Jorge Ben Jor – Feliz Aniversário, Majestade!!!

Hoje é aniversário do fabuloso Jorge Ben Jor, eu preferia Jorge Ben.

Mas ele mudou. Seja satisfeito o desejo de vossa majestade do Samba Rock!!!

Aliás, outro dia,  Nélson Motta, no  último telejornal da Globo ,  disse que Ben Jor não gosta muito dessa história de idade.   Salvo engano, em uma entrevista, quando disseram que outro nome famoso da MPB  não gostava  do tema, Gilberto Gil, lascou o ano em que o cara havia nascido.  Rindo muito, Gil perguntou ao Repórter:

– Que outros cantores/compositores  não gostam de revelar idade???

O repórter falava um nome e Gil,  o ano de nascimento.  Eram vários que não gostavam.  Ben Jor, um deles.

Deve ser fato mesmo, porque na Internet vi pelo menos  dois anos diferentes em que o cantor teria nascido.

Como não privo da intimidade de Ben Jor, como  Gil e Motta e sempre fui grande fã da Fera, respeito o sigilo.  Súdito é súdito e presta homenagem/vassalagem.  Assim,   passo a contar  histórias, alguns episódios, inclusive uns  dois ou três comigo e dar a minha opinião sobre W BRASIL

Desde os tempos de Jovem Guarda, da Música Por Causa de Você, que ele dizia Por causa de “Voche”,  acho o máximo tudo o que escuto dele.

Em um programa no rádio, outro dia, alguém contou uma história e disse que podia ser lenda ou ser fato.

A história; ou a lenda:

Cacá Diegues  havia pedido que Ben Jor fizesse a trilha sonora do filme Xica da Silva.  O tempo ia passando e nada de ele apresentar a música.  Cacá ligava, ele adiava.  No último dia, Jorge diz para Cacá.  Manda para mim a sinópse do filme.  Jorge foi cantando em cima do que estava escrito na sinópse e saiu a trilha.

Deve ser mesmo verdade.   O saudoso e bom amigo Flávio Rangel fazia uma brincadeira a respeito desse talento do Jorge de encaixar qualquer letra dentro de uma música, mesmo que sobrassem síladas dos versos.  Quando a inflação galopava,  lá por agosto, já tinha atingido o que era previsto para novembro,  com ironia Rangel falava na sua coluna na Folha.

– Chama o Jorge Ben Jor  para enfiar  essa infinidade de  dias,  no pedacinho da  taxa de inflação prevista para o ano inteiro.

Jorge é gênio da poesia e da música,

Resultados:

  • a inflação sempre estourava
  • em compensação,  as inúmeras ou insuficientes  sílabas cantadas/ acertadas por Jorge cabiam em qualquer verso, qualquer música.

Jorge  é daqueles que incendeiam e  transformam  o Maracanã  inteiro em seu coro.  E pensar que um dos diversos shows dele a que assisti foi no 150 do Macksoud Plaza,  casa que comportava super restrita platéia.  Privilégio indescritível.

O fato é que muito antes de ele estourar novamente com W Brasil,  sempre estava nas apresentações   do Jorge.  Na época do W Brasil, fez show em um lugar que freqüento com muita regularidade.   Eu estava lá à tarde e ele passando o som, com pouca gente ao seu lado.  Parei e o saudei:

– Aí, Jorgíssimo!!!

Anos antes, na festa de aniversário do Sindicato dos Jornalistas, foi ele o convidado para o show.  A platéia ficava em pé ao redor do Palco. Antes do bis final,  no caso do Jorge, generoso  chorinho de mais uns trinta minutos, ele começa a falar para a sua equipe que estava  misturada com o público.

– João, sobe aqui para dançar comigo;  Silvia, vem pro palco dançar também, chama mais uma meia dúzia de amigos,  aí aponta para baixo e diz:

– Você, sobe aqui pra dançar com a gente.

Um cara ao meu lado, pergunta:

– Eu???

O Jorge diz:

– Não!!!

E aponta o dedo firme na minha direção e diz:

– Você, você que está sempre nos meus shows!!!

Uma glória, não é mesmo???

Não é para agradecer  ou retribuir essa fabulosa passagem, afinal,  a realeza está acima dessas besteiras.  Mas, logo que ouvi W/ Brasil,  vieram-me à mente essas  eleições para escolher o melhor isso, o melhor aquilo. Comentei com amigos:

– Se me pedissem para escolher as duas músicas mais espetaculares do mundo, diria: Satisfation e W/Brasil.  Se tivesse que escolher a melhor,  seria W/Brasil,  sem qualquer pestanejar.

Ouça as duas.

Satisfaction – Clique aqui

W/Brasil – Clique aqui

Ouviu/viu???  Concorda comigo???

Há alguns dias,  em programa especial sobre Ben Jor,  na CBN, diversos músicos cantaram sucessos do nosso suingado aniversariante de hoje.  Quem quiser ouvir, clique aqui . Na tela que vai se abrir, olhar à esquerda e clicar

Minha querida irmã Thereza também fazia anos hoje, um ano a mais do que Jorge.  Um Beijo para ela no Céu!!!


5 pensou em “Jorge Ben Jor – Feliz Aniversário, Majestade!!!

  1. Salve, Jorge… digo, Paulinho!

    Rapaz, veja como são as coisas, você tentou me corromper a exercer o poder da síntese e não conseguiu. Em compensação, parece que quem te corrompeu fui eu! Gostei de ler o texto à la Nogueira! Hahaha!!!

    Aproveito pra responder aqui o que você perguntou lá: em meu blog prefiro falar dos sem-mídia. Deixo, portanto, o Benjor e seus “chegados” pra Folha de São Paulo, Boca no Trombone etc. Hahaha! Brincadeira!

    Abração do
    Léo.
    +++++++++++
    Caro Léo:

    Viu só, como vc, tb estou precisando amarrar esses meus dedos.
    A sua opção pelos sem mídia é ótima.
    Abraços
    Paulo Mayr

  2. Paulo, você dançou bem ou deu vexame? brincadeira, abraços.
    +++++++

    Meu caro Júnior:

    Confesso, mas confessso com 3 s, que sou péssimo de dança, aliás, pésssimo tb com 3 s!!!
    De qualquer forma, fui obrigado a dar uma chacoalhadinhas. Afinal, a majestade convidou…

    Abraços

    Paulo Mayr

  3. O Jorge Benjor é uma lenda…e quem nunca teve a oportunidadede curtir suas músicas,não sabe o que esta perdendo. Eu gostei muito deste Post e é uma ótima oportunidade de rever e ouvir estas duas músicas(Satisfaction e W/Brasil)que são boas canções.aproveito para desejar um bom aniversário para o rei do samba/rock…
    ++++
    Caro Cícero:

    Como disse, sempre gostei dele, nosso amigo Fernando Pawllow lembrou de músicas de antes do estouro do W Brasil. Na verdade, WBrasil é estouro recente, pq, na minha opinião, há mais de 40 anos, o cara está estourando sucessos. Lembra-se do País Tropical???

    Abraços

    Paulo Mayr

  4. Caro Mayr,discos como “A tábua de esmeralda”,”Solta o pavão”,”Gil e Jorge”,”Africa Brasil “são trilha sonora de minha vida,de nossas vidas.É a fase dele de que mais gosto-fim dos anos ’60 a fim dos anos’70.
    momento mágico a sua dedicação te rendeu,hein?Didático,não?

    Parabéns ao Jorge e á Thereza,que deve estar em um bom lugar.Não a conheci,mas sendo sua irmã,tenho certeza que é excelente pessoa.Abraços do Pawlow
    ++++++++

    Caro Fernando:

    Primeiro, obrigado pelas carinhosas palavras a respeito de minha querida irmã.
    Esse disco do Benjor com Gil, um lp duplo, (eu tinha, talvez tenha ainda, mas sou meio bagunceiro) é coisa do outro mundo. Músicas que havia lá: Essa é Pra Tocar no Rádio, Filhos de Gandhi, delirante.
    Grande abraço
    Paulo Mayr

  5. Paulo, primeiramente feliz aniversário para o decantado Jorge Benjor.
    Não vou dizer que não aprecio sua Majestade, pois isso iria polemizar demais esse cometário, pois não tive a oportunidade de assistir a tantos shows dele como você, que também faz parte da realeza(sic). Todavia gostava mais dele quando era só Jorge Ben. As músicas dele também embalaram o final de minha adolescência. Mas te confesso que sou mais Gil, Caetano como poeta e interprete. Hoje estou mais preocupada com os nomes os Ministros do STJ e STJ e dos Tjs (kakakakak). Sei que você vai rir mais é isso mesmo.
    Por outro lado você dançando é um espetáculo a parte. teria pago ingresso só para vê-lo chacoalhar seu esqueleto. hahahah.

    Bem quanto sua irmã, percebi outro dia pelo tom de sua voz que alguma coisa tinha acontecido. Pensei que fosse com meu querido Dr. Hiram. Mesmo assim , desejo que você supere rapidamente. Muaskkkkkkkkkkkkkkkk

    +++++

    Beth:

    Obrigado pelas palavras em relação à Thereza.
    Eu não posso falar nada, pq sempre fui grande fã do Jorge. Concordo com vc, Jorge Ben é muito mais nome.
    Lá no palco, lógico, só fiz enrolar, não sou muito de dançar mesmo!!!
    Legal cê estar de volta.
    Beijo
    Paulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *