É Fácil Falar Difícil. Mas é Horroroso!!!

Em um texto, cujo título era É FÁCIL FALAR DIFÍCIL,  o autor se divertida mostrando maneiras pedantes que pedantes empregavam para falar coisas simples.  Ocorrem-me duas pérolas, frequentemente repetidas por secretárias e telefonistas.

Quando digo que quero falar com o dr. João e ouço a famigerada pergunta:

– Quem deseja???

Eu explico:

– Minha senhora, desejar, eu desejo é a Gisele Bündchen.  Com o dr. João, eu quero apenas falar…

E a pérola preciosa do retornar a ligação???  O que que é isso ???

Veja verbete do  Blog Fala bonito  sobre o  assunto.

“É melhor responder à Ligação

Apesar de se tratar de forma muito usada nas relações de trabalho, evite “retornar uma ligação”.  O verbo não tem esse sentido nos dicionários mais comuns do idioma e pode ser substituído, sem problema, por responder. Ele não respondeu à minha ligação/ raramente ele respondia aos telefonemas recebidos.

E o blog conclui, matador, “Repare que o telefone existe há mais de um século no Brasil, mas só se retorna uma ligação de poucos anos para cá.

Conhecida minha, mulher inteligente, diretora de escola, na mensagem da secretária eletrônica diz que vai retornar a ligação.  Ainda bem que não disse vou estar retornando a ligação.

Parente meu, idem inteligente, intelectual com livros publicados, tascou recado na minha pobre secretária eletrônica também usando o retornar nesse sentido.  Fui obrigado a fazer uma frase dramática.  Lá vai:

– Quando ouvi na secretária eletrônica o meu parente, que considerava, e ainda considero, um intelectual, dizer que estava retornando a minha ligação, perdi a fé na humanidade!!!

++++

Se quiser ler o verbete do Blog  Fala Bonito, há uma ilustração simpática.  O endereço do Blog, propriamente dito, não consegui achar.

http://falabonito.wordpress.com/2008/04/17/retornar-o-responder-uma-ligacao/

3 pensou em “É Fácil Falar Difícil. Mas é Horroroso!!!

  1. É isso aí, Paulinho!!!.Parece fácil,falar difícil.Qualquer dia vou responder ao seu e-mail e não retornar o seu e-mail. Obrigado por indicar o blog fala bonito.Vc sempre nos dá umas dicas e indicações de blog maravilhosas,por isso,que quem acessa o seu blog, frequentemente,tende a ficar inteligente.
    ++++
    Caro Cícero:

    O retornar é de matar, não é mesmo???
    Aliás, tudo que é enrolado é de matar.
    Obrigado pelo apoio de sempre.
    Abraços
    Paulo Mayr

  2. Este artigo até que é divertido. Mas é mal pensado e, por consequência, é injusto.

    Não há nada de errado com “retornar” uma ligação. Eu entendo que retornar uma ligação é dar “retorno” no sentido de dar um “parecer” ao que foi dito antes. “Retorno”, aí, é análogo a “retorquir”, “replicar”, enfim, “responder”. A mim a analogia parece muito válida.

    Da mesma forma, chama-se de “retorno” o equipamento de som também conhecido como “monitor”: caixas de som que são instaladas sobre o palco viradas para o músico para que ELE ouça o que ele mesmo está fazendo. O equipamento lhe dá “retorno” de sua própria execução.

    Pode-se alegar ainda mais uma analogia: a ligação de retorno é semelhante ao trajeto de retorno de uma viagem de ida e volta, que é justamente o que ocorre na comunicação: várias idas e vindas, várias partidas e retornos.

    Se nenhum dicionário abona este uso moderno e já tão frequente de “retorno”, a falha é dos dicionários. Classificar um uso qualquer como inadequado só porque ele não é reconhecido pelos dicionários é, no mínimo, míope.

    Tudo que o povo diz tem lá alguma lógica. Cabe analisar os possíveis méritos da lógica em questão, não ficar apitando a falta e brandindo dicionários como se eles fossem donos da razão.
    ++++++
    LM (como vc assina)

    Fiz a tal frase muito antes de pesquisar em qualquer dicionário. Sempre achei, e continuo achando, retornar pavoroso.

    Como eu escrevia, falar (escrever) difícil é fácil: veja o que vc escreveu:
    “Eu entendo que retornar uma ligação é dar “retorno” no sentido de dar um “parecer” ao que foi dito antes. “Retorno”, aí, é análogo a “retorquir”, “replicar”, enfim, “responder”. A mim a analogia parece muito válida.”

    Parecer, retorquir, replicar???

    A palavra válida que vc usou aqui era o grito da moda na década de 70. Jamais usei.

    A diferença é que vc acha bonito falar difícil e eu acho tenebroso.

    De qualquer forma, comente sempre meus textos. Seus comentários são e serão sempre bem-vindos. Bati os olhos e vi que vc comentou outro texto. Vou olhar e vou responder.

    Abraços
    Paulo Mayr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *