25 de Março

Efemérides e Piada.  Hoje, 25 de março,  é legal saber  porque a Rua 25 de Março se chama assim.  No Google, achei um blog com esse  nome: 25 de março

Transcrevo trecho da explicação do site e , em seguida, caso divertido do livro de Mario Prata Minhas Mulheres e Meus Homens,  contendo  histórias curiosas vividas por diversos amigos e amigas do autor.

“A origem dessa rua remonta ao século XVIII, quando então ela era chamada de Beco das Sete Voltas. Naquela época ela acompanhava, mais ou menos, as margens sinuosas do Rio Tamanduateí, daí as sete voltas ou sete curvas do rio. Posteriormente, e já no século XIX, o beco recebeu a denominação popular e de Rua de Baixo, justamente pela sua localização, na parte baixa da cidade em relação à colina do Pátio do Colégio. No dia 28 de novembro de 1865, por proposta do vereador Malaquias Rogério de Salles Guerra, a Rua de Baixo passou a chamar-se Rua 25 de Março e isso desde a atual rua Carlos de Souza Nazaré, um de seus limites até a projetada Praça do Mercado, a atual praça Fernando Costa e desse ponto em diante até a Ladeira do Carmo, atual Av. Rangel Pestana. Pouco tempo depois, e em todo o seu traçado, foi mantido o nome de Rua 25 de Março. A data 25 de Março lembra a data de juramento da primeira constituição do Brasil independente, promulgada por Dom Pedro I no ano de 1824”

Veja no site, porque  a explicação continua, mostrando, inclusive,  que a rua já havia sido um rio. Clique

Agora o caso do Mário Prata.

Amiga dele,  que precisava  ir á rua 25 de março, montou esquema para deixar a filha com alguém de confiança.  O esquema não deu certo e a menina, de uns quatro, cinco anos, salvo engano meu,  foi junto.   Chegando lá, aquele caos costumeiro,  aquele inferno de multidões comprimidas, muito barulho, poluição de carros e fumaça gordurosa de churrasquinho.  A menina pergunta:

– Mãe,  aqui é que é a Puta que Pariu???

1 pensou em “25 de Março

  1. Criança é tudo de bom, mesmo.
    Gostei, Paulo.
    ++++++++++++++++++

    Maria Inês,

    Também me dou bem com elas. Aliás, me dou bem com gente, de toda e qualquer idade.

    Beijos

    Paulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *