RECREIO SEM FIM (2) NO CONGRESSO

De 12.09.07

Sem falsa modéstia, a confusão, com direito à troca de tapas, socos e pontapés, que ocorreu hoje na entrada do Senado, torna oportuna a leitura do Texto que já publiquei aqui às vésperas da última eleição sobre o Congresso. O Título do texto era RECREIO SEM FIM. Lã vai:
*********************************************

Todos, absolutamente todos, os grupos de pessoas que se reúnem obedecem a certos critérios, sob pena de reuniões se tornarem caos. Todos, exceto um. Para esse único grupo, provavelmente quanto mais caos houver, mais seus participantes gostam, se divertem. Afinal eles estão ali, ao que parece, é para se divertir, brincar, como bem disse uma atriz que, coitada, teve que participar de encontro com eles no território deles.

Crianças, jovens, adultos e professores vivem sua rotina nas salas de aula em uma dessas situações. Em geral, o professor expõe um tema na frente, próximo ao quadro negro e os alunos -SENTADOS-ouvem. Alunos podem pedir a palavra e se manifestar. Nos seminários, um ou mais aluno(s) fica (m) na frente, expõe(m) uma idéia e todo mundo fica sentado ouvindo o colega. A outra situação é o intervalo/recreio, quando eles conversam, comem um sanduíche ou tomam um cafezinho/refrigerante.

Reuniões profissionais, em geral um ou mais visitante é atendido em uma sala de reuniões. Se houver uma cadeira que se destaca, quem recebe senta-se nessa cadeira e as visitas se sentam nas outras.

Até mesmo nos treinos de qualquer time de futebol, seja do milionário Barcelona do Ronaldíssimo Gaúcho ou dos Sem Chuteiras Fuebol Clube, há um bom senso para fazer a coisa render.

São mais ou menos quatro situações: os atletas, todos eles, fazendo exercícios físicos Os jogadores divididos em dois times, ensaiando jogadas, fazendo coletivo. Quando participam de um rachão ou joão-bobo é para descontrair, para relaxar a musculatura, não é para brincar, não. O João-bobo tem objetivo. Em todas essas atividades, o técnico e/ou preparador físico ditam as normas. Em todas essas situações, mesmo durante a descontração do João-bobo, há uma certa seriedade. Ninguém fica tomando refrigerante, ninguém fica batendo papo com o companheiro ao lado. E olha que os jogadores são adolescentes ou a jovens adultos, a grande maioria gente muito simples, em geral com pouca instrução e algumas vezes extremamente infantis.

Observe-se ainda que tanto o recreio/intervalo dos alunos quanto a brincadeira de João bobo dos jogadores de futebol têm um ponto final.

Já no Congresso Nacional…..

Ah, aí o recreio não tem fim. Suponho que além daquela mesona que existe naquele palcão lá em cima, haja uma belíssima cadeira e uma mesa para cada congressista se sentar e ouvir aquele que está lá em cima. Mas eles são garotos indisciplinados e não há um professor ali a quem eles devam obediência. Aí é uma festa!!!!!!!!!! Muitos ficam amontoados em cima daquele que está falando. Será que é para aparecer na televisão e mostrar pro eleitor de seus estados que eles têm participação decisiva nos rumos da nação??? Outros ficam aos gritos no celular, muitas vezes ao lado desse que está falando; falando no microfone, porque batendo papo estão todos. Há diversos grupinhos de dois congressistas, caminhando pra cá e pra lá, em geral um deles segurando no braço do outro. Curiosa essa mania que eles têm de segurar no cotovelo do cara com quem estão conversando. Experimente segurar o cotovelo de uma mulher de personalidade por mais do que três segundos. Ela puxará o braço com toda a força e não admite que isso se prolongue por mais um único segundo.

Tudo isso sem contar a tal história do quórum. É assim: determinada matéria será votada no Congresso na terça-feira. Se houver quorum, naturalmente. Se houver quorum é tão implícito e aceito como uma lei da física. Alguém já chegou a uma agência bancária, a um shopping, a uma escola ou a qualquer outro lugar da vida real e encontrou um funcionário que estava ali apenas para informar que permaneceriam com as portas fechadas por falta de quorum???

A atriz Denise Fraga, num dia em que deu quórum, há cerca de oito meses/um ano, foi ao Congresso Nacional tratar de assunto da classe artística e ficou estarrecida com o ambiente.

Com fabuloso poder de síntese, ao contrário do detalhamento desse texto, ela disse: Fiquei impressionada. Parecida um bando de garotos em volta de uma bola de futebol.

Calma lá Denise Fraga: não ofenda nossos garotos!!!!

De maneira alguma, tenho saudades da Ditadura. Mas não posso deixar de pensar em Aristóteles e principalmente no pessoal do Casseta e Planeta. Aristóteles disse: “o homem é um animal político”. Casseta e Planeta: “O Homem Político é um animal!!!
“Domingão tem eleição!!!
*****************************************************

A eleição já passou, alguns foram expulsos do colégio, entraram garotos e garotas novas, mas o Recreio Continua e, como dizem os jovens, ao que parece, A Balada não tem hora pra terminar. Daqui a quatro anos, há um rodízio, desculpa, nova eleição, mas o Recreio Vai Continuar!!!

16 comentários sobre “RECREIO SEM FIM (2) NO CONGRESSO

  1. O grande problema disso tudo é a falta de ética existente no país. Não precisariamos de ninguém vigiando ninguém, isso se cada um fizesse, realmente, sua parte. Se tivessemos um povo sério e exigente, pois na maioria das vezes, colocamos alguém no poder, apenas pensando em nos livrar de responsabilidades, hava vista que, passado alguns meses das eleições, quase ninguém se lembra em quem votou. Realmente o fechamento do congresso seria uma ótima solução, mas e palácio, o que fazer com ele? Pois o “príncipe regente” (Lula), parece estar muito interessado em fazer relações internacionais e não em governar o país, então que vá ser “Diplomata”, Ah! não pode, não tem curso superior! Mas pra ser presidente pode???
    Quanto a outro colega, quando usa de personalidades famosas pra justificar sua posição, acredito ter sido uma infeliz colocação, pois embora sejamos nós quem pagamos os autos salários dles, eles não chegaram lá utilizando de nosso “Patrocínio” na íntegra, o que não ocorre com os políticos, assim é uma imbecilidade sem tamanho essa comparação!!!
    Acorda Brasil! Mostra sua Cara!!!

  2. É muito bom que toda essa bandalheira esteja se revelando. Desvio de recursos sempre houve, mas agora é que está mais evidente. Hoje estamos pagando não para que nossos parlamentares elaborem, discutam, aprovem e executem projetos para o bem da população e sim para que investiguem quem rouba mais, criem CPI´s intermináveis, descubram os culpados, ocultem, arquivem e niguém seja punido. Meus amigos, é assim que está sendo utilizado o nosso dinheiro.
    Triste fim para uma triste realidade. ROGERIO LIEBL, SC.

  3. É só a gente ser mais prático e só votar em quem defende os nossos interesses. Se tava todo mundo reclamando do Lula antes, era só não votar nele. Tenho a opinião de que se o pior político existente fizer alguma coisa pelo povo, ele merecerá o meu voto (coisa que raramente acontece). Votei muito na esquerda, adorei que ela tenha chegado ao poder, pois, dessa forma, conheci a sua forma de atuação e pude refazer a minha lista de candidatos.

  4. Como vamos acabar com a violência da bandidagem, se se o proprio congresso estimula a falcatrua,a desonestidade,falta de carater,bom tempo a ditadura,para pôr esses politicos na cadeia

  5. Que Brasil é esse??!! como pode ficar impune!!!,,, a essa hora ele esta la nas Alagoas rindo, comemorando, tripudiando dos idiotas aqui! Não voto nunca mais!!!! pra que ficar horas numa fila pra votar e saber que nehum deles tem caratér!!

  6. Uma Vergonha, estou indignada, com a desfasatez desses nossos politicos e amiguinhos do renan (isso mesmo com letra minuscula,sem respeito algum) e principalmente dos que se omitiram!!!! Meu voto agora é nulo…! Não confio em mais nenhum deles…são poucos os que merecem crédito

  7. Parabéns ao PHELIPE. o seu comentário representa verdadeiramente o pensamento e a ação da maioria do povo brasileiro(aquele que vive de bolsa-familia e de outras benesses que o estado dá, com a finalidade de compra de votos e perpetuação no poder).

  8. VERGONHA NACIONAL.
    QUE DEMOCRACIA É ESSA?
    PREFIRO A DITADURA.
    QUE FECHEM A CAMARA E O SENADO, POIS SÓ SERVEM AOS INTERESSES DO GOVERNO E DELES PRÓPRIOS.

  9. Interessante “a hora do recreio”, mas vamos falar a verdade? Quantos brasileiros e brasileiras não queriam estar ali, heim??? Quantos, na verdade, na verdade, só ficam indignados porque não foram chamados pra esta festa??? a prova disso é o imenso contingente de candidatos a concursos públicos, loucos pra participar, pelo menos um pouquinho, do grande recreio, mesmo que seja apenas pra garantir um rendimento protegido pela estabelidade, seja prestando o serviço, seja só participando do recreio. Infelizmente o recreio do congresso nacional nada mais é do que o reflexo da mentalidade doente da nossa sociedade.

  10. De que adianta ficarmos colocando comentários em blogs, se na realidade quem determina o que fazer neste país são os políticos?
    Eles aprovam seus reajustes salariais sempre em dois dígitos, enquanto os reajustes dos salários do povão não passam dos míseros 3 a 5%. Tudo bem que este é o controle inflacionário que o finado governo de FHC nos deixos, mas fazer votação para continuação da CPMF sem perguntar ao povo, isso é demais. Mesmo com mais de um milhão de assinaturas contra a continuidade da CPMF, este imposto “provisório” foi prorrogado. Prorrogado para que? Qual o objetivo? Saúde? Educação? Onde estão as benfeitorias para a saúde? E para a educação? Basta ligarmos a tv ou rádio que veremos ou ouviremos apenas o CAOS.
    Este país precisa de homens sérios, de homens que honrem seus princípios éticos e morais. Bandalheira é o que vemos a todo instante quando assistimos aos telejornais e vemos casos como o que assistimos ontem. O caso Renam Calheiros é apenas mais um dentre todos os outros que já vimos e nada fazemos. Até quando, esta é a pergunta. Até quando o povo brasileiro irá aguentar tais desmandos dos conchavos e interesses pessoais acima dos interesses públicos?
    Robson Mendonça
    Eleitor de Merdas

  11. Estava em um supermercado hoje, às 18:00hs quando o dito cujo foi assaltado. Chegaram dois homens e assaltaram os caixas, corremos todos para os fundos do mercado, pedindo a Deus que nos salvasse. Os ladrões disseram que não ia acontecer nada com eles pois somos o país da impunidade, já que no Congresso eles roubam e nada acontece. Não tem ninguém pra falar contra isso tudo que nós vimos hoje? E tem um senador que não tem vergonha na cara que disse que foi a vitória do povo brasileiro, vê se pode? Se fosse em um país sério esse homem já teria até se matado de vergonha ou no mínimo se afastado há muito tempo. Nosso barco está à deriva, o governo pensa que a economia cresce por causa de suas ações, ela cresce apesar deste governo e até nisso eles têm sorte. Seremos conhecidos, também, como o país da impunidade e da corrupção, além das outras coisas ruins. Algúem tem que fazer alguma coisa!!!!!!!!!

  12. Depois acham ruim quando algum presidente diz que este pais não é sério.
    Agora somos um pais de historia infantil, pois temos um ALI CALHEIROS e QUARENTA LADRÕES !!!! e temos mais Seis Covardes, que preferiram se omitir

  13. A população deve exigir o fechamento deste congresso. Não serve para nada, mas serve para as falcatruas, cooporrativismo, manuseiam o herário só em prol deles mesmos

  14. Amigo Paulo Mayr,

    Existe um escândalo muito maior, que o nosso povo bestificado e hipnotizado não vê.

    Pense um pouco:

    Ana Maria Braga, ganha R$ 1.200.000,00 por mês para FAZER UM PROGRAMA DIÁRIO DE APENAS UMA HORA.

    Faustão ganha R$ 1.300.000,00 por mês e o Casal Bonner ganha R$ 500.000,00. Nestes valores não estão computados os ganhos de MERCHANDISING que podem chegar até ao valor do próprio salário destes “formadores de opinião”.

    E o pior de tudo:

    A soma SOMENTE DESTAS TRÊS REMUNERAÇÕES, corresponde à metade do gasto com a CÂMARA FEDERAL, não computadas as diárias e jetons.

    Quem paga este salário vergonhoso destes “formadores de opinião” são os infelizes que assistem ao conteúdo ridículo destes programas.

    E o pior é que tem gente que diz que eles não são pagos com o dinheiro do Governo.

    A resposta deveria ser: É verdade. Eles são pagos com o seu dinheiro, SEU TROUXA.

    Ninguém vai comentar isto, é claro.

  15. Dom Paulo
    E quem paga o lanchinho da turma somos nós, os filhos da pátria…
    Cada vez mais é atual a música Inútil, do Ultraje a Rigor (que já tem mais de 20 anos).
    Abração,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *