. Viva a opressão ao livre arbítrio!!!! huáhuáhuahahahaaa

    Rodrigo:

    Discordo. Suponho que livra arbítrio seja para fazer coisas que não agridam o direito dos outros cidadão.

    Grande abraço

    Paulo Mayr

  6. caro Paulo Mayr ,fico contente ,fale bem fale mal mas lembre de nos,voçe que se julga salvo de maiores tentações fique sabendo que a carne humana alem de fraca tem os seus vicios,os politicos estão preocupados em colocar mais money em seus bolsos do que com qualquer humano,voçe tem o direito de expressar ,o que vier e sair de sua boca,e fumantes ficam sem direitos de se expressar.,a alma e espirito foi dada ao ser humano por DEUS,e livre arbitrio,sou um fumante consciente,nunca dentro de casa ,carro,restaurante ou seja me mato sozinho,mas querer receber ordem de um governo ,ahahahahah da licensa,que moral tem o serra ,ou qualquer um, do que eles gostam me fala, os caras não fuma,não bebe,não joga ,não mete,,ahaha ,,deveriam entrar na igreja universal,

    *****
    Prezado Fumante:

    Gostei da maneira como você mesmo se autodenomina, uma vez que, imagino, não seja esse seu nome de batismo. Não me julgo a salvo de tentações. Acontece que minhas atitudes, tentações nas suas palavras, jamais incomodam alguém. O fumante pode se expressar à vontade, o que ele não vai poder (que Deus o queira) é fumar incomodando os outros.

    Grande abraço e ótimas baforadas em sua casa!!!

    Paulo

  7. Conhecendo um pouco de Brasil não vai demorar para um juiz cassar essa leí que mais parece ordem de um monarca, aí o Ibope do Serra vai falar mais alto que o proprio, já tem gente dizendo que é inconstitucional,
    Caro Douglas:

    São também esses os meus temores. Como dizia minha professora de francês – será que essa lei vai pegar???

    Abraços
    Paulo

  8. Vivemos no país emq ue se confunde liberdade com libertinagem. Se não fosse a lei, o fumante fumaria dentro da CTI/UTI do berçario. É isso mesmo, o fumante que se diz consciente não existe. Primeiro porque o cigarro a longo prazo faz mal mesmo; segundo que mente quando diz que “sabe o limite”. Se não fosse a força da lei, ainda teríamos propaganda de cigarro no horário “nobre”. Deixem de ser hipócritas. A lei está acima das vontades.

    Prezado Marcos:

    Absolutamente perfeitas suas argumentações. Pena que elas não tenham me ocorrido. Em relação à fumar do berçário a UTI, os fumantes terão cada vez menos tempo os separando do Berçário à UTI.

    Grande abraço

    Paulo Mayr

  9. Sou fumante assumido.
    Gostaria aqui deixar uma sugestão que acredito contentaria à todos, fumantes e não-fumantes:
    Que tal dar liberdade aos comerciantes desde que os mesmos
    coloque uma PLACA OU FAIXA DO LADO EXTERNO DO SEU ESTABELECIMENTO COM OS DIZERES “AQUI É PERMITIDO FUMAR”, ASSIM QUEM FREQUENTAR AQUELE ESTABELECIMENTO SERIA POR SUA LIVRE ESCOLHA.
    **************
    Prezado Júlio:
    Ta aí sua sugestão. Não concordo com ela, mas tá aí!!!
    Abraços
    Paulo

  10. Alguém já ouviu falar em democracia….? Heim?…..Ouviu?…..Quem????…..Democracia…isso…d-e-m-o…cracia…isso mesmo. Ah, tá….só prá saber.

    Vera Abdalla
    *************
    Minha prezada Vera Abdalla:

    Não entendi.

    Democracia é o direito do fumante de empestar/empestear o ambiente com fumaça, incomodando e causando mal à saúde alheia???

    Vera, Vera…

    Beijo
    Paulo

  11. Paulo, Paulo….

    Democracia é a liberdade do dono do estabelecimento decidir por sua própria vontade de permitir ou não a presença ou não de fumantes. É do dono da empresa ceder um espaço para seus funcionários fumantes, por assim ele quer que seja dentro de um local que lhe pertence. É o nosso direito de usar ao nosso bel prazer um hábito legal. Aliás, pelo que me consta, eu pago ao governo para fumar. Estranho isso, eu pago e ele me proibe.

    Bjs

    Vera:
    Você tem todo o direito de fumar.
    Governo ou governante algum está confiscando esse seu direito. O que está sendo tentado é uma forma de proteger os que não gostam de fumaça de cigarro. Aliás, não gostar de fumaça de cigarro não constitui qualquer forma de arbitrariedade, ditadura, sequer mesmo de idiossincrasia. É um direito de todos os cidadãos.
    beijo
    Paulo

  12. Existem certas coisas antigas que, mesmo com o passar dos anos, permanecem deveras atuais. É o caso do “O direito de um termina onde começa o do outro”. A lei-antifumo vem para resguardar o direito dos não-fumantes da exposição destruidora da fumaça produzida por quem quer que seja. Também serve para livrar funcionários de bares e casas noturnas de ganhar seu pão sem prejudicar a própria saúde. E isso é uma tendência mundial. Não tem a ver com partido, Serra, Lula etc. Aliás, é comum ouvir pessoas reclamando do atraso do Brasil em relação ao primeiro mundo etc. e tal. Pois bem, está aí uma ação de primeiro mundo, presente em países “avançados”. Pra frente, Brasil!

    Ad Luna
    Absolutamente Perfeito seu comentário. Parabéns!!!
    Abraços
    Paulo

  13. Querido Paulo
    Como sabe sou um fumante. Respeito a lei contra o fumo nos locais públicos, restaurantes,shoppings, cinema, teatro, museus, aeroportos, transportes, etc. Evito fumar ou mudo de lugar na presença de não fumantes não tolerantes.
    Só lembro que há muitas leis neste pais, e infelizmente cada um atende a lei que lhe interessa, mesmo em prejuizo dos outros.
    Abraços

  14. mandei este email pra TIM, varias vezes. e eles, nao resolveram da uma forca ai.

    me ajude.

    MEU TIM CASA FLEX NÃO RECEBE LIGACAO!!!!

    JÁ LIGUEI NA TIM VARIAS VEZES, E OS FUNCIONARIOS ME TRATAM COM DESCASO, ME DEIXA EM MEDIA 50 MTS. NO TELEFONE E NÃO RESOLVE NADA, FIZ PROPAGANDA COM O MEU NUMERO TIM CASA FLEX 11 4264-0115 E NÃO RECEBO LIGACAO, A 3 MESES MAIS OU MENOS , JÁ FIZ VARIOS NUMERO DE PROTOCLO, UMA COLECAO E VCS NÃO RESOLVEM NADA.

    MEU NOME ALMIR CALDEIRA MEU TIM 11 8725-2377, FAVOR RESOLVER OU SERÁ QUE VOU TER QUE ENTRAR COM UMA LIMINAR CONTRA A TIM. OLHA EU COMPREI O SERVICO E NÃO TENHO O MESMO, QUE COISA. TENHO CREDITO E NÃO POSSO USUFLUIR, já liguei ai varias vezes, e a atendente me fala.

    Oi, me passe o seu numero tim,
    Seu CPF
    Seu RG.
    A sua ligação esta sendo gravada,
    Quando ela pega todos os dados, pra dar a impressão que ela esta trabalhando, há´depois de ela ficar dizendo, um momento, mais 10 minutos um momento, um momento, depois de 15 minutos, mais um momento, ou seja depois de 50 minutos, ela te fala o seguinte, há o sr, liga daqui a meia hora que eu estou sem sistema, brincadeira, se vcs não tem condições de vender o serviço por que não fecha as portas de vez.

    Eu um consumidor não posso ficar no prejuízo, também , se for proucurar o judiciário acho que vai ser mais rápido do que o atendimento de vcs. Isso tudo é verdade, vcs. tem tudo gravado. É so dar uma olhada.

    VOU MANDAR ESTA MENSAGEM PRA TODOS OS JORNAIS revistas SE VCS NÃO ARRUMAR O MEU TIM CASA FLEX.

    Aguardo deferimento

    Almir Caldeira 11 9714-0404, há só pra vcs saber este celular funciona afinal tem que ser VIVO pra não entrar numa fria.

    Se tiver coragem faça o meu tim casa flex funcionar. Só quero que ele toque. Trimmmmmmmmmmmmmmmmmm TIM.

  15. Sou fumante, tenho vontade de parar e não consegui ainda. Quanto aos comentários postados, nao há muito o que dizer . De fato, se deixarem, o fumante acende o cigarro em qualquer lugar, hospital é exagero dos engraçadinhos. Além disso, tem gente aí se incomodando com quem fuma na rua. Ah, vai pastar. O pum que vc também se sente a vontade pra soltar na rua deve feder mais.
    Mas mudando de alhos pra bugalhos, Como disse o autor, na hora que o bicho pega, a gente acaba tendo que conseguir ficar algumas horas sem fumar. Contudo, acho um erro e uma grosseria a forma como as pessoas tratam os fumantes, no sentido de acharem que acendemos um cigarro como se masca um chiclete. O vício do cigarro é o mais difícil de largar, não é tão simples para o fumante. De fato, nao custa nada ficar algumas horas sem fumar pra não incomodar os outros, mas ninguém seria tão idiota de mascar chiclete se causasse tanta doença né? Por óbvio, se as pessoas demoram a conseguir parar, é porque nao é tão simples. Então acho que as pessoas deveriam também ter um pouco mais de respeito porque da mesma forma que o autor diz: o cigarro é um vício como outro qulquer, eu gostaria de complementar: O VÍCIO É UMA DOENÇA COMO OUTRA QUALQUER. Tem cura? Deve ter, eu ainda estou procurando.

  16. o governo cria a lei antifumo e comemora o aumento nas vendas de carro…e consequentemente o aumento de CO²

    a popolução critica o cigarro, diz q é certo essa lei, pq coitada das aqueles pessoas que trabalham em bares, restaurentes, terem que conviver com o cigarro.

    mais entraram em garagens no subterraneo de algum predio para guardar seu carro e não notam que as vezes tem uma pessoa nesse estaciomento, trabalhando ali, convivendo com o CO2 que ela msm solta com o seu carro

    É tudo muito engraçado, vamo poluir o planeta com CO2, com lixo e mais lixo, vamo em churrascaria si entopir de carne, mais não vamos fumar hein, pela amor de Deus, faz mal…

    hipocresia é a pior merda que existe…

  17. .
    A liberdade envocada quando do não aceitar a regulamentação do comportamento na sociedade por meio de uma lei esta a ser confundida, pois, não trata se da proibição do ato de fumar, mas da “liberdade” pela opção de ser ou não um fumante passivo .
    ++++++++++++++

    Solange:

    Concordo plenamente com você.

    Grande abraço

    Paulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *