Segurança Impõe Proibição do Insulfilme. Liberadas Burcas, Turbantes e Óculos Escuros para Passageiros e Motoristas Obcecados por Anonimato

Conduzir veículos requer  abrangência de visibilidade não de apenas 180° , mas de  360º.  Supõe-se que para isso que servem   os três espelhos (um interno e dois externos) dos automóveis.  Não vou falar em espelho retrovisor porque  esse é  o pleonasmo mais bobo da língua portuguesa.

Motes de algumas Campanhas de Segurança de Trânsito ressaltam  que o carro é uma arma.  Concordo.

Se é uma arma, precisa ser manuseado/conduzido com toda a precisão e segurança.

Precisão e segurança nesse caso demandam  em visibilidade perfeita nos tais 360°.

Não dá para entender que sejam permitidos esses vidros nigérrimos com que os carros   circulam pelo país.  Aí se fazem campanhas para diminuir no número de mortos no trânsito.  Como é que se pode conduzir veículo em segurança  com visão parcial/reduzida???

No período de um ano, marcado  exatamente  após o início da vigência da Lei Seca, foram 34.859 mortes no trânsito no Brasil.    Média de  95,50 mortes por dia no trânsito no Território Brasileiro.  Quantas dessas mortes não foram causadas por esses malditos vidros nigérrimos???

Ainda que alguma estatística prove  com precisão absoluta que os vidros  nigérrimos não tiveram responsabilidade em um único atropelamento ou colisão,  algo  impossível  pela lógica mais rudimentar, eles precisam ser proibidos imediatamente.   Exerga-se com menos precisão, logo  aumentam as chances de desastres.

Os obcecados por segurança vão argumentar que o vidro preto protege condutores e passageiros que não querem ser reconhecidos.

E os passageiros e condutores de outros veículos e pedestres podem ter sua segurança ameaçada por todos os  apavorados  que conduzem automóveis sem visão perfeita???

Não é deboche, mas aqueles que se sintam inseguros, ao invés de recorrer aos vidros negros, que lancem mãos de burcas, turbantes e óculos escuros.  Não há lei que proiba o uso desses três itens.  E condutores que optarem por essas parafernália serão submetidos à exame prático e de vista, usando a mesma parafernália, inclusive os óculos pretos nos exames de vista.

Imagine como será divertido  andar pelo país observando  os diferentes turbantes, óculos escuros e burcas.

Como diria Tim Maia,  vale tudo !!! Menos vidro preto!!!

5 pensou em “Segurança Impõe Proibição do Insulfilme. Liberadas Burcas, Turbantes e Óculos Escuros para Passageiros e Motoristas Obcecados por Anonimato

  1. Quantas vidas precisaram ser ceifadas para que se tomasse uma atitude sobre essa questão. Estou terminando o curso de direito, e fico apavorada com os índices de acidente, com a falta de consciêcia na culpa consciente dos nossos motoristas. É simplesmente vergonhoso.
    ++++++++++

    Sandra:

    Não entendi direito. Você concorda comigo ou não. Se discordar, sem problemas. Pode fazer um novo comentário que eu publico, seja qual for sua opinião.

    Aguardo

    Bom fim de semana

    Paulo Mayr

  2. Paulo,
    Concordo sim com o que escreveu. Ocorre, que há uma discussão no direito, em que nos crimes de trânsito existe uma “culpa consciente” por parte dos motoristas e não dolo eventual como as pessoas denominam. A linha divisória entre as duas é tênue, porém na dosimetria da pena faz grande diferença. Apenas quis reafirmar que realmente falta conscientização dos motoristas.
    +++++

    Sandra:

    Legal vc ter escrito novamente. Obrigado. Tb fico contente que vc tenha concordado comigo. Reitero, esses vidros nigérrimos deveriam ser proibidos.
    Abraços
    Paulo Mayr

  3. Tudo vai e tudo volta!!!
    Partindo deste principio,a regulamentação dos vidros Fumê,ou a colocação de Insulfilme nos vidros dos automoveis,é uma politica de vai e volta.
    Eu sou contra e se dizem que regulamentaram a colocação de Insulfime,para aumentar a segurança dos motoristas,não concordo.
    +++++

    Caro Cícero. E eu concordo com vc.
    Aliás, vc é citado hj em comentário de um leitor.
    Veja lá
    http://bocanotrombone.ig.com.br/2010/08/24/entendo-um-unico-tipo-de-eleitor-do-maluf/

    Abraços
    Paulo Mayr

    1. Complementando:
      O meu ponto de vista para o insulfilme mais escuro é sem dúvida, segurança. O vídeo aborda somente o carro no trânsito, em movimento ou em sinais e congestionamentos, não fala do carro estacionado que também é frequentemente alvo de ladrões.
      Não podemos sair dizendo que a causa de acidentes é o insulfilme escuro, existem vários outros fatores.
      Outro ponto que devemos abordar é justificar a comercialização. Uma vez que você não pode colocá-lo no seu carro, porque ainda é vendido? Isso não acontece somente com o insulfilme, acontece com vários outros itens apenas proibidos.
      ++++
      Caro Leonardo:

      Obrigado por mais esse comentário.
      Motivado por seus dois comentários, vou me empenhar para fazer novo texto. Não digo que as únicas causas de acidentes sejam os vidros nigérrimos. Mas é lógico que vidros escuros atrapalham e muito a visão. É de se supor que a visão é tão ou mais fundamental para o motorista quanto o pé para um jogador de futebol.
      Abraços
      Paulo Mayr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *