Cafu Mostrou que o Jogador Está Acima do Cartola

Exatos dez anos atrás, Brasil conquistava sua quinta Copa do Mundo, na Ásia, derrotando na final a Alemanha por 2×0,  com dois gols de Ronaldo.

Detalhe, e,   como eu digo, é nos detalhes que reside todo o charme, que certamente muito poucos perceberam.  A bela  Taça  estava sobre um suporte no próprio campo e não havia qualquer  pódium ou lugar de destaque para os jogadores.

Ao receber o troféu, o Capitão Cafú,  no meio daquele mundo de cartolas,  dá uma examinada no frágil suporte de madeira onde estava pousada a taça, testa sua resistência e sobe para então levantar o troféu.  Correu  imenso risco, pois a frágil estrutura poderia não agüentar seu peso,  abrir-se ao meio e atingir sua virilha e por um ponto final à sua carreira naquele momento.

Algum  intelectual comentou que ele fez aquilo para mostrar ao mundo que no futebol o jogador é o mais importante, é quem merece estar acima daquele mar de cabeças de cartolas.

Corte.

Mil anos atrás, jovem professor de português  dava complexa,  longa e perfeita   explicação do significado contido na marca de ferro em brasa que foi marcada na bunda de Vitorino Carneiro da Cunha, o Papa-rabo, do romance Fogo Morto, de José Lins do Rego.

Rapaz delicado, não bicha, porém delicado, de longos e lisos cabelos, pergunta ao professor:

– Você acha mesmo   que em algum momento passou-se  pela cabeça do escritor uma ínfima parte do que você está concluindo do texto dele?

Lembro-me de que na época da Copa do Cafu,  disseram  algo muito semelhante em relação à atitude do Cafú, que o jogador fez aquilo por fazer, sem pensar em estar acima de cartola e que era tudo uma viagem.

Pois eu tenho certeza de  que Cafu quis significar com seu gesto exatamente isso (jogador acima de cartola)  e que José Lins do Rego, ao escolher o símbolo do triângulo inserido no círculo, também quis dizer o que o professor explicou. Ao certo, de maneira insconsciente, mas eram essas as inteções de ambos.  Repito, tenho certeza.

2 pensou em “Cafu Mostrou que o Jogador Está Acima do Cartola

  1. Menos Paulo, menos. Esses jogadores ja sabiam o acontecimento. Dinheiro, dinheiro, nada mais.
    +++++
    Caro Júnior:

    Eu tenho excelente impressão do Cafu. O que é que eles já sabiam??? Explica para nós.

    Abraços

    Paulo Mayr

  2. Encenação, pura Encenação. Já sabiam do feito de Cafu. Pode ser que pensso assim por desconfiar e nao acreditar mais em pessoas, futebol, e etc….
    +++++

    Caro Júnior:

    Óbvio que também não acredito em cartola de futebol, tão ou mais nefastos do que os políticos da política mesmo.
    Entretanto, sempre tive excelente impressão do Cafu.

    Abraços

    Paulo Mayr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *