Receitas para Diminuir Estresse de Natal e de Sobremesas

Natal, muita alegria, muita comida boa e também muito estresse.

Boca no Trombone ajuda a combater estresse e dá duas receitas de sobremesa bem legais: Salada de Frutas Secas com Sorvete de Iogurte e a Melhor Rabanada do Mundo, sem qualquer sombra de dúvida.

Combater o estresse é muita pretensão minha. Afinal, não vou ensinar nenhuma palavra mágica para que o trânsito e as filas nas lojas/shoppings, disputa ferrenha por vagas em estacionamentos de shoppings, desapareçam. É apenas medida simples de prevenção que o consumidor deve adotar.

Técnica do Procon explicou, na Rádio Band News, no começo da noite dessa última 2. Feira, que há uma única maneira de o consumidor ter mais segurança de que eventuais presentes que não agradem possam ser trocados. Diz ela que não basta a nota Fiscal. O consumidor terá mais chance de êxito se conseguir que algum funcionário da Loja deixe por escrito no verso da nota que a troca poderá ser feita, caso o presente não agrade. Como nessa ocasião há muito vendedores temporários, suponho que o mais seguro seja mesmo pedir que o gerente dê essa garantia. Vale a pena esperar que o gerente possa assinar o tal documento. Dá mais trabalho, mas também dá mais segurança. Sempre falo brincando que sou como o Roberto Carlos (cantor) – EU PREFIRO SOFRER AGORA A TER A VIDA INTEIRA PARA ME ARREPENDER DEPOIS. Do jeito que o dinheiro tá curto, saber que o presente que você deu será abandonado equivale a ter a vida inteira para se arrepender depois. Pensem nisso, pois, como digo ainda, eu também sou como o Chacrinha: Ouçam o que eu digo porque o que eu digo não tem nos livros.

Agora, boca na botija. Livre-se de todo esse estresse pondo em prática o slogan da Revista Gula de Gastronomia: COMER BEM É A MELHOR VINGANÇA.

Juro que vou parar com frases e slogans.

Dou a minha contribuição para sua vingança na forma das tais receitas da Rabanada melhor do mundo e da Salada de Frutas Secas.

Salada de Frutas Secas.

O conto muito Além do Jantar, publicado aqui no Boca no Trombone, menciona essa salada de frutas. Diz uma das personagens, a anfitriã:
“O linguado e a sobremesa, salada de frutas secas, com conhaque e sorvete de iogurte – especialidade minha – estavam perfeitos.

A convidada diz: Que tal mais rodada de salada de frutas e bebidas na casa de vocês? – sugere Gabriela.

Gabriela faz uma descrição tão entusiasmada de todo o jantar, sobretudo da salada de frutas, que Richards brinca.

– Vocês não sabiam que os carros ingleses voam nas horas de emergência. Isto é uma emergência, ele diz pro carro e ordena: Voe.

Esse Richards é ninguém menos que o Keith Richards dos Rolling Stones.

Deixo o Link do Conto. O nome do Conto é MUITO ALÉM DO JANTAR. É o máximo, pelo menos, surpreendente.
http://z001.ig.com.br/ig/40/19/1010195/blig/bocanotrombone77/2007_43.html#post_18983138

Finalmente, a Receita:

Salada de Frutas Secas – para 6 pessoas. Livro Recietas de Alimentos Naturais. Editora Melhoramentos

Ingredientes
175 grs de damascos secos
125 grs de ameixa secas sem caroço
125 grs de maçãs secas
125 grs de figos secos (tirar o cabinho)
6 xícaras de suco de maça
1,5 xícaras de café de conhaque
25 grs de nozes picadas
Sorvete de Iogurte que baste (seis bolas)

Modo de fazer

Deixar as frutas secas, exceto as nozes, de molho de um dia para o outro no suco de maçã – dentro ou fora da geladeira. Cozinhar tudo por 15 minutos em fogo brando, mexendo sempre suavemente durante o cozimento. Deixar fora da geladeira até a hora de servir. Despejar o conhaque e colocar as nozes.

Servir em prato grande raso ou de sobremesa com a bola de sorvete ao lado.

Rabanadas

Essa receita de Rabanada saiu em Dezembro do ano Passado na Folha de S. Paulo (Folha Ilustrada) – 21/12/06 Nunca fiz, mas comi duas vezes na casa de uma conhecida (a empregada dela, uma ótima empregada, que preparou).
Antes de colocar a receita, indico duas padarias na Zona Oeste que fazem um pão especialmente para rabanada. Na casa da minha amiga usaram esse pão da Primeira Padaria. Padaria Sevilha – Al. Barros, 801, Higienópolis. – Fone 3667-6805 – Padaria Pão Kent. Rua Prof. Artur Ramos, 223 – Cidade Jardim. Fones 3814-6633 e 3813-0435. Colo a receita, tal qual foi publicada na Folha.

RABANADAS À MODA PORTUGUESA

Receita do restaurante Antiquarius

INGREDIENTES PARA A CALDA
400 g de açúcar
1 litro de água
2 cálices de vinho do porto
300 ml de mel

INGREDIENTES PARA AS RABANADAS
10 pães do tipo francês
Óleo para fritar (a quantidade será a de cobrir os pães na hora da fritura)
4 claras de ovo
1/2 litro de leite
3 colheres de sopa de canela em pó
3 colheres de sopa de açúcar

MODO DE PREPARO DA CALDA
Misture a água, o vinho, o mel e o açúcar. Leve ao fogo médio até reduzir o volume (aproximadamente 15 minutos).
Reserve e deixe esfriar

MODO DE PREPARO DAS RABANADAS
No liquidificador, coloque as claras e o leite. Umedeça os pães já fatiados em rodelas neste preparado. Numa frigideira, coloque o óleo bem quente e frite os pães.
Retire-os da frigideira com uma escumadeira e coloque numa travessa que vai servir. Polvilhe-as com o açúcar e canela a gosto.
Para finalizar, despeje a calda pronta por cima.

2 pensou em “Receitas para Diminuir Estresse de Natal e de Sobremesas

  1. Como vc, também gosto de cozinhar.
    Vou servir no Natal. Para não fazer feio, já testei as duas receitas. Ficaram fabulosas. Pelo jeito, vc é um sujeito eclético. Cozinha e escreve legal. Parabéns.
    Espero que os cunhados, sogra, sogro, primos, e todo mundo que vier para a ceia, aprovem a rabanada e a salada de fruta do rolling stone.

    Na pior das hipóteses, só essa salada de fruta já rende assunto para uma meia hora.

    Ronaldo

  2. Vou correndo no Sta Luzia e ver se compro tudo que precisa para fazer a salada de frutas. Pena ter visto só hoje. A Rabanada vai ficar pro ano Novo.

    Tô botando fé nas suas duas receitas. Espero que vc não entenda só de receitas anti-estresse.

    Feliz Natal e bons quitutes pra nós todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *