Dia Da Consciência Negra – Frase e Piada

Existem apenas dois textos que repito todos os anos aqui no Boca.  Esse abaixo, contendo frase e piadinha, a propósito do Dia das Consciência Negra e uma história divertida que aconteceu comigo no Dia da Parada Gay,há algum tempo.

Anos atrás, publiquei coletânea de frases para epitáfios.  Distraído,  postei o texto 20, 25 dias antes do Finados.  O leitor e amigo Pawlow lembrou que eu deveria ter guardado o texto para as vésperas do Finados.  No ano seguinte, publiquei  os Epitáfios na época certa e, embora excelente (posso dizer isso sem ser pretensioso, já que as frases/epitáfios, exceto um, o meu próprio, não são meus), não vou publicar novamente esses epitáfios.  Mas se quiser ler, clique aqui

Há vários anos, nessa mesma data, venho publicando aqui frase sobre o dia da Consciência Negra.  Para não perder a oportunidade, publico novamente.  Digo sempre que sou contra qualquer desperdício.  Agora me dou conta de que sou contra, inclusive, o desperdício de frases e piadas oportunas.

Essa frase foi criada por grupo de discussão na Internet, do qual fazia parte uma negra, aliás, quem me passou  a frase e contou a origem foi o saudoso compositor, Zé Rodrix, meu conhecido do querido  Clube Caiubi

Acho legal a ideia de se ter um dia em homenagem aos negros. Sou a favor da emancipação das minorias e talvez o começo seja esse mesmo – um simples dia no calendário dedicado a esses grupos oprimidos. Mas a frase é bem legal:

“Inventaram UM dia da Consciência Negra só para deixar a negrada inconsciente o resto do ano”

Ocorreu-me também piada de domínio público a respeito do assunto.  Aliás, piada que brinca com a falta de consciência negra do mais importante ídolo do esporte. Lá vai.

Um negro  consegue driblar toda a burocracia; finalmente, é recebido por Pelé.   Com paciência e generosidade, Pelé escuta todos os preconceitos e discriminações de que o outro estava sendo vítima. Paternalmente,  Pelé tenta confortá-lo:

– Eu entendo bem o seu problema, meu filho.  Eu também já fui preto.

Sem querer lavar as mãos,  tanto a piada  quanto à frase não são minhas. Gostando ou não da frase, da piada,  do meu post, enfim,  mais uma vez, Boca no Trombone abre  canal para quem quiser se manifestar sobre o tema.

De qualquer forma, Feliz dia da Consciência Negra para todos, sejam sua consciência e sua pele da cor que forem!!!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *