Amanhã é o Dia Nacional Sem Imposto.
Durante 24 horas, alguns estabelecimentos de certos setores do comércio, para mostrar o quanto o imposto onera os preços, vão vender seus produto pelo valor que eles custariam caso não houvesse taxação tributária. Postos de gasolina e restaurantes, entre outros, vão promover essa redução.
É uma maneira de conscientizar a população sobre o assunto. Mas é um dia só!!!
Nos Estados Unidos, pelo menos quando eu fui para lá, mil anos atrás, em todos os recibos, notas de caixa registradora, vinha discriminado o valor do produto em si, o valor do imposto e o valor total.
Isso dá o tempo todo ao contribuinte a consciência de que ele paga imposto e o torna mais exigente em relação ao retorno desse dinheiro em forma de investimentos para a sociedade.
O comércio daqui, bem como prestadores de serviço, poderia (m) adotar o mesmo procedimento. Eu tenho certeza de que a grande parte da população que não declara Imposto de Renda não tem claro que também paga imposto a cada compra que efetua.
Comerciantes, adotem essa medida; entretanto, não abandonem essa “generosidade” de um dia por ano arcarem sozinhos com o peso do tributo. Tenho certeza de que falo em nome de muiiiiitos…