TV Globo – Sofisticadas Produções e Português Massacrado -2 –

Menos de um mês atrás, escrevi sobre errão de Português de Armane, personagem do ator Vladimir Brichta do Programa Tapas e Beijos da TV Globo.  Na ocasião, ele disse: Se vocês “IREM” para Caxambu comigo.

Hoje, mesmo ator/ mesmo personagem disse:

–  O que você “propor”, eu topo.

Que lingua é essa???

Já é tarde, colo trecho que redigi naquele dia para concluir o texto.

Lá vai:

Curioso que logo após Lula ter sido eleito Presidente, antes de a elite se apaixonar por ele, era comum você ver granfinas pseudo revoltadas dizendo algo do gênero:

– Agora meus filhos dizem que não precisam mais estudar porque o presidente não estudou.

O Lula não estudou, entretanto, sabe bem mais que muito doutor por aí.

Muito mais grave  é um redator de uma das maiores emissoras  do mundo cometer um errão desses e esse errão passar por dezenas ou centenas de profissionais impunemente e ser dito em alto e bom som no horário nobre.

E não é a primeira vez que acontece.  Já escrevi sobre o assunto aqui, mas não achei os links.

Lembro-me, inclusive, que no final de um desses textos eu dizia algo do gênero: “lógico que eu não conheço tudo sobre o idioma português, entretanto, quando a Globo tiver uma dúvida pode me chamar que eu pesquiso e resolvo.” Foi mais ou menos isso que escrevi, mas na verdade, qualquer um com o Google e mais um bom dicionário resolve.  Basta ter humildade e pensar mais ou menos assim:  não me lembro de ter visto/ouvido algo semelhante.  Será que está certo???  Em menos de um minuto,  Google e Aurélio Eletrônico, bem pilotados, naturalmente,  terão dissecado a questão.

+++++++++++

Esse último texto escrevi há um mês, mas continua de pé o que dizia.  A saber:  quando a Globo tiver  uma dúvida,  pode me chamar que eu pesquiso e resolvo.

Há aqui no Boca outros posts a respeito de erros de português de outros artistas da TV Globo, mas não os encontrei.

Emissora  de TV  aberta só funciona porque ganhou   concessão do Governo.   Logo, seria de se supor que a  obrigação mínima da Emissora  é  garantir um português correto t0do  o tempo em que estiver no Ar. Não é perdir muito, é???

3 pensou em “TV Globo – Sofisticadas Produções e Português Massacrado -2 –

  1. Erros de português devem ser evitados, principalmente na mídia, mas acho que nenhum erro merece tanta esperneada. Acontece. Não é o fim do mundo.

    +++++++++++++
    Caro LM:

    Não concordo. Reitero o que escrevi. Um ou outro erro, vá lá, mas esses erros absurdos… Passando pelo monte de gente que passa… Tenham paciência.
    Abraços
    Paulo Mayr

  2. Ter erros de Português, pode ser até normal. Mas, seguindo as palavras do Mayr, Ter erros de Português com tantos profissionais envolvidos na criação e produção,é demais.
    +++++
    Caro Cícero:

    Legal vc concordar. Realmente é inconcebível.
    Abraços
    Paulo Mayr

  3. Você me parece muito inflexível com relação aos erros, a impressão que tenho é que quando você os ouve, deve ficar irritado e até falar sozinho algo do tipo: ” Não acredito que disseram isso! Que absurdo!”. rsrsrsrs. Mas concordo com você! Com exceção (escrevi certo? não quis pegar o dicionário… kkk) do Paulão, que chama a Bebel de Beubel, cujos erros são o que caracteriza a personagem… Um abração, ou, só para pegar um pouquinho no seu pé, um abrassões!!!! Nem que seje de lonje! kkk
    ++++
    Cris:

    Português mal falado realmente fere meus ouvidos. Vc pegou o espirito da coisa: Paulão trocar letras, sem problemas, mas outros tipos de erro….

    Abraços Morfológicos e Gramaticais

    Paulo Mayr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *