Turismo – A Galinha dos ovos de ouro sobrevive???

Dois albergues, com 49 turistas estrangeiros  ao todo, foram assaltados no Rio de Janeiro  nos últimos dois dias.  Em um dos assaltos, “os turistas  foram amarrados e amordaçados pelos ladrões e colocados em um quarto do albergue. Um dos turistas teria sido agredido com uma coronhada na cabeça.” Os assaltantes tinham armas de fogo, faca e até granada.  Em ambos assaltos,  foram  levados dinheiro, cartões de crédito, objetos pessoais e aparelhos eletroeletrônicos.

É mais do que óbvio que a exploração do potencial turístico  é das alternativas mais viáveis de que o Brasil dispõe para dar  grande salto para um patamar  muito mais favorável  do que esse em que se encontra.

O México fez isso de forma brilhante.  E hoje a indústria do turismo tem peso considerável  na economia do país.  A fórmula não é complicada. Foi escolhida uma área que, além de praias agradáveis e natureza exuberante, também tivesse sítios arqueológicos importantes.  Essa área – Cancun –  foi dotada de excelente infra-estrutura hoteleira e urbana e, quase pronto.  O quase é que é fundamental.
A segurança de que o turista dispõe em Cancun é total.  Ligando os hotéis ao centro, há uma grande avenida. Ônibus de boa qualidade e bom preço percorrem essa avenida.  O turista desce em frente ao hotel, a hora que for da noite, e caminha cerca de cem metros.  Não há hipótese de ser assaltado. E isso também é mais do que óbvio. Certamente o governo mexicano fez uma campanha mostrando para a população que se um turista estrangeiro fosse morto ou mesmo assaltado seria o mesmo que matar a galinha dos ovos de ouro.  Não precisa ser muito inteligente para entender isso. Os mexicanos entenderam e os, brasileiros, muito “espertos”, também hão de entender.

Mas  a coisa continua. 

Talvez ensinar o povão (e até marginais) nem seja ainda a tarefa mais complicada. Comerciantes e empresários do setor precisam mudar a atitude atual: explorar o turista de tudo quanto é jeito.  Os “profissionais” do setor devem pensar assim:  “Também vou mandar ver  porque esse aí eu sei que não volta mais”.

Estou inventando???  Ora, logo após os atentados do 11 de setembro, quando muitos brasileiros acharam mais inteligente ficar por aqui mesmo durante as férias, o que foi que aconteceu???  Hotéis e empresas aéreas aumentaram suas tarifas o  quanto puderam.

Ou seja,  ainda tem muita lição de casa  para o povo “esperto” e a elite -mais esperta ainda – fazerem!!!

1 pensou em “Turismo – A Galinha dos ovos de ouro sobrevive???

  1. Aqui no Brasil a exploração não é somente praticada contra os turistas estrangeiros. O nordeste é “ligeiro” em exploração de todas as categorias de turistas.

    Caro Gilson:
    Você está absolutamente certo. É importantíssimo também que se cative o turista brasileiro com preços bons. Todos já cansamos de perceber que muitas vezes fica bem mais barato passar uma temporada nos EUA ou na Europa do que aqui pelo Brasil. Ou seja, o dinheiro do brasileiro que podia ficar por aqui e incentivar a economia local vai alimentar Europa e EUA.
    Abraços
    Paulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *