Self-Services:Talheres e Pratos Contaminados. Imagine a comida!!!

Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro-Teste)  analisou utensílios (pratos, talheres, bandejas) de 30 restaurantes self-services por quilo de  praças de alimentação de cinco shoppings-centers de S. Paulo.

Resultado: Em utensílios de 21 desses restaurantes, foram encontrados coliformes fecais.  Segundo a farmacêutica Irma Gutierrez, do Instituto de Ciências Biomédicas da USP e doutora em microbiologia pela mesma Instituição, existem duas explicações para isso:  ou a água utilizada para lavagem dos utensílios foi contaminada por fezes, ou os funcionários da cozinha não lavam as mãos depois de irem  ao banheiro. Veja matéria do Jornal da Tarde de Hoje http://www.jt.com.br/editorias/2009/08/06/ger-1.94.4.20090806.1.1.xml

Por enquanto, apenas os utensílios foram avaliados. 

Imagine o que vai ser encontrado no dia em que examinarem a comida propriamente dita???

As travessas ficam naquela ilhas; em volta,  montes de mulheres  (e até homens, para não dizerem que sou machista) tagarelando sem parar.  Todo mundo ao falar expele saliva.  Um pouco de saliva alheia não mata ninguém.  Mas horas a fio a comida agüentando aquela multidão falando sem parar!!! 

Isso sem contar que a grande maioria vai comer sem lavar as mãos.  Pega naquelas colheres e garfos para se servir, às vezes aquele garfo/colher, com o cabo e tudo, cai dentro da comida.  Retira-se a colher e deixa o barco andar. 

Sou honesto e muitas vezes já comentei aqui que tenho um pouco de manias.  Entretanto, o que escrevi nesses  dois últimos parágrafos li há vários anos.  Análises  feitas na ocasião constataram que por esses motivos (a saber: saliva na comida e cabo sujo no feijão, sopa etc), cerca de duas horas depois de o restaurante ter aberto as portas, toda a comida já se encontra contaminada.

Meu dermatologista, médico absolutamente  low-profile, sujeito brilhante que passou em primeiro lugar no vestibular de Medicina da USP,  que  também tem um pouco de obsessão por higiene, me disse que come em restaurante por quilo.  Conhecendo-o do jeito que conheço, comentei que estranhava o fato e disse o porquê.
Ele esclareceu.

– Mas eu só como em restaurante por quilo  quando eu posso chegar momentos antes das portas se  abrirem  e ser o primeiro da fila a  se servir!!!

Em tempo, dá para comer em uma boa cantininha de bairro gastando-se quase a mesma coisa.

1 pensou em “Self-Services:Talheres e Pratos Contaminados. Imagine a comida!!!

  1. Boa tarde! Sou da agência Fundamento, que trabalha com a CNN International – canal de notícias. Se vc tiver interesse em participar de um estudo que estamos fazendo sobre telejornalismo, por favor, encaminhe para mim seu e-mail. Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *