INFERNO NOSSO DE CADA DIA

O cidadão comum, ingênuo, entra com conta de luz, água, telefone, etc na Nossa Caixa, Nosso Banco para efetuar o pagamento. Quando, finalmente, chega sua vez, o Caixa informa-o de que a Nossa Caixa, Nosso Banco, apesar de tanto Nosso no Nome, não aceita esse tipo de pagamento. Mesmo que o “candidato” se disponha a pagar em dinheiro vivo.

Aí o cidadão fala com a Gerente que reitera a proibição. Reitera a proibição, mas dá alternativa excessivamente prática. A alternativa tem o bonito nome de Correspondente bancário. O correspondente bancário seria um estabelecimento comercial que, através de convênio com a Nossa Caixa (Nossa???), se digna Receber contas de água, luz, etc. Depois de uns 10 minutos de pesquisa, funcionários graduados da Nossa Caixa da Avenida Pedroso de Morais, em SP, informam que há 2 correspondentes bancários nas Proximidades – ambos a 1,5 km de distância dali. Aliás, presenciei outro cliente/cidadão nessa agência dar verdadeiro show porque se sentiu abusado com o excesso de burocracia de que estava sendo vítima (na manhã de hoje – 9/5/08 – é só confirmar!!! )

Bancos comerciais vizinhos aceitam esse tipo de Pagamento. Em um desses bancos vizinhos, fui informado por simpático funcionário de que norma /portaria do Banco Central, ou seja lá o nome que tenha, obriga bancos comerciais a receber esse tipo de conta.

No Site do Banco Central, não é fácil descobrir isso. Gastei mais de uma hora ligando para escritórios aqui de S. Paulo e até em Brasília, pagando Impulsos de Interurbano, e também não obtive qualquer confirmação.

Ou seja, pagar uma simples conta em Entidade Oficial, bem como obter esclarecimentos em idem Instituição Oficial transformam-se em absurdos inconcebíveis até para Kafka. Aliás, diria que se trata de uma situação metakafka. Para reclamar/ser esclarecido a respeito de um absurdo você encontra novo absurdo/labirinto.

Brasil, Um País de Todos???
De todos absurdos/afrontas!!!

4 pensou em “INFERNO NOSSO DE CADA DIA

  1. Paulo.

    Já ouviu falar em débito em conta?
    Isso facilita muito nossa vida. Eu não tenho hábito de pagar pela Internet, pois meu dinheirinho é muito suado para ficar expondo na rede, caso contrário ia fazer essa sugestão para vc, mas como sei que o seu também não cai do céu … não perca tempo em filas …débito em conta. Bjs.
    Elizabeth.

  2. como faço para fazer denuncias,sobre correspondente bancario Caixa,pois estou comprando um ap na planta,e a construtora me obriga a fazer o financiamento com esta empressa de correspondencia,na minha opnião eu não concordo,pois estão me obrigando a fazer com ela.

    acho q eu deveria escolher quem montaria a minha pasta junto a Caixa,pois estou pagando para isso 650.00 .
    me cinto lesado por não escolher a empressa q fara minha assessoria,o q vc acha..???

    grato
    +++++++++++

    Eu, no seu caso, procuraria um advogado de minha confiança e pediria para ele falar na Caixa em meu nome.
    Boa sorte.
    Paulo Mayr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *