Engraçado, porém Preconceituoso

Torcidas de futebol andam em baixa, já que a violência nos estádios e arredores  anda em alta.  Mas o chavão da década de 70 de que torcedores de futebol eram, necessariamente, alienados  foi  derrubado  em estudo do sociólogo Sérgio Miceli.

Mais de trinta anos se passaram desde que  duas colegas de faculdade e eu entrevistamos Miceli para a Folha de S. Paulo, em 1977, quando o Corinthians foi campeão, após ficar 23 anos sem título.  O sociólogo  apresentou seus dados de que entre aqueles que se declaravam torcedores de algum time, havia mais eleitores do partido de oposição da época, do que entre os que não torciam por time algum.  O tempo, naturalmente, faz que tudo mude.

Assim, o estereótipo de que torcedores são alienados e inconscientes permanece.  Seria talvez esse momento interessante para outro estudioso realizasse novas pesquisas a respeito.

Otimista, espero e suponho  que  torcedores de futebol  dediquem a mesma devoção que têm pelo esporte aos assuntos, de fato,  importantes e, principalmente, que digam respeito ao bem estar e qualidade de vida deles.

Assim, publico duas ilustrações que recebi por email, com as quais não concordo, mas que, de certa forma, servem pensar sobre o tema.

Depois de se divertir com os desenhos, se quiser conhecer mais sobre Sérgio Miceli, clique

Não concordo - Autor da charge - desconhecido
Torcedores não são todos submissos. Autor da charge - desconhecido

4 pensou em “Engraçado, porém Preconceituoso

  1. Também acho que a associação está ultrapassada, é resquício do tempo da ditadura. O Moa é um excelente cartunista gaúcho, premiadíssimo, cujos desenhos você pode conhecer pescando aqui:
    http://www.google.com.br/search?q=cartunista+moa&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=GZNtUbXDNoHs8QSuloDIBw&ved=0CAcQ_AUoAQ&biw=1309&bih=713
    O outro não conheço.
    abs!!
    +++++++

    Caro Vasqs:

    Legal cê concordar comigo. E os cartunistas, tenho certeza, devem estar mais contentes ainda por receberem elogio seu, outro grande desenhista, sem contar o talento de mini-cronista, corrigindo, cronista de mini-crônicas.

    Abraços

    Paulo Mayr

  2. Acredito Mayr…que sentes saudades de trabalhar no grande jornal A Folha de São Paulo.Quanto ao comportamento dos torcedores….espero que na época da copa do mundo no Brasil,haja uma trégua e possamos ter uma torcida bem comportada.
    ++++
    Caro Cícero:

    Já trabalhei na Folha. Foi bem legal. Vamos torcer para a Copa ser decente em terras brasileiras.

    Abraços

    Paulo Mayr

  3. Você acompanha os absurdos que ocorrem com o presidente da CBF, pois bem, futebol é um negócio bem rentável, copa do mundo então………..
    Vejo um grande circo o futebol, onde a platéia são os palhaços………..
    ++++++++

    Caro Júnior:

    Cartola nada mais é do que político. Aliás, não sou tão ingênuo e digo: se houver três pessoas juntas, já há política. Mas eu detesto a política convencional, as sessões no Congresso, bate papo de político,

    Abraços

    Paulo Mayr

  4. Caro Paulo:
    O que importa é a fórmula “pão e circo”!!!
    Com um abraço
    Armando
    +++++++

    Caro Armando:

    Mas não é tão simples, assim.
    Vale a pena ler o que o Sérgio Miceli falou em 77, quando o Corinthians saiu da fila depois de 23 anos e foi campeão. Nebciono essa entrevista aqui
    Dei uma passeada a pé pela rua Turiassu. Nos bares vizinhos ao Parque Antártica, a torcida do Atlético Mineiro se confraternizando ali com Palmeirenses. Cena legal de se ver. Os Mineiros saem de Minas, e fazem uma parada no Parque Antártica antes de ir para o Morumby. Não é simpático e mto civilizado isso???
    Se não tiver lido sobre Sérgio Miceli, clique aqui

    Abraços

    Paulo Mayr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *