Tradições do Centro que se mantêm e que definham

Alegrias e aborrecimentos com tradições do Centrão – centrão do centro de São Paulo, não da política, porque aí é só aborrecimento.  Não só com o centrão, mas com a política, diga-se a bem da verdade!!!

Começando pela tradição que  definhou.  Na Rua São Bento, havia um restaurante que servia sanduíches e salgadinhos fabulosos.  Na hora do almoço era gente em pé por todo o lado devorando as tais delícias.  Ontem, precisava comer algo rápido.  Entrei no tal restaurante, satisfeito com a oportunidade, já que raramente preciso andar por aqueles lados. Peço um sanduíche de queijo.  Embora houvesse quantidade astrônomica de queijo, como diria um ex-ministro, estava “incomível”: pão do mês passado e um queijo de quinta.  Não consegui comer  nem um terço.  Tentei uma empada.  De zero a dez, cinco, no máximo.

Resolvido o assunto nos arredores da Praça da Sé, decido voltar  para casa a pé (já que havia ido de metrô).  Quando estou na 7 de abril, me lembro da tradicionalíssima e minúscula loja de café na Dom José de Barros, 78 – Café Canarinho, há 38 anos no mesmo endereço.

Para compensar a decepção do sanduíche, por razoáveis R$ 2,30 bebo um café delicioso, perfeito, acompanhado por um copinho de água com gás.  Servem também café com sambuca, conhaque, amareto e rum. 

Vale muito a pena, principalmente se não comer o sanduíche!!!

1 pensou em “Tradições do Centro que se mantêm e que definham

  1. Caro Paulinho!!!

    “Só não vale dançar homem com homem e também não vale dançar mulher com mulher”.Talvez o jargão de um dos trechos de uma das músicas popular berasileira não esteja certo ,mas como você definiu;só não vale comer sanduíche no centro de São Paulo.
    Com certeza Paulinho o Centro de São Paulo dá saudades de alguns bares populares e de um lanche saúdavel e de boa higiene.Na rua São Bento mesmo eu cheguei a comer rotineiramente um lanche de linguiça calabreza de bragança num bar e lanches bem pequeno mais de boa qualidade.Neste mesmo dia que você esteve na rua São Bento e tentou comer o pessímo sanduiche de queijo,você deveria ter ido até a marvilhosa padaria Santa Tereza na praça João Mendes e saborear a tradicional coxinha de frango,que esta ótima padaria serve há muitos anos.
    Enfim, os tempos mudam e a qualidade dos bares e casas de lanches, muitas vezes também mudam.O importante é que nós não mudamos,continuamos a manter a qualidade de viver a vida maravilhosamente bem.
    Que o Centro velho e o Centro novo melhore a cada dia.
    +++++++++++++++
    Cícero, meu amigo.

    Também conheci o sanduíche de linguiça da Casa Califórnia, mas ela mudou muito e não arrisquei. Essa padaria que vc mencionou eu conheci, mas não me lembrei na hora. De qualquer maneira, esse lugar onde comi o péssimo sanduíche era ultra famoso e ótimo.

    Fazer o que, né. Ainda bem que o cafezinho estava fabuloso.

    Grande abraço

    Paulo Mayr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *