“POLÍTICA, Sabe como É?”

Texto perfeito para o momento atual.  Talvez perfeito desde 1.500.   Está no Livro MINUTOS DE ESTUPIDEZ, do Dr. Carneiro, “Psicografago (muito a contragosto) por Henrique Szklo “.  Quero fazer um trabalho aqui para o Trombone, a partir desse livro.

Por enquanto,  lá vai o texto, que, na minha edição recebeu o número 170:

“Se você enveredou pelo caminha da política, aproveite!  Nunca se sabe se conseguirá outro mandato, por isso faça tudo para enriquecer o máximo que puder agora!

Permita que o máximo de pessoas ligadas a você faça seus pés-de-meia também.  Amanhã o sujeito que enriqueceu com sua ajuda poderá lhe ser útil.  Você sabe, a gratidão é um dos belos sentimentos humanos!  Mas, por via das dúvidas, grave suas conversas, guarde os depósitos bancários e faça-os saber que você os tem!  Política, sabe como é?”

Atual?  Pois bem, a primeira edição do livro é do começo de 2005.  Mas, como eu disse, também poderia ser de 1.500,  ou, na melhor das hipóteses, quando foram instituídas as Capitanias Hereditárias.  Dá pra discordar?

4 thoughts on ““POLÍTICA, Sabe como É?”

  1. Pior é que é verdade antiga. “O verdadeiro talento consiste em ocultar o roubo sob a aparência de legalidade. Os ladrões espertos são recebidos pela sociedade, passam por pessoas de bem. Se houver um processo judicial, o homem impecável que roubou a viúva e os órfãos encontrará na sociedade mil advogados para defendê-lo. Sejam severas ou brandas, o número de ladrões não diminui; esta realidade nos leva a confessar que a ferida é incurável.” (O código dos homens honestos” – de Horoné de Balzac – publ 1825 – edicão 2014 da Editora Abril). Minha contribuição ao debate. Abraços Mayr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *