Carro=Cigarro??? Ainda não, mas… Quero vencer minha dependência

Alguém conhecido da área  de urbanismo/planejamento disse que logo mais o carro vai ser visto como o novo cigarro: um inimigo a ser derrotado.

“Muitíssimo excelente”  essa comparação.  Tanto um quanto outro não limitam seus malefícios aos usuários; espalham insalubridade.  Jamais fumei.  Não sou chato.  Se alguém quer fumar em casa, que fique à vontade, desde que antes ou depois do almoço/jantar.  No meu carro, não.  Quiser fumar, eu paro, fuma-se fora, e seguimos  o trajeto.

Não fumando, sempre preservei minha saúde e a do próximo.  Meu sonho é conseguir fazer o mesmo, com a maior abrangência possível, em relação ao carro.  Quero morar   em algum ponto da cidade em que eu possa exercer 100% das minhas atividades rotineiras diurnas a pé.  À noite, 90% delas também sem carro.

Aí, iria rezando para o metrô se expandir de tal forma que só ligaria o motor do carro para preservá-lo  e  poder contar com ele em alguma emergência.

4 pensou em “Carro=Cigarro??? Ainda não, mas… Quero vencer minha dependência

  1. Caro Paulo,

    Já não tenho carro há uns 6/7 anos e tampouco renovei a carteira de motorista. Não sinto falta alguma desse fetiche moderno que é o automóvel. Tá certo que eu tenho a sorte de morar e trabalhar na Paulista há muito tempo. Procuro fazer tudo o que posso por aqui mesmo.

    Infelizmente as montadoras entupiram São Paulo com quase 8 milhões de carros. Aos poucos, timidamente ainda, creio, vamos nos dando conta que sem investimento massivo em transporte coletivo o engarrafamento – e a barbárie que é o nosso trânsito – será cada vez pior.

    Um abraço do companheiro de (breve) viagem de metrô,

    Guilherme

    PS – Parabéns, seu blog é uma delícia!

    +++++++

    Caro Guilherme.

    Como disse, chego lá. Demoro, mas chego.

    Grande abraço

    Paulo Mayr

  2. Caro Paulo,

    Desisti do carro há uns 7 anos. Nem a carteira eu renovei mais. Tá certo, tenho a sorte de morar e trabalhar na Paulista – procuro fazer tudo o que preciso por aqui mesmo. Acho que chegamos a um ponto próximo a um conto do Cortázar em que as pessoas se acostumam a viver num interminável congestionamento. Quase 8 milhões de automóveis particulares, décadas de incentivo às montadoras e um transporte coletivo pra lá de sucateado não se resolvem em um passe de mágica. Sorte que parece que estamos acordando.

    Um abraço do companheiro de (breve) viagem de metrô,

    Guilherme
    PS – Seu blog é delicioso, parabéns!
    ++++++

    Guilherme:

    Se Deus quiser eu te alcanço, a pé é claro, de carro não tenho a menor chance.
    Esse conto do Cortazar é ótimo. Salvo engano, Auto pista do Sol é o título.
    Mais uma vez, obrigado pelo elogio.

    Abraços
    Paulo Mayr

  3. Caro Paulo,

    Eu definitivamente abri mão deste fetiche moderno chamado automóvel há uns 7 anos. Nem mesmo a habilitação eu renovei. Tá certo que tenho a sorte de morar e trabalhar na região da Paulista – procuro fazer tudo por aqui mesmo.
    Espero que tenha chegado bem à Lapa.

    Um abraço do seu companheiro de (breve) viagem de metrô,

    Guilherme
    PS – O seu blog é uma delícia, parabéns!
    +++++++++++++++

    Caro Guilherme:

    Morro de inveja sua. Mas um dia chego lá. E nós vamos nos encontrar muito pelo metrô.

    Muito obrigado pelo elogio para meu blog. Realmente eu me empenho. Vc viu que ele foi eleito o melhor blog de Variedades do Brasil em 2011??? Dei até entrevista na CBN. Se quiser ler e até ouvir a entrevista, clique

    Grande abraço

    Paulo Mayr

  4. Fumar ou não fumar….eis a questão.O vício de fumar.só aumenta e depois é dificil acabar com este vício maléfico,que causa mal a todos nós.
    +++++
    Cícero:

    Acho que é não fumar e não fumar. Mto simples. Deve mesmo ser difícil vencer o cigarro, mas vale muito a pena.

    Fico contente de ter notícias suas.

    Abraços

    Paulo Mayr

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.