“Noite dos Namorados” – Jante em Casa e Fuja do Estresse – Vale Também Comprar Quase Tudo Pronto.

Como tenho feito nos últimos anos  às vésperas do Dia dos Namorados, publico sugestão de jantar completo para ser saboreado  em casa, em sossego e clima romântico.  O texto de abertura é o mesmo de sempre.   Os leitores do Boca sabem que sou meio perfeccionista e adoro gastronomia;  no popular, comer bem.  Assim, nos anos anteriores,  sempre publiquei essa minha sugestão de cardápio com receitas com alguma antecedência.  Este ano, entretanto, a correria ainda por conta do meu pai que continua doente (está melhorando, graças a Deus, médicos,enfermeiros e terapeutas) não deu para fazer com a antecedência.   De qualquer forma, trata-se de cardápio de produção rápida.  Uma passadinha  no supermercado pela manhã e a coisa já fica bem encaminhada.

Cardápio

Bebida para entrada.

Espumante – Que pode acompanhar também o prato principal, embora não seja o ideal.

Tira gosto

Amêndoas torradas (são compradas prontas para consumo imediato)

Entrada

Melão com Presunto Cru –  Bebida Para Acompanhar Jerez

Prato Único e Acompanhamento

Fritada de Camarão e salada de Alface

Vinho para acompanhar – Chardonais ou o Espumante do tira-gosto.

Sobremesa –  Petit Gâteau – Comprado pronto na Padaria Charmosa – R. Ministro Godoy com Homem de Mello, na Perdizes.  Vinho do Porto para Acompanhar

+++++++++++++++++++++++

Lá vai o texto de introdução, o mesmo de todos os anos.

Desfrutar de jantar sossegado em romântico restaurante no dia dos namorados é tão improvável quanto você jogar uma moeda para o alto e ela cair em pé.

Alguns restaurantes tentam equacionar o caos e programam dois turnos: o primeiro começando por volta das oito e meia e o segundo, dez e meia. Aí então é que vira filme de terror. Só lá pelas nove e meia, nove e quarenta, é que começa a chegar o pessoal do primeiro turno.

O que era para ser sossego  transforma-se em puro estresse. Garçons e maîtres, tentando apagar incêndios inevitáveis, dão desculpas absurdas ; os pontuais do segundo turno se irritam ao constatar que vão fazer papel de palhaços, já que a mesa que reservaram está ocupada por casal que ainda nem terminou o couvert, e por aí vai.

Nesse contexto, as possibilidades de aborrecimentos são praticamente infinitas; o que deveria ser prazer, vira verdadeiro martírio.

Mas relaxe!!! Existe maneira civilizada para comemorar noite tão romântica: preparar em casa mesmo um jantar bem caprichado e prático para seu/sua namorado(a).

Dado estatístico: mais de um terço dos domicílios atuais urbanos são ocupados por uma só pessoa.  Assim, há uma considerável chance de cada casal de namorados dispor de cenário perfeito, quer na casa dele, quer na casa dela. Vantagem adicional importante: escapar também da fila no motel depois.

A felicidade existe mas requer planejamento simples. Basta sacrificar  uma hora amanhã    para as compras, e uns quarenta  minutos à noite . Pronto – o melhor dia dos Namorados está garantido.

Lembre-se: criatividade é também altamente afrodisíaca.

Boca no Trombone, que adora largar o trombone e meter a boca na botija, preparou cardápio perfeito, com sugestão de bebida,  bem como as receitas simples e práticas.

As compras  podem ser feitas todas em um único supermercado , o que facilita a vida de todo mundo.
A seguir, o cardápio.

Não se esqueça do vasinho de flor baixo para colocar no centro da mesa.

+++++++++++++++++

Tira Gosto – Petiscos – como já foi dito Acima

Amêndoas torradas (são compradas prontas para consumo imediato)

Entrada – Melão com Presunto Cru

MELÃO COM PRESUNTO CRU
Ingredientes
2 fatias médias de melão Maduro –
80  grs aproximadamente de presunto cru cortado em fatias finas..

Pré-preparo (uma hora antes do almoço)
Tire o presunto da geladeira.

Com uma faca bem afiada, corte duas  fatias do Melão no sentido longitudinal.

Tire o melão da casca (fundamental questão de higiene)

Coloque cada fatia de melão em um prato de sobremesa.

Faça pequenos cortes perpendiculares nas fatias previamente cortadas, separando-as em pedaços menores. Mantenha em pé esses pedaços cortados. Separe, sempre de pé e juntos, uma metade da outra desses pedaços. Em frente a cada metade, coloque duas fatias de presunto cru.
* Obs1: Pratos frios significam pratos servidos na temperatura ambiente e nunca tirados da geladeira e imediatamente consumidos
*Obs2: Acomode o pratinho de sobremesa sobre o prato grande. Para que o pratinho não fique dançando, coloque entre os dois um guardanapo de papel pequeno branco.
*Obs3 – Tanto os melões nacionais quanto o presunto cru, andam excelentes. Se ainda não conhece, compre o melão Gália. Ele é amarelo, pequeno, redondo e custa cerca de R$ 4,00 o Quilo.  Nos bons Horti-frutis e Supermercados, os funcionários do setor sempre escolhem os que estão no ponto certo.

+++++++++++++

Prato Principal  – Fritada de Camarão

Naquela poesia em que Vinicius fala de comidinhas para depois do amor, ele cita ovos mexidos e camarão, salvo imenso engano meu.  Pois bem, esse prato  seria a síntese dos dois.  É perfeito para a Noite dos Namorados.  Acompanhamento – Salada de Alface e Só.

Receita da Fritada para cerca de quatro  pessoas.  No seu lugar, faria essa quantidade, na cozinha montaria os dois pratos  com alface temperado. E o que não for consumido, fica para os dias seguintes e você vai saborear acompanhado de boas lembranças.

Ainda sobre essa receita, minha avó, mãe do meu pai, sempre fez boa fritada de camarão.  A que segue, peguei na Internet, acrescentei a batata e ficou deliciosa, tão boa ou até melhor do que a da minha avó.

Detalhe dá para fazer  pouco antes do jantar e na hora de servir deixar cinco minutos no forno baixo pré-aquecido.

Fritada de Camarão

Ingredientes
1 garrafinha de 200 ml de leite de coco
½ kg de camarões médios limpos e temperados
2 cebolas
2 dentes de alho
4 tomates sem pele e sem sementes
4 colheres de sopa de azeite
8 ovos
1 batata grande cozida (durinha) cortada em quadradinhos

1 Maizena
Salsa e cebolinha batida a gosto
Sal a gosto
Tomate, cebola e azeitonas para guarnecer

Modo de Preparo
Faça um refogado com azeite, cebola, alho e tomate e as batatas cozidas cortada em quadradinhos. Deixe apurar o molho e junte os camarões. Quando estiver macio, junte o leite de coco, a salsa e a cebolinha, deixando mais 5 minutos. Se o molho estiver ralo, junte um pouco de maionese dissolvida no leite e engrosse o molho. Bata as claras em neve, acrescente as gemas, uma a uma, e o amido de milho. Unte um refratário com azeite, coloque os camarões e guarneça com rodelas de cebola, azeitonas sem caroço e rodelas de tomate. Disponha, em cima, os ovos batidos. Leve ao forno para assar.

+++++++++++++++

Salada de Alface Para Acompanhar.

Bem, como foi sugerido vinho ou Champagne, NÃO use Vinagre no Tempero.  Use LIMÃO NO LUGAR DO VINAGRE

Entrada Salada de Alface – Repetindo bem temperada, não em excesso, mas em capricho.

Para se fazer uma salada boa salada , depois de lavar a alface, deixar de molho no desinfetante ou na cândida que também pode ser usada  na cozinha, e passar novamente na água para tirar a cândida. É absolutamente fundamental secar as folhas em um secador.  Caso não disponha de secador,  chacoalhar sobre a pia e terminar de secar com papel toalha.  A água nas Folhas de alface rouba todo o tempero.

Mode de fazer:

Poucos minutos antes de começar a comer,  ponha umas duas ou três folhas, recém tiradas da geladeira, rasgadas com a mão no “canto”  de cada um dos dois pratos.

Molho:  em uma pequena tigelinha, ponha mostarda bem pouco, uma colher de sopa de limão.  Misture o vinagre com a mostarda.   Ponha quatro  colheres de sopa de azeite e sal e  mistura bem.  Finalmente, coloque um pouco de mel.  Despeje aos poucos sobre a alface, só na hora em que for comer.

++++++++++++++++++

Montagem do Prato

Alface, molho e ao lado um belo pedaço de Fritada.  Na hora, tempere um pouco mais a fritada com gotinhas de Tabasco.

Vinho Chardonais – Gelado.

++++++++++++++++++++

Sobremesa

Petit Gateau – Como foi dito, o Petit Gâteau da Padaria  Nova Charmosa é excelente.  Peso de 260 Gramas – Custa R$ 11,00 –

++++++++++++++++++

SIMPLIFICANDO AO MÁXIMO.

Aproveite que vai à Nova Charmosa para comprar a Sobremesa e Também já compra uma Torta de Frango ou de Palmito que pode perfeitamente substituir a Fritada de Camarão.  As tortas de lá, como tudo de lá, são deliciosas.  Quanto ao Vinho para acompanhar a Torta de Frango,  talvez um Tinto Leve, Um Tempranillo, verdadeiro coringa que combina com praticamente tudo.  De qualquer forma, consulte mais alguém.   Quem lê o Boca, conhece a Nova Charmosa.  Se não é o seu caso, clique aqui e veja quanto está perdendo. Vá lá e recupere o tempo perdido;  é o que tenho feito de uns dois anos para cá. Tudo ali é perfeito, inclusive os pães (risos).

1 pensou em ““Noite dos Namorados” – Jante em Casa e Fuja do Estresse – Vale Também Comprar Quase Tudo Pronto.

  1. Mas é bom lembrar, comer com moderação, pois sexo após o jantar com muita comida pode dar congestão.
    +++++

    Caro Júnior:

    Se tiver oportunidade, prepare mesmo esse jantar. Você vai gostar.

    Abraços

    Paulo Mayr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *