Pneu Velho – De Vilão à Solução!!!

Em 2010,  311.000 toneladas de pneus foram descartadas. 

Antes, ia tudo para o lixo.   Quatrocentos anos é quanto leva um pneu para se decompor na natureza.

Nova lei determina que os fabricantes de pneus são responáveis por recolher todos os descartados.  Atualmente são 450 postos de coleta espalhados pelo país que dão conta de  reencaminhar  peneus trocados  por 65 milhões de carros a cada dois anos.

De lugar ideal para reprodução do mosquito da dengue, além de contaminarem as águas,  pneus passaram a ter destinação nobre.  

Grande parte da borracha reciclada vai para fabricação de concreto e asfalto.  O asfalto que adiciona borracha na sua composição é mais barato, diminui muito o ruído do tráfego e é mais seguro em dias de chuva.  Em menor quantidade, a borracha é usada na fabricação de mangueiras/esguichos.

Tendo equacionado esse grande problema do mundo contemporâneo, cabe agora aos técnicos descobrirem fim útil para as tão mal faladas sacolinhas plásticas.  Mãos à obra, pois!!!

1 pensou em “Pneu Velho – De Vilão à Solução!!!

  1. O que fazer com as sacolinhas plásticas?
    1º Fazer campanha educativa para não utilização das sacolinhas.
    2ºParar a fabricação das sacolinhas,se as sacolinhas durarem 100 ou 200 anos para se decompor,inventar a fabricação de sacolinhas que durem 1 ano(é possivel este procedimento)
    3ºOu o governo da uma sacola reciclável para cada brasileiro,como forma de não utilizar a outra ou tornar lei que os supermercados possa dar.
    4ºExecutar estes 3 procedimentos…..e boa sorte para todos nós brasileiros….O meio ambiente agradece….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *